segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Capim Grosso:Agentes de combate a dengue vão paralisar as suas atividades

 Os agentes de combate a dengue de Capim Grosso vão paralisar as suas atividades nessa segunda feira, 28/02/2011. O motivo da paralisação gira em torno de direitos trabalhistas, reivindicações que foram feitas em diversas oportunidades,  ainda não foram atendidas, 
Confira as reivindicações da equipe de combate a dengue:
Reajuste Salarial da Categoria;
1/3 de Férias;
Insalubridade; O artigo 189 da CLT estabelece que:
"Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos".
“Os agentes solicitam também o direito a desprecarisação: “dignidade da pessoa humana; respeito à moralidade pública; obrigatoriedade do concurso público; paradigma aniquilador das práticas eleitoreiras das terceirizações na administração pública”. Uma outra solicitação da categoria diz respeito ao fardamento

SAC de Jacobina anuncia mudança no horário de atendimento

Tendo em vista que este posto atende um público grande de pessoas advindas das cidades circunvizinhas e que estes cidadãos têem retorno programado por volta das doze horas informamos que a partir do dia 1º de março do corrente ano os serviços das unidades deste posto SAC de Jacobina terão seus horários modificados para atender melhor nossa demanda. As unidades que hoje funcionam das 08 às 14h00 passarão a funcionar das 07 às 13h00, com exceção dos serviços de emissão de identidade que continuará funcionando das 07 às 17 horas.

Confirmada a identidade do homem morto em Lages do Batata

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem encontrado morto no povoado de Lages do Batata foi identificado. Trata-se de Paulo Sérgio Araújo Santos, 21 anos, filho de Diomendes Rosa Santos e Timótea Gomes Araújo.
Seu corpo foi encontrado crivado de balas próximo ao campo de futebol do povoado por volta das nove horas da manhã deste domingo, 27.
Informações de populares dão conta que a vítima era suspeito de ser o autor de vários crimes no povoado, sendo bastante temido pela população local.
Moradores relataram ouvir vários disparos durante a madrugada, mas não houve testemunhas do crime. A Polícia Civil de Jacobina investiga o caso.

Ambulâncias do Samu desfilam em Jacobina rumo a Morro do Chapéu, onde será instalada a Central do Samu

27/2/2011 às 6h48 - Ficou decidido em reunião na 16ª Dires de Jacobina que Jacobina perdeu a Central de Regulação do Samu para Morro do Chapéu, uma vez que a prefeita de Jacobina não aceitou o benefício aqui.
Caso a Sesab ratifique a decisão do colegiado, a Prefeitura de Jacobina terá que devolver os recursos que foram repassados para serem aplicados na Central de Regulação, no montante de R$ 274.756,21.
Leia matéria completa no jornal Tribuna Regional, nas bancas de Jacobina, ou faça a sua assinatura.
Nota da Redação: Jacobina é um município maior e mais rico do que Morro do Chapéu, mas a prefeita daqui, Valdice Castro (DEM) sob as rédeas do marido Leopoldo Passos, um político inelegível sob acusação de irregularidades na gestão municipal, foi contra, argumentando que Jacobina não tem condições financeiras para sediar o Samu.
Como Jacobina não tem condições e Morro do Chapéu, que possui bem menos recursos financeiros, tem?
A vinda do Samu 192 iria atrapalhar os negócios lucrativos de alguém?
A perda da Central de Regulação do Samu é mais um golpe do casal municipal contra os legítimos interesses do povo de Jacobina.
Mas esse não foi o primeiro golpe dado pelo casal contra o povo. Nem será o último.
Enquanto isso a saúde de Jacobina agoniza.

Fonte: Tribuna regional

Dilma pede ao MEC ‘criação’ de vagas para medicina

Presidenta Dilma Rousseff
Por ordem de Dilma Rousseff, o ministro Fernando Haddad (Educação) conduz um estudo sobre os cursos de medicina. Sob Lula, o MEC fechou cursos que obtiveram baixa avaliação no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Em conversa com Haddad, Dilma disse que não basta lacrar cursos ineficientes. Acha que é preciso criar novas vagas. Daí o estudo. Levantamento feito pelo governo no final de 2008 fez brilhar luz vermelha. Verificou-se que 27 cursos de medicina não reuniam condições mínimas para funcionar. Um cruzamento de dados atestou que, de cada quatro médicos que se formavam no país, um saía de cursos mal avaliados. De um total de 153 cursos de medicina esquadrinhados, apenas quatro obtiveram a nota máxima na avaliação do MEC (5). O estudo encomendado por Dilma parte do pressuposto de que há uma carência de faculdades de medicina no Brasil. (Blog do Josias)

Vitória vence com um festival de pênaltis


Geovanni marcou duas vezes e garantiu o triunfo rubro-negro


Um triunfo para espantar a crise, pelo menos nos próximos dias. Essa foi a sensação que o torcedor do Vitória ficou após a equipe vencer o líder do grupo 1 do Campeonato Baiano, o Bahia de Feira, por 2 x 0, dois gols de Geovanni de pênalti, no estádio Manoel Barradas, nesta tarde ensolarada de domingo. E além das duas boas cobranças do meia, o goleiro Viáfara ainda teve a chance de deixar sua marca, da mesma forma, mas desperdiçou. Com o resultado, o Leão passou chegou aos 17 pontos e vai encarar o Vitória da Conquista, quarta-feira, para confirmar a classificação para a fase seguinte da competição.

Globo desiste de transmissão do Brasileiro

A Rede Globo está oficialmente fora da licitação de direitos de transmissão do Brasileiro dos anos de 2012, 2013 e 2014. A emissora carioca alegou que as condições impostas são incompatíveis para o modelo de TV aberta. O comunicado, emitido na noite desta sexta-feira (25), também diz que a empresa pretende dialogar com os clubes para chegar a um formato de disputa pelos direitos de transmissão. De acordo com a nota, a Rede Globo acredita que o modelo proposto na carta-convite enviada pelo Clube dos 13 inviabiliza ''qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos''. Além da Globo, o Clube dos 13 também convidou Bandeirantes, Record, SBT e RedeTV a tomarem parte da licitação.

Acidente com trio elétrico deixa 16 mortos no Sul de MG

Um acidente grave em Bandeira do Sul, no Sul de Minas Gerais, deixou 16 mortos neste domingo, em uma festa de pré-carnaval, segundo informação confirmada pela Polícia Militar, às 22h15. Anteriormente, o Corpo de Bombeiros havia dito que seriam 13 mortos. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma serpentina metalizada teria sido jogada em um cabo de energia. O cabo teria se partido e caído no chão, atingindo também o trio. Segundo os bombeiros, dezenas de pessoas ficaram feridas. Elas estão sendo atendidas no Hospital Paulina Damen, em Bandeira do Sul, na Santa Casa de Poços de Caldas e no Hospital São José, em Botelhos. Leia mais no G1.

FLAMENGO CONQUISTA A TAÇA GUANABARA


Foram 534 minutos em campo com a camisa rubro-negra. Nas seis partidas pelo Flamengo desde que chegou, Ronaldinho Gaúcho não conseguiu, até o momento, repetir as grandes atuações que o fizeram ídolo no Barcelona, no Milan e na Seleção Brasileira. Mas craque, mesmo sem brilhar, pode decidir. E numa cobrança de falta, relembrando outros camisas 10 decisivos, como Zico e Petkovic, o novo ídolo rubro-negro começou a escrever sua história no clube. Aos 26 minutos do segundo tempo, cobrou com maestria e correu para o abraço. E, junto com o time, comemorou no embalo do "Bonde sem freio", rap que vinha embalando os jogadores na semana da decisão, o gol que garantiu, neste domingo, a vitória por 1 a 0 sobre o Boavista e a 19ª Taça Guanabara para o clube, de forma invicta.

Ao fim da partida, todos os jogadores, puxados pelo camisa 10, voltaram a fazer a coreografia do "Bonde do Mengão sem freio". Ronaldinho comemorou como um garoto que iniciava a carreira. E a torcida do Flamengo, que lotou o Engenhão, vibrou com a primeira conquista da temporada 2011.  "Que torcida é essa?", gritava, eufórica. Com os jogadores já no alto do pódio para receber as medalhas e erguer a taça, cantou o hino do clube. E depois da volta olímpica, Ronaldinho fez questão de chegar próximo da torcida para mostrar a taça. Euforia total.

Com a vantagem, Vanderlei fortaleceu a defesa ao trocar o cansado Thiago Neves por Ronaldo Angelim. Pouco depois, após dividida em que Renato Abreu bateu com o joelho no peito de Frontini, o atacante do Boavista deu um tapa no jogador rubro-negro, que valorizou o lance. O átbitro expulsou o argentino.
O Boavista pressionou, e no fim da partida, o time reclamou de pênalti em Gustavo, não marcado pelo árbitro. O time de Saquarema lutou, mas a Taça GB já tinha dono. Mais uma vez, foi para a Gávea.

Expressinho e Ponto Novo vencem na abertura da 2ª rodada do Jazidão 2011

Expressinho
Cruzeiro do Peixe
Mais dois jogos marcaram o Jazidão na tarde deste sábado. No primeiro jogo vitória fácil do time de Ponto Novo contra o Pereira de Santa Luz por 3x1. Marcaram para o time de Ponto Novo Dodias, Vinicius e Andrinho. Para o time de Pereira marcou Bonieque. Com o resultado, o time de Ponto Novo está praticamente classificado para a próxima fase com 2 vitórias e 6 pontos ganhos.
No segundo jogo o encontro do atual vice-campeão do Jazidão: o Cruzeiro do Peixe, enfrentando a equipe do Expressinho. Um jogo mais disputado, mais tocado, mais envolvente e com lindas defesas do goleiro Coelho que em um determinado momento da partida contribuiu de forma decisiva para a vitória de sua equipe. Final de partida no Jazidão, Expressinho 3x2 Cruzeiro do Peixe. Gols do Expressinho: Guimar, Pithaco e Orelha, para o Cruzeiro marcaram: Binha e Nem de Dora

Prefeito de Quxiabeira, Eliser Costa, assina ordem de serviço para construção do estádio de futebol

Aconteceu na quinta-feira (24), por volta das 17h30min no campo de futebol de Quixabeira, à assinatura da ordem de serviço para a construção do estádio municipal. Na oportunidade estiveram presentes: o prefeito Eliser Costa, o vice Vadinho, vereadores da situação, populares, atletas que realizaram um partida de futebol formada por jogadores da sede e jogadores do interior do município, vitória para o time da sede por 1x0 gol de Vailson.
Entre os vereadores presentes destaque para o vereador Valdemar, pai de Cacissa, treinador do Serrano de Quixabeira, o vereador é autor da indicação que pede pela construção do estádio, emocionado o vereador em seu pronunciamento relatou que a construção do estádio de Quixabeira era um grande sonho e que ele não queria morrer sem contemplar essa realização. O estádio será construído com recursos próprios  e vai ganhar 8 refletores da antiga fonte nova, doados pela Sudesb comandada pelo ex-craque Bobô.
Esteve presente no ato que marcou o início da construção do estádio de futebol de Quixabeira, o locutor e repórter esportivo Pingüim Lima da Contorno Fm, que trouxe todas as informações sobre a citada realização no programa Giro Esportivo deste Sábado (26), colaborou também na construção da matéria o assessor de comunicação de Quixabeira Ailton Araújo

Várzea do Poço e Serrano vencem no complemento da 2ª rodada do Jazidão 2011

Mais dois jogos marcaram a tarde do maior campeonato Socyte do região. No primeiro jogo vitória de Várzea do Poço por 3x0 no time de São José do Jacuípe. Marcaram para o time de Várzea do Poço: Inho, Rick e Roni Von. Na Segunda partida a equipe do Serrano aplicou uma sonora goleada no time de Itiúba, deixando escrito que o time tetra-campeão do Jazidão está mais vivo do que nunca na competição. Marcaram para o Serrano na goleada de 7x1, Vailson 2x, Simar 2x, Nonozinho, Ferrugem e Gal. Descontou para o time de Itiúba o atleta Magne.
Para quem assistiu o Serrano jogar viu um time completamente diferente da estréia, sinal de que a derrota para Filadélfia acordou o time que volta a respirar na competição em busca de uma vaga na próxima fase da competição. Apitaram os jogos que fecharam a 2ª rodada, Gildásio Brasileiro e José de Jesus. Renda: R$ 1.530,00 Reais. Texto: Arnlado Silva. Foto: Arquivo do Blog.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VITóRIA EMPATA E Dá ADEUS à COPA DO BRASIL

Em noite inspirada do goleiro Genivaldo, o Vitória, que precisava vencer por dois ou mais gols, passou em branco e está eliminado da Copa do Brasil. Derrotado no jogo de ida por 3 a 1, o rubro-negro baiano não conseguiu reverter a vantagem do time paraibano e, com o empate por 0 a 0, nesta quarta-feira (24), no estádio do Barradão, deu adeus à competição nacional.

SALVADOR: 4º LUGAR EM HOMICíDIOS NO PAíS

Salvador é a 4ª colocada no ranking nacional de homicídios. Chegou a esse status após a década entre 1998 e 2008, período em que foi a capital brasileira onde a violência mais cresceu.  Segundo o levantamento Mapa da Violência 2011, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Sangari, o número de homicídios na capital saltou de 351 para 1.771 em dez anos - o crescimento foi de 404,6%, maior entre todas as capitais. Em 1998, Salvador era a 25ª colocada. No primeiro ano da pesquisa, a proporção de assassinatos por grupo de 100 mil habitantes era 15,4. Em 2008, foi de 60,1 - maior do país. Salvador está atrás apenas de Maceió, Recife e Vitória.

AéCIO SERá CONVIDADO PARA PARTIDO DE KASSAB


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) será o primeiro convidado para ingressar no Partido Democrático Brasileiro (PDB), a nova legenda que está sendo fundada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ainda no DEM). O lançamento do partido está sendo planejado para após o dia 15 de março. "Não há a menor dúvida de que o Aécio é um ótimo quadro. Se houver (a criação da legenda), a tendência é procurarmos os melhores quadros. E Aécio será um dos primeiros a serem procurados, senão o primeiro", disse o deputado federal paulista Eleuses de Paiva (DEM), braço direito de Kassab, em entrevista ao jornal O Tempo.

Ourolândia: TRE marca eleição para daqui a 90 dias

De acordo com informações do radialista Maurício Dias, da Rádio Clube Rio do Ouro, levada ao ar às 09h desta sexta-feira, 25, o TRE - Tribunal Regional Eleitoral da Bahia - irá realizar eleição municipal em Ourolândia em 90 dias.
A publicação no Diário Oficial do Estado deverá ocorrer na segunda-feira. O município é administrado atualmente pelo professor Cícero Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores, que assumiu no lugar de Antônio Araújo de Souza, afastado sob acusação de irregularidade em sua prestação de contas da campanha à Justiça Eleitoral.
Antônio Araújo (PMDB) e o ex-prefeito Adinael Freire (PT), também em situação irregular junto à Justiça Eleitoral, não poderão concorrer.

POPULAÇÃO DE VALENÇA PROTESTA CONTRA VIOLÊNCIA


Manifestantes protestam em frente à Câmara Municipal
Por conta do assassinato de um segurança da Associação dos Transportes Marítimos (Astram), em Valença, no baixo sul baiano, a população revoltada protestou contra a violência na cidade na tarde desta quinta-feira (24). Os manifestantes teriam apedrejado um caminhão das lojas Guaibim, de propriedade do prefeito, Ramiro Queiroz, e ateou fogo em pneus na frente da Prefeitura e da Câmara Municipal. No twitter, os depoimentos são de um verdadeiro caos na cidade. "O que começou como um protesto contra o prefeito em Valença virou vandalismo. Lojas saqueadas e incendiadas. Tiros para cima da polícia", declarou Daniel Pellegrini, em seu perfil pessoal no microblog. O BN tentou entrar em contato com a delegacia da cidade, mas não obteve êxito.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FIFA DIVULGA RANKING DAS MAIORES TORCIDAS DO PLANETA

Confira uma lista atualizada com as maiores torcidas do Brasil e do mundo, ranking da FIFA de clubes com as maiores torcidas do planeta. Veja se o seu time do coração está entre as maiores torcidas!
A torcida do Flamengo é a maior tanto do Brasil, quanto do mundo!
Maiores Torcidas do Mundo
A lista está atualizada, contém as maiores torcidas de clubes do planeta, confira:
1 – Flamengo (BRA) – 33 milhões
2 – Chivas (MEX) – 30,8 milhões
3 – América (MEX) – 26,4 milhões
4 – Corinthians (BRA) – 24 milhões
5 – Boca Juniors (ARG)- 16,4 milhões
6 – Juventus (ITA) – 16,3 milhões
7 – São Paulo (BRA) – 15,3 milhões
8 – Milan (ITA) – 13,4 milhões
9 – Cruz Azul (MEX)- 13,2 milhões
Maiores Torcidas do Brasil
Confira agora a lista com as maiores torcidas de times brasileiros:
1 – Flamengo – 33 milhões
2 – Corinthians – 24 milhões
3 – São Paulo – 15 milhões
4 – Palmeiras – 11,8 milhões
5 – Vasco – 10 milhões
6 – Cruzeiro – 6,7 milhões
7 – Grêmio – 6,4 milhões
8 – Santos – 4,9 milhões
9 – Internacional – 4,7 milhões
10 – Atlético MG – 3,6 milhões
Se a FIFA fizesse um ranking com as Seleções Mundiais que têm mais torcedores pelo mundo, a Seleção Brasileira estaria no topo com a maior quantidade de torcedores apaixonados pelo planeta.

Sento Sé: TCM revê contas da Câmara

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento ao pedido de reconsideração referente as contas da Câmara de Sento Sé, presidida por José Carlos Damasceno da Silva, relativas ao ano de 2009. A relatoria determinou a emissão de novo decisório pela aprovação com ressalvas das contas, excluindo a multa de R$ 13.374, correspondente a 30% sobre os vencimentos anuais do gestor, mantendo-se, no entanto, a multa de R$ 2 mil, em razão das irregularidades remanescentes.

Piso salarial de professores será de R$ 1.187

O salário mínimo do professor brasileiro deve ser a partir de agora de R$ 1.187,08. O valor é 15,85% maior do que o piso salarial de 2010, que estava em R$ 1.024,67. Em nota oficial, o Ministério da Educação explicou que têm direito a essa remuneração mínima professores de nível médio que trabalhem 40 horas semanais. Não há piso definido para quem trabalha apenas 20 horas semanais. O reajuste do piso salarial dos professores da educação básica – que ainda é alvo de ação na Justiça – foi calculado com base no valor mínimo gasto por aluno segundo o Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb). Em nota, o MEC diz que todas as redes educacionais, públicas ou privadas, devem cumprir a determinação de aumentar os salários dos professores de acordo com o novo percentual, já que “essa remuneração está assegurada pela Constituição Federal”. (iG)

SERVIDORES DE QUIXABEIRA AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE


Em email enviado para nosso site, pelo Sindicato dos Sevidores Públicos de Quixabeira, a diretoria expõe os motivos da paralisação.
Leia o email:
Servidores de Quixabeira ameaçam entrar em greve
Cansados de esperar pelo envio do Plano de Cargos e Salários à Câmara Municipal, os servidores municipais de Quixabeira reunidos numa assembléia geral no dia 20/02/11, decidiram exercer o papel do servidor ativo e o direto constitucional mobilização sindical, marcando uma assembléia com paralisação no dia 27/02, para discutir sobre o indicativo de greve.
 Ao assumir o prefeito Eliezer Costa reforçou a esperança dos servidores quanto ao um tratamento melhor que o dispensado por outros governantes, porém logo os Servidores perceberam que o prefeito incorporou práticas de perseguição de outros governantes.
Em 2010, após incansáveis reuniões o gestor afirmara que só poderia discutir o assunto em 2012, momento no qual os servidores tomaram uma decisão, a mais importante de todos os tempos, decidiram por realizarem uma greve, que teve um revés muito diferente do que costumeiramente acontece, pois o gestor convocou todos os servidores e anunciou que atenderia a reivindicação de colocar o Plano de Cargos e Salários de todos os servidores antes do recesso do legislativo, para que o mesmo entrasse em vigor em janeiro de 2011.
Como costumeiramente acontece, o alcaide descumpriu a palavra empenhada numa reunião convocada por ele mesmo, não enviou o projeto de Lei, e com a arrogância que está tornando-se peculiar nos seus modos, alardeia que os servidores estão satisfeitos, porém a realidade é cruel, pois existem categorias que estão sem reajuste há 03 anos, os que trabalham na saúde não recebem a gratificação por insalubridade, além de alguns setores funcionarem precariamente, faltando freqüentemente até material de limpeza.
A categoria cansada de tudo resolveu paralisar as atividades no próximo dia 1º/03, para iniciar greve por tempo indeterminado, mesmo com a sinalização, na sessão da câmara de vereadores da última terça, de que apenas será enviado o PCS do Magistério, demonstrando assim, mais uma vez a falta de respeito com as demais categorias, que sairão prejudicadas por estarem excluídas do projeto de lei.

Piritiba: mulher espancada morre no Hospital Clériston Andrade

Morreu nesta terça-feira, 22, no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Cleane Nildes Batista, 33 anos, que morava no povoado de Tabela, no município de Piritiba. Segundo a irmã, Marlene Batista, a vítima foi espancada pelo companheiro José Nilton dos Santos, conhecido como "Foguinho".
Na delegacia, Marlene informou que a irmã estava grávida de cinco meses e foi barbaramente espancada pelo marido neste mês. Os familiares acrescentaram que o acusado teria utilizado um espeto de aço para churrasco para agredir Cleane, ocasionando a morte do bebê e comprometendo a saúde da agricultora, que também faleceu, devido à gravidade dos ferimentos. Ela estava internada em um hospital de Ipirá e com o agravamento da situação foi transferida para o HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade).
Segundo informações família Cleane foi agredida, porque o companheiro vive drogado o tempo todo e se aproveitou da situação da vítima que tinha problemas mentais, a espancou com a certeza da impunidade.

Homem é assassinado em Capim Grosso

De acordo com informações prestadas pelo 5º PELOTAO DA 24ª CIPM, em Capim Grosso, Edvaldo Alves da Silva, de 48 anos, filho de Valdemar Carneiro Pereira e Josefa Alves de Silva, foi assasinado à tiros durante a madrugada desta quarta-feira, 23, no Bairro Água Nova. Informações oficiosas prestada por populares dão conta que a vítima foi surpreendida em sua residência, situada na Avenida Jacobina, enquanto dormia. Homens armados e encapuzados arrombaram a porta e invadiram a residência, executando-o em um dos cômodos da casa com vários disparos de escopeta e pistola. Informações: Bahia Acontece/Repórter Emerson Santos da Rádio Jaraguar AM.

JUAZEIRO PODE ABANDONAR O BAIANãO 2011


Eládio Júnior reclamou da falta de apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Juazeiro
Com sérias dificuldades financeiras e correndo o risco de chegar a bancarrota, o Juazeiro pode abandonar a disputa do Campeonato Baiano de 2011. O presidente da agremiação, Eládio Júnior, declarou nesta quarta-feira (23), que o clube não possui recursos financeiros para continuar disputando o certame estadual, e caso não consiga os recursos necessários, poderá não entrar em campo neste domingo (27) contra o Serrano em Vitória da Conquista

CHORROCHó: COM LIMINAR, PREFEITO Já VOLTOU

Se a notícia do afastamento do prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos,foi dada pelo Bahia Notícias nesta terça-feira (22), a liminar que pede sua volta aos trabalhos já foi deferida nesta quarta (23), pela desembargadora Maria das Graças Osório Pimentel. O trabalho de rapidez exemplar do Judiciário foi divulgado pelos advogados do réu que argumentaram que o afastamento era abusivo. O mandatário é acusado de irregularidades identificadas na prestação de contas de recursos municipais, dentre as quais a alteração ilícita de processos de pagamento e destruição de provas.

Menor revela à polícia que matou 27 pessoas

O menor conhecido como Douglinhas foi apreendido ontem e assumiu a autoria dos disparos que mataram Leonardo Ferreira dos Santos no último dia 6. Além do filho da investigadora da Delegacia deItaparica,  oadolescente declarou já termatado outras 27 pessoas. Ele foi apreendido por agentes da Rondesp e estava armado no momento da abordagem policial. Depois foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde falou sobre o homicídio. Douglinhas revelou que a discussão com Leonardo começou por conta de uma manga, que ele queria retirar de uma mangueira, mas foi impedido pela vítima. (A Tarde)

Senadores baianos votam a favor do projeto do governo


João Durval, Lidice e Pinheiro
Desta vez não houve “dissidentes” na bancada baiana. A votação da política de reajuste do salário mínimo, projeto do governo federal, confirmou o valor de R$ 545 com votos dos três senadores baianos– Walter Pinheiro (PT), Lídice daMata (PSB) e João Durval (PDT), este último integrante do partido que revelou nove deputados“rebeldes”na Câmara e que pode, segundo se comenta, sofrer retaliação do governo. “O governo não pode dar reajuste maior agora. A população ficaria em dificuldade depois. A presidente já teve de contingenciar R$ 50 bilhões no orçamento”, argumentou Durval. “Estamos trocando um salário mínimo mais alto que pode vir acompanhado de instabilidade econômica por uma política de crescimento real constante”, definiu Lídice da Mata. Elogio Em discurso inflamado, Walter Pinheiro defendeu o projeto do governo – que, disse, vincula a base de reajuste a crescimento. Pinheiro elogiou Paulo Paim (PT-RS), a quem “o trabalhador deve agradecer”. Paim chegou a defender o mínimo de R$ 600, mas, chamado ao Planalto ontem, voltou atrás. (A Tarde)

MúSICO DE 'MINHA MULHER NãO DEIXA NãO’ MORRE

Um dos músicos do grupo "Reginho e Banda Surpresa", banda que ganhou projeção devido à música "Minha mulher não deixa não", morreu em um acidente de trânsito à 1h desta quinta-feira (24), na BR-110, próximo a Jeremoabo, no norte do estado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Lenine Castro dos Santos não resistiu aos ferimentos e morreu. De acordo com o repórter Marcio Lima, da Rádio Jeremoabo FM, membro da Rede Tudo FM102,5, outra pessoa ainda não identificada ficou gravemente ferida, e está internada em hospital no município de Paulo Afonso. As outras 25 pessoas que estavam dentro do ônibus tiveram ferimentos leves ou saíram ilesos. O motorista do veículo teria perdido o controle do ônibus que acabou saindo da pista.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ATOS DO TCM BAHIA PODEM SER ANULADOS, BENEFICIANDO CANDIDATURA DE PREFEITOS E EX-PREFEITOS


O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) está com as suas resoluções passíveis de nulidade por prefeitos que tenham decisões contrárias. A denúncia foi feita pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (ANPCOM), que detectou ausência de procuradores do Ministério Público de Contas, segundo exigência da Constituição Federal. Em Salvador, por exemplo, a irregularidade pode beneficiar o alcaide João Henrique Carneiro, que corre o risco de ficar oito anos inelegível por ter as contas de 2009 rejeitadas por unanimidade pelos conselheiros do tribunal. Conforme levantamento realizado pela Folha, na publicação deste domingo (20), a mesma situação ocorre nos TCs de Alagoas e São Paulo. "Isso quer dizer que qualquer gestor, por exemplo, que entrar na Justiça pedindo para anular um ato, uma reprovação de contas, vai conseguir, porque a Constituição é clara ao dizer que os atos dos TCs só podem ser validados por um procurador do MPC concursado, integrante do MPC”, explicou a presidente da ANPCOM, Evelyn Pareja. De acordo com ela, até 2007, parte das Cortes do país contava com membros "emprestados” dos ministérios públicos estaduais, mas, em agosto do mesmo ano, uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) obrigou os TCs a criarem, em até 18 meses, leis que instituíssem a carreira interna nas instituições, por meio da realização de concursos. A norma previa ainda a devolução dos profissionais cedidos pelos MPs após o prazo, expirado em fevereiro de 2009. "Até o momento, não houve lei criando os cargos do MPC nos citados três TCs. Nos TCM-BA e TCM-SP a situação é ainda mais complicada, pois nunca houve concurso público para a carreira do MPC”, relatou Pareja. Em resposta, o TCM-BA indicou ter enviado em agosto último um projeto ao Legislativo baiano para criar a carreira de procurador do MPC. Segundo o órgão, a seleção pública depende da aprovação da matéria pelos deputados estaduais na Assembleia, cuja votação está prevista ainda para o primeiro semestre de 2011.

Fonte: Jornalsportnews

Temporal de 40 minutos deixa Cansanção debaixo d'água


Um forte temporal que caiu no final da tarde desta terça-feira(22) causou alagamentos e interditou várias ruas da cidade de Cansanção, interior da Bahia. O temporal causou prejuízos a dezenas de moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas e não tiveram tempo de salvar pertençes pessoais, além de móveis e eletrodomésticos.

Como Cansanção é uma cidade plana, felizmente a forte tempestade não atingiu proporções maiores e nenhum morador ficou ferido.

Capimgrossense está no Ídolos 2011

Uma multidão de novos cantores foi até o Ginásio do Canindé, em São Paulo, para tentar uma vaga no Ídolos 2011. De acordo com informações oficiais, foram cerca de 22 mil inscritos para a atração na cidade.
Desde o sábado, 19, a equipe do programa escuta os aspirantes a novo ídolo do Brasil.
O capimgrossense Kleber Diego ou Klebinho Nascimento já está dentro do ídolos 2011, depois uma peneira realizada em três fases Kleber até já gravou se apresentando para o Brasil, fazendo referencias a sua cidade natal ( Capim Grosso Ba) lá dentro onde poucos conseguem chegar outros testes serão realizados e com o talento que tem Kleber Diego acreditamos que vai dar certo e que fará parte da fase principal da competição.
São Paulo é o último município a receber Rodrigo Faro e a equipe do reality. Os aprovados seguem então para a Fase do Teatro, de onde saem os semifinalistas do Ídolos 2011

BAHIA: HOMICíDIOS CRESCERAM 50,7% EM 4 ANOS

O número de homicídios na Bahia aumentou 50,7% nos últimos quatro anos – foram 4.856 assassinatos em 2010, ante 3.222 em 2006. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o governador Jaques Wagner (PT) não conseguiu, em nenhum momento, reduzir os índices de homicídios na Bahia. Em 2007, foram assassinadas 3.718 pessoas. Em 2008, o número subiu para 4.612 e chegou a 4.825 no ano seguinte. O secretário-geral do Sindipoc (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia), Bernardino Gayoso, culpa a falta de investimento do governo pelo crescimento da violência.“Os dados alarmantes de assassinatos são consequência direta da falta de uma política de governo para a segurança pública”, disse. O secretário-geral culpou a falta de concursos para formar novos policiais. “Um Estado que não faz concursos há 14 anos e que possui apenas 3.140 policiais civis, quando a legislação estabelece 6.000, não pode obter outros resultados a não ser este banho de sangue". Informações do Uol

LULA é PROCESSADO POR IMPROBIDADE

O ex-presidente Lula e o ex-ministro da Previdência Amir Lando respondem processo por improbidade administrativa na Justiça Federal por terem supostamente utilizado a máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o banco BMG, envolvido no esquema do mensalão. Segundo o Ministério Público Federal, entre outubro e dezembro de 2004 mais de 10,6 milhões de cartas, contendo propaganda de empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas, foram enviadas aos segurados do INSS com dinheiro público. Foram gastos cerca de R$ 9,5 milhões com impressão e envio. O MPF pede que os bens e o patrimônio de Lula sejam congelados até a decisão da Justiça – o processo pede que o valor gasto seja integralmente devolvido aos cofres públicos. Informações da Folha de S. Paulo.

Dilma convida FHC para conversar, e ele solicita audiência para líderes mundiais


Dilma Rousseff cumprimenta o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na festa dos 90 anos da Folha
Depois de um caloroso cumprimento na área vip e de uma troca de beijinhos em pleno auditório da Sala São Paulo, a presidente Dilma Rousseff convidou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para uma conversa. Ao se despedir da presidente, FHC sussurrou no ouvido de Dilma pedido de audiência do grupo The Elders (Os anciãos, em português). Fundada por Nelson Mandela em 2007, o The Elders reúne líderes mundiais para promoção da paz. Além de FHC, inclui o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan. Segundo FHC, o grupo organiza uma visita ao Brasil. “Será uma honra contar com tão qualificada companhia”, respondeu Dilma, com as mãos sobre o braço do ex-presidente. Dilma sugeriu que FHC agendasse o encontro com o grupo e deixou aberta a hipótese de um outra reunião, ao acrescentar: “Mas vá [também] sozinho”. Leia mais na Folha (para assinantes).
Envie a um amigo Assinar feed  

Collor é o novo presidente Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional


Ex-presidente do Brasil Fernando Collor de Mello
O senador Fernando Collor (PTB-AL) foi eleito na manhã desta quarta presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A vice-presidência ficou com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A reunião para eleição foi presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). A CRE é integrada por 19 senadores e igual número de suplentes.

SARNEY LANçA COMISSãO PARA REFORMA POLíTICA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), promoveu nesta terça-feira (22) o lançamento da comissão que tem 45 dias para estudar a tão comentada reforma política. Sarney sabe que são escassas as possibilidades de sucesso, até porque não há consenso sobre aspectos importantes para uma reforma. Eis os pontos mais complicados: lista fechada de candidatos, voto distrital misto, tamanho de mandato e até extinção da Justiça Eleitoral, invenção brasileira considerada tão dispendiosa quanto desnecessária. De acordo com o blog de Claudio Humberto, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado existem 75 projetos de reforma parados por falta de consenso.

BIMA GANHA COMPETIÇÃO DE SPEED EM SALVADOR


A Equipe CAPIM BIKE, participou neste domingo (20) da 1ª etapa do Campeonato baiano de Sped, disputado na Av. Magalhães Neto na cidade de Salvador, obtendo bons resultados, o Atleta Bima foi o vencedor da categoria iniciantes, enquanto Guiguiu chegou em terceiro lugar.

O evento contou com a presença de 226 atletas, dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A Bahia foi representada por diversas cidades, como por exemplo: Juazeiro, Simoões Filho, Camaçari, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Pasulo Afonso, Alagoinhas, Ilhéus e outros. Capim Grosso foi a única cidade da nossa região.
Fica aqui registrado os parabéns do site jorgequixabeira.com para ambos atletas capimgrossense, que honraram o nome do esporte do município, continuem em frente e contem com nosso apoio.

Senado define nesta quarta o novo salário mínimo


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR)
O plenário do Senado vota na tarde desta quarta-feira o projeto de lei que estipula o valor do novo salário mínimo. De autoria do Executivo, a proposta aprovada na Câmara na quarta-feira passada fixou em R$ 545 o novo valor para o mínimo. Se nenhuma mudança for feita no texto original, a proposta será enviada para sanção da presidente Dilma Rousseff. Por ter tido o regime de urgência aprovado pela Mesa por meio de um acordo de líderes, a proposta não vai precisar passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A votação está marcada para começar às 16h. A exemplo do que ocorreu na Câmara, a bancada do DEM deve apresentar uma emenda elevando o salário mínimo para R$ 560. O PSDB deve propor um mínimo de R$ 600 e o PSOL, anunciou vai vai apresentar uma emenda fixando o mínimo em R$ 700. Leia mais no G1.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cortes vão preservar Minha Casa e PAC, diz Dilma


Dilma Rousseff (PT)
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que investimentos e programas estratégicos para o governo, como o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão poupados do corte orçamentário de R$ 50 bilhões, chamado pela nova administração de “consolidação fiscal”. A presidente não especificou quais projetos serão cortados – a equipe econômica pretende fazer a divulgação nesta semana. “Nossos cortes orçamentários, os R$ 50 bilhões, preservaram o investimento. Nós estamos, sim, fazendo uma consolidação fiscal”, declarou Dilma no encontro com governadores do Nordeste. Na Carta da Barra dos Coqueiros, divulgada ao fim do encontro, os governadores demonstraram preocupação com os cortes. “O Nordeste não pode parar. O contingenciamento orçamentário não pode pôr em risco investimentos e os programas sociais que são estratégicos e prioritários para a região”, diz o texto. (Agência Estado)

Senadores e centrais se mobilizam para embate sobre mínimo

Parlamentares e centrais sindicais se mobilizam nesta terça-feira para o embate sobre o salário mínimo amanhã, no Senado. A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça) da Casa vai votar o projeto de lei sobre o tema pela manhã e, à tarde, a proposta segue para o plenário. A Câmara aprovou na semana passada o valor de R$ 545 para o mínimo. No Senado, a presidente Dilma Rousseff tem maioria para aprovar o valor, mas alguns senadores da base já anunciaram que vão defender os R$ 560 propostos pelas centrais. O PSDB vai defender o mínimo de R$ 600, como sugerido pelo ex-governador José Serra durante a campanha eleitoral do ano passado. Dentro da bancada, porém, há senadores que já admitem migrar para os R$ 560 como tentativa de emplacar um valor maior, como Aécio Neves (PSDB-MG). Aliado do governo, o PMDB se articula para apresentar emendas ao projeto que cria uma política de valorização do salário mínimo no país

AL-BA DEFINE COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

Os nomes dos parlamentares que irão presidir as comissões permanentes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL) já foram definidos e devem ser publicados no Diário Oficial do Estado (D.O.) desta terça-feira (22). Após algumas reuniões entre os líderes das bancadas de governo, oposição e independente, no sentido de negociar a composição dos colegiados, os titulares e seus suplentes na atual legislatura, iniciada há menos de uma semana, já são conhecidos. Na comissão de Agricultura e Política Rural, assume o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito (PMDB); na Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, o escolhido foi Rosemberg Pinto (PT); o delegado Deraldo Damasceno (PSL) comandará a comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público fica por conta de Kelly Magalhães (PCdoB); em Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle continua Luiz Augusto (PP); já Ângela Sousa (PSC) troca a a comissão de Defesa do Consumidor pela de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Saúde e Saneamento será gerida pelo Pastor José de Arimateia (PRB); na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o indicado foi o ex-líder do PT na Casa, Paulo Rangel; outra petista a presidir um dos colegiados será a recém-chegada Luiza Maia, que cuidará dos Direitos da Mulher; por fim, Adolfo Viana (PSDB), outro calouro, presidirá Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos.

EXCLUSIVO: Comandante da PM deve sair depois do Carnaval

Coronel Mascarenhas está interessado em deixar o posto
O governo deve substituir o coronel Nilton Régis Mascarenhas do comando da Polícia Militar baiana depois do Carnaval. A substituição passou a ser discutida desde a mudança do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, no mês passado, em meio à reforma do secretariado do governador Jaques Wagner (PT), como forma, inicialmente, de promover uma mudança geral no comando do aparelho policial, iniciada com a nomeação do novo titular da SSP.
A idéia teria ganho, entretanto, mais força, depois da intensificação do noticiário, inclusive nacional, sobre o aumento da violência na Bahia com referências cada vez mais crescentes ao desaparelhamento da PM. No último final de semana, o assunto teria assumido uma nova dimensão, depois que numa “Carta ao Povo Baiano”, a Associação de Oficiais e Praças da PM pediu ao governador mais atenção à tropa.
“(…) uma tropa desrespeitada, maltratada e mal gerida nunca terá condições de prestar um serviço de excelência”, diz um trecho do documento, que se refere explicitamente ao aumento do número de homicídios ligados ao tráfico e a casos de resistências com morte na primeira gestão Wagner. Por enquanto, a maior dificuldade do governador, a quem cabe a escolha do comando da PM, seria encontrar o perfil ideal para substituir Mascarenhas.
O comandante, por sua vez, já teria revelado em conversas seu interesse em deixar também o comando da corporação.  Ele estaria recebendo pressões da família para afastar-se das atividades e cuidar mais da saúde. A proximidade do Carnaval contribui para postegar qualquer mudança para depois da festa, na qual a operação da PM é considerada a mais importante para dar segurança e tranquilidade ao folião.

Servidores dos cartórios param na segunda-feira

Diante da demora de um posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) frente à questão da privatização dos cartórios extrajudiciais, os servidores resolveram agir. A categoria fará uma paralisação de 24 horas na próxima segunda-feira, dia 28. A mobilização do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) tem o objetivo de pressionar o TJBA e a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no sentido de acelerar a finalização do texto e a votação do projeto de Lei 18.324/2009, além de alertar para o sucateamento das unidades. Em Brasília desde a última sexta-feira, a presidente do TJBA, a desembargadora Telma Britto, esteve reunida com a Corregedoria Nacional de Justiça para discutir o caso, mas até o final da tarde de ontem nenhuma informação sobre o resultado das reuniões havia sido divulgada. De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal, a única informação disponível sobre a audiência com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) era a de que a reunião teria acontecido em duas oportunidades, a primeira na última sexta-feira e a segunda ontem. Leia mais na Tribuna.

Comissão do Senado atrasa reforma política


Presidente do Senado, José Sarney
A intenção do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de controlar os rumos da discussão da reforma política vai atrasar a votação no plenário de propostas já aprovadas ou prontas para ser votadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Já existem na CCJ  70 projetos e emendas que abrangem todas as questões da reforma política, desde a fidelidade partidária até a adoção do financiamento público de campanha. Foi justamente o excesso de temas que sempre impediu a reforma política de sair do papel. Pior: sem negociações entre os principais líderes partidários, nem mesmo matérias já votadas conseguem avançar. Há quatro anos, por exemplo, a CCJ aprovou mudanças para acabar com a farra da posse dos suplentes de senadores, mas desde então nada foi feito para incluir o texto na pauta de votação do plenário. A comissão da reforma política foi criada por Sarney e será instalada amanhã. Ele se valeu de critérios aparentemente pessoais para escolher seus integrantes, deixando de fora os desafetos políticos Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS), apesar de serem os peemedebistas que mais discutem o assunto no Senado. (O Globo)

Senhor do Bonfim: Seis pessoas são presas por porte ilegal de arma

Seis pessoas foram presas no município de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia, por posse ilegal de armas na zona rural. Com eles, a policia civil encontrou na noite de segunda-feira, cerca de 20 espingardas e revolveres. Segundo informações da TV São Francisco, entre os presos estava um homem que trabalha com conserto de armas. Todos os acusados pagaram fiança de um salário mínimo e foram liberados. (Correio)

Prefeito de Chorrochó deve ser afastado do cargo

O prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos, deve ser imediatamente afastado do cargo. A determinação foi dada pelo juiz Antônio Henrique da Silva, que atendeu pedido liminar formulado pelo Ministério Público estadual em ação cautelar proposta pelo promotor de Justiça Alex Santana Neves. Além do prefeito, também serão afastados os servidores públicos municipais Tereza Cristina Lima de Sá Cruz e Walney Elpídio da Silva. De acordo com a decisão judicial, eles ficarão afastados até o final do processo instaurado pelo MP para apurar irregularidades identificadas na prestação de contas de recursos municipais, dentre as quais a alteração ilícita de processos de pagamento e destruição de provas. Nesse período, o vice-prefeito do município deve assumir o cargo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quixabeira: Ril de Beto receberá prêmio em Salvador de vereador mais atuante na cidade.


No próximo domingo, dia 26 de Fevereiro, o vereador Erilberto Lima (Ril de Beto) – PSL - receberá em Salvador a Comenda do Mérito “Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Ouro”. A homenagem será concedida depois de o vereador ter sido eleito o mais atuante da Câmara Municipal de Quixabeira em pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Tiradentes da cidade de Viçosa – MG.

Ril de Beto, que cumpre seu primeiro mandato como vereador, foi avaliado por uma criteriosa pesquisa de opinião pública realizada pelo referido instituto, que avalia gestores públicos mediante suas ações e serviços prestados à comunidade.

A pesquisa de opinião popular para avaliação do desempenho dos vereadores das cidades brasileiras foi realizada via internet, através do site www.institutotiradentes.com.br, por meio de processo seguro e indevassável, permitindo apenas um voto por computador.

Receberão medalhas de prata e bronze respectivamente os vereadores Valdemar Novais (PSC) e Aécio Almeida (PMDB), que ficarão em 2ª e 3ª colocação.

“Quero agradecer a população de Quixabeira por essa homenagem, que servirá de motivação para continuar trabalhando ainda mais pela nossa comunidade”, comentou Ril de Beto.

PRF apreende R$ 110 mil em carga roubada

Agentes do NOE – Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal –  aprenderam na noite do último sábado cerca de R$ 110.000,00 em carga roubada. Durante ação de combate à criminalidade, na zona urbana do município de Olindina, os policiais localizaram um galpão contendo aproximadamente 1.009 unidades de  materiais diversos para construção, roubados do veículo Scania, placa MUP 6308/AL. No local, foi preso o receptador José Ramos dos Santos, 54 anos, que já possuía mandado de prisão em aberto pelo mesmo crime e por homicídio. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária de Feira de Santana e as informações são a PRF. (Correio)

Policial comete suicídio em Praça de Riachão do Jacuípe

Na noite deste domingo (20) por volta das 18h40, um fato chocou e ao mesmo tempo emocionou a população jacuipense, o jovem Diogo Carlos de Santana Mota, 26 anos, morreu em plena via publica, segundo informações iniciais ele teria cometido suicídio, o fato ocorreu em uma praça bem movimentada, a extensão da Landulfo Alves no bairro da Barra, ninguém disse ter visto mas as circunstâncias do fato levou a policia a deduzir o suicídio, ainda no local amigos de Diogo diziam que ele era muito pacato e inteligente, estava a cerca de seis meses trabalhando na Policia Militar, havia passado  na prova com excelente nota e trabalhava em Pojuca, mas se dizia cansado do trabalho e queria trabalhar em outra coisa, estaria terminando o curso de enfermagem e passou mais uma vez com nota excelente no ultimo concurso da Petrobras para trabalhar na área de enfermagem.

Serra classifica gestão Dilma de ‘estelionato eleitoral’


Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)
A dez dias de fazer aniversário de dois meses, a presidência de Dilma Rousseff recebeu do tucano José Serra uma avaliação implacável. O tucano diz que a gestão da petista, por paralisada, não cumpre promessas de campanha. Afirma que está em curso um “estelionato eleitoral”. Quatro meses depois de uma disputa em que chegou a adular Lula, vinculando-se a ele na propaganda de televisão, Serra agora soa ácido: “A herança maldita deixada por Lula é gigante, em razão do descontrole de gastos”. O ex-presidenciável do PSDB falou ao ‘Globo’, numa entrevista feita por e-mail. Tachou de “lamentável” o comportamento do Planalto na votação do salário mínimo: “Oferece cargos, loteia o governo, promove a troca de favores não republicanos em troca da submissão de parlamentares”. Acha que, ao fixar o mínimo em R$ 545, o governo Dilma tenta “evidenciar ao mercado um rigor fiscal que ele absolutamente não tem”. Leia mais no Blog do Josias.

CONQUISTA: ACIDENTE DEIXA CINCO MORTOS


Cinco pessoas morreram após um acidente na BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na tarde deste sábado (19), nas proximidades da Lagoa das Flores. De acordo com o blog do Anderson, uma van teria invadido a pista contrária e batido em uma carreta. A colisão causou um congestionamento de 10 quilômetros na estrada. Os mortos são João Gonçalves Menezes, 60 anos, Benetida Cruza Guimarães, 53, Jessé Almeida, 34, Ivanilde Almeida de Carvalho, 57, e Ernesto Guimarães Almeida, 61. O motorista do caminhão, Reginaldo Santos Paixão, nada sofreu.

POLICIAIS CONFUNDEM RAPADURA COM CRACK

Uma professora recebeu voz de prisão por causa de uma rapadura durante uma operação policial na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo. Os agentes receberam informações de que uma mulher estaria transportando drogas para a capital paulista em um ônibus e revistaram vários veículos. Em um ônibus, encontraram uma embalagem de rapadura dentro da bolsa de uma mulher, e confundiram com crack. Deram voz de prisão a ela ainda dentro do veículo e a algemaram na frente de todo mundo. Angélica Jesus Batista foi liberada e registrou boletim de ocorrência por constrangimento. A verdadeira traficante foi presa com 2 kg de crack em outro ônibus, horas depois. Informações do G1.

Serrano de Quixabeira desaba na estréia do Jazidão

 
Com  8 gols nos primeiros dois jogos, o campeonato edição 2011 começou mexendo com o coração do torcedor.
Na primeira partida jogaram Serrano x Filadélfia e para a surpresa de muitos, o Serrano esteve em uma tarde sem nenhuma inspiração, apático em campo, o time de Quixabeira assistiu o baile do time de Filadélfia e um jogador por nome de Cleoson mandar na partida. Resultado final. Filadélfia 5 a 2 no Serrano de Quixabeira. Marcaram para a equipe vencedora: Cleoson (10), 3x, o craque da partida, André Lopes (7) e Erivaldo (9). Para o Serrano marcou Vitinho (10). Na segunda partida a equipe do Max Economico de Ponto Novo venceu Várzea do Poço por 1 a 0 – Gol de Cacá. Apitaram os dois jogos: Ailton Lopes e Fredson Valois, ambos de Jacobina. Renda: R$ 1.730 reais, para um público de 577 pagantes. Texto e Foto: Arnaldo Silva.

NESTE DOMINGO NO JAZIDÃO SÓ DEU EMPATE NOS JOGOS REALIZADOS

Pelo Campeonato de Futebol Society do Jazidão 2011, tivemos neste domingo (20), mais uma rodada da 1ª fase do certame, com uma grande presença de público que possibilitou uma renda de R$ 1.669,00.
 
EXPRESSINHO
Na partida de abertura tivemos um ótimo jogo entre Expressinho 3 x 3 Seleção de Itiúba, onde o placar demonstrou o elevado nível técnico de ambas as equipes, que fizeram o público vibrarem com um jogo bastante movimentado. Quem esperava que o Expressinho ganhasse fácil, se enganou, pois a Seleção de Itiuba demonstrou muito entrosamento, sendo forte candidata a classificação para próxima fase.
 
LÉO DA L&V ELETROMÓVEIS
No Expressinho não atuaram Malhadinha e Gereninho, entretanto jogaram atletas que disputaram o último Campeonato Intermunicipal, a exemplo de: Junior Goiano, João Carijé, Ninho, Nego Dílson, Pitchaco e outros.
Ficha Técnica:
Expressinho: COELHO, GOIANO, MAX, NEGO DILSON, JOÃO CARIJÉ, DOROTEL, LUIZ PAULO, NINHO, GUIMAR, PITHACO, ISAIAS, VANESSO. TE: FARAÓ.
Gols: GOIANO, MAX E GUIMAR
ITIUBA
Itiuba: SON, DIR, TEL, DIEGO, BIO, KIDS, JULIO CEZAR, MARCOS, VINICIUS, MAGNY, JÓ, LAILSON, NILSON E ADENIR. TEC: TARCISIO
Gols: DIR, DIEGO E BIO
Na última partida da rodada, São José e Verdes Mares, empataram pelo placar de 1 x 1, em um jogo muito truncado, onde a raça e a vontade superou a técnica, o destaque desta partida foi o goleiro Ru, que evitou que sua equipe saísse com um resultado negativo nesta tarde de domingo.
Ficha Técnica:
São José: VALDEIR, ERISVALDO, VERI, JONY, TITA, MARCINHO, BUBU, EDSON, LUCAS, NOI, E JOEDSON. TEC: CALÓ
Gol: TITA
VERDES MARES
Verdes Mares: RÚ, RODRIGO, BA, ROGERIO, NEVES, RICK, NANDO, RANDERSON, SAMUEL, GIL, NENEM, JOAB, CLEISINHO, ACASSIO E GAL. TEC: RICARDO
Gol: NANDO
Árbitros:JOÃO GENESIO E CELIO GOUVEIA
Um fato a lamentar foi a atitude de uma determinada pessoa , que arremessou uma lata de cerveja para dentro do campo, mas de imediato Pinguim Lima e comissão tomaram as providências necessessárias para que o problema não se repetisse, o que realmente aconteceu.

Em jogo polêmico, Bahia derruba o Vitória

Polêmicas, expulsão, golaço, provocações e estreia pé quente do treinador Vágner Benazzi. Assim foi o Ba-Vi deste domingo (20), em Pituaçu, com o triunfo tricolor por 2x0. O tricolor se recuperou no Campeonato Baiano da maneira que a torcida queria, terminando a partida colocando na roda. Pela parte rubro-negra as reclamações com a arbitragem permearam o pós jogo.


Primeiro Tempo


A partida começou corrida e com muita vibração. Faltas e carrinhos não faltavam. Demorou um pouquinho, mas as equipes se soltaram. O Bahia era um pouco melhor. Aos 16, Ramon deu passe primoroso para Ávine que, dentro da área, na linha de fundo, cruzou muito alto e perdeu a primeira grande chance. Jones e Rafael estavam de boa para marcar. Contudo, o Vitória também criava e foi melhorando com o passar do tempo. Aos 22, Ernani cobrou escanteio da esquerda, a zaga ficou plantada e Alison, sozinho, pegou o vôleio de raspão e mandou para fora.

O troco veio no minuto seguinte. Ramon lançou Hélder, que deu um chapéu em Júnior Timbó dentro da área e, de frente para o gol, chutou fraco, para fora. Aos 28, Rildo fez um carnaval pela direita, colocou entre as pernas do Ávine, invadiu a área e rolou para Nino, que chutou fraco, sem incomodar Omar. Aos 34, Jones passou para Ávine que, de dentro da área, com ângulo para marcar, isolou. Livre, Rafael chiou. Aos 35, Marcos, vaiado pela torcida, furou feio e a bola sobrou limpa para Rildo, que puxou para esquerda e chutou forte. Seguro, Omar encaixou.

Aos 41, Bida mandou de longe, a bola quicou em cima do goleiro, que bateu roupa. Na sobra, Omar se recuperou e abafou o chute de Neto Baiano. Aos 42, os rubro-negros reclamaram de pênalti de Ramon em Elkeson. Jaílson Macedo Freitas mandou seguir. Contudo, quando o Vitória era melhor, o troco com juros e correção veio aos 44. Hélder rolou fraco para Marcone, mas Ernani furou bisonhamente ao tentar contar. O volante tricolor ajeitou e, de três dedos, mandou uma bomba no ângulo, sem chances para Viafara, marcando um golaço. A bola ainda bateu no travessão antes.

Segundo Tempo

Para dar mais criatividade, Antônio Lopes voltou para a segunda etapa com Geovanni no lugar de Júnior Timbó. Logo aos 3, o meia mostrou a que veio. Nino cobrou lateral direto para a área, a zaga cortou errado e a bola sobrou. De meia bicicleta, o estreante arriscou um golaço, mas foi travado por Marcos. Aos 6, contra-ataque muito rápido do Bahia. Jones recebeu na frente de Ramon, tabelou com Hélder, mas demorou a chutar e acabou travado na hora do chute. Aos 11, Ramon deu ótimo lançamento para Ávine, mas, em uma tarde não muito boa, o lateral rolou errado para trás. Ainda assim, por pouco, Hélder não aproveitou.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

HORáRIO DE VERãO ACABA NESTE SáBADO

Acaba na madrugada de sábado (19) para domingo o horário de verão brasileiro, adotado por estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Ainda que a Bahia não tenha aderido à mudança no fuso, não são poucas as inconveniências de conviver fora do horário oficial do país. Além de modificações na programação de TV, são alterados também o horário de funcionamento de bancos, loterias, de abertura de portões para concursos públicos, além da grande confusão na marcação de passagens aéreas. De acordo com projeções do governo, no horário de pico, o saldo foi de uma economia média da demanda de 5%. É como se o país deixasse todo dia de abastecer uma cidade com 3,8 milhões de habitantes, das 18h às 21h.

BAHIA RECEBE MAIS 34 AMBULâNCIAS DO SAMU

Um ato realizado na manhã desta sexta-feira (18) na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) registrou a entrega por parte do Ministério da Saúide, de 34 ambulâncias do Samu a prefeituras do interior do Estado. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,6 milhões na compra dos veículos, cabendo ao Governo do Estado o custeio da frota. Os veículos vão para 22 municípios e possibilitarão a implantação do Samu Regional de Jacobina, beneficiando uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes. Os municípios beneficiados são: Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itabela, Catu, Jequié, Alagoinhas, Belo Campo, Cruz das Almas, Jacobina, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mairi, Morro do Chepéu, Ourolândia, Piritiba e Várzea do Poço. Estiveram no evento o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro Alexandre Padilha.

Ipirá: Laboratório caseiro de cocaína é achado

 
 Dupla foi presa em flagrante durante a operação
Uma residência afastada do centro da cidade de Ipirá escondia em um de seus cômodos um laboratório amador de refino de cocaína. O estabelecimento foi encontrado por policiais militares na tarde desta quinta-feira (17). Dois homens, que ainda não tiveram os nomes divulgados, foram presos em flagrante no local. Além da matéria-prima, de drogas prontas para o consumo e do material usado no refino, uma espingarda também foi apreendida. Reprodução: Bahia Notícias/Foto: Divulgação PM.

REFÉNS DO ASSALTO AO BANCO DE SERRINHA SÃO LIBERTADOS PRÓXIMO A PEDRAS ALTAS


Carro usado pelos assaltantes
Segundo informações do Sub Tenente Adalberto, do 5º Pelotão da PM de Capim Grosso, a PMrecebeu um telefonema de populares, informando que um grupo de pessoas em atitude suspeitas estavam em uma estrada que liga Ponto Novo/Pedras Altas, a guarnição comandada pelo sub-tenente de imediato se dirigiu ao local indicado, vindo a encontrar as pessoas em questão, (oito pessoas entre homens, mulheres e crianças), próximo a um posto de combustível, identificando os mesmos como sendo familiares do gerente do banco de Serrinha que fora assaltado, e feitos de reféns.

As vítimas informaram que homens encapuzados fortemente armados, a todo momento faziam ameaças, contudo não houve violência física.
Os reféns foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Saúde de onde foram liberados para retornarem para Serrinha, acompanhados de uma equipe da PM da localidade.
Até o presente momento não se sabe o destino tomado pelos bandidos, a polícia continua realizando diligência com a finalidade de encontrar os perigosos meliantes.

Gerente do banco
O ASSALTO
Cerca de 7 homens fortemente armados chegaram à cidade por volta das 20h00m de quarta-feira (16) em dois veículos – dados ignorados – e renderam o gerente, Rivadavia Rocha Santana, 34 anos, dentro da casa dele, localizada na Travessa Joaquim Hortélio, no centro da cidade. Em seguida se dirigiram a casa do tesoureiro da agência, Epaminondas Pereira de Souza, 58 anos, na Rua Manoel Paes e seqüestraram toda a família, cerca de oito pessoas, entre elas um bebê recém nascido.

Os bandidos passaram a noite na casa com as vítimas e chegaram a agredir o gerente com socos no rosto provocando sangramento no nariz. As 4h da madrugada outros dois homens chegaram em outro veículo e se juntaram ao resto do bando.

Ao amanhecer do dia, por volta das 8h00m, os assaltantes prenderam toda a família em um dos quartos da residência e obrigaram o gerente e o tesoureiro ir ao banco, que fica na Av. ACM, centro, e retirar os malotes com dinheiro que estavam no cofre. ”Saímos de casa como se nada tivesse acontecendo, seguindo as instruções deles. Colocamos os malotes dentro de algumas caixas e entregamos aos assaltantes conforme exigiam”, disse Epaminondas durante entrevista à Rádio Continental.

Os assaltantes receberam os malotes em uma rua próxima ao estádio municipal, local previamente determinado por eles.

Na fuga, parte do bando fugiu com a babá da família em direção a cidade de Ribeira do Pombal, distante 115 km de Serrinha, onde foi liberada. Os bandidos ainda ofereceram R$ 50 reais para ela pagar a passagem de volta a Serrinha. O outro grupo fugiu com as duas filhas, dois genros, a esposa e a neta de um mês do tesoureiro para a região da cidade de Capim Grosso, no Centro Norte da Bahia, localizado a 125 km de distância de Serrinha, onde também foram liberados em um posto de gasolina.

O gerente e o tesoureiro não foram levados como reféns. O delegado da 15ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil (COORPIN), João Miranda Piton Júnior, disse que a polícia já está investigando o caso. "Nós já estamos ouvindo algumas pessoas e temos informações de onde pode ter vindo este grupo”, informou o delegado.

Coisa de filme - "Foi uma história louca, parecendo coisa de filme. São bandidos profissionais e parece que já vinham programando o assalto há algum tempo", disse uma vizinha do tesoureiro. A quantia roubada pela quadrilha não foi divulgada pelo banco. Até o momento, ninguém foi preso.

HOMEM É PRESO ACUSADO DE ENGRAVIDAR SUA PRÓPRIA NETA


Foi preso na manhã da última quarta-feira (16/02), por volta das 05h, numa operação conjunta das policias civil e militar de São Domingos e Valente, Antônio Otílio de Jesus, 59 anos, morador do povoado de Ouro Verde, em cumprimento ao mandato de prisão expedido por Luciana Braga Falcão Luna, juíza da Comarca de São Domingos.


Segundo informações, o caso se deu a partir de uma denúncia anônima feita em 01/10/2010 ao conselho tutelar de São Domingos, a respeito de uma menor que estaria grávida de um senhor de idade, no povoado de Ouro Verde. De imediato, os conselheiros foram até o local e constataram que a jovem de iniciais S.J de 14 anos estava grávida do próprio avô e que o mesmo tinha praticado atos libidinosos com a outra neta de iniciais P.R. J de apenas 11 anos de idade que é prima da outra menor.


Devido à gravidade dos fatos, o caso foi apresentado na delegacia de polícia da cidade ao delegado Jorge Umbelino que instaurou o inquérito policial e encaminhou as menores ao DPT de Serrinha para realização de exames de constatação de conjunção carnal e gravidez. Em seguida, as garotas foram ouvidas em companhia dos pais e na presença de representantes do conselho tutelar, bem com as demais testemunhas do caso e ficou apurado que a menor S.J vinha sendo abusada pelo avô de forma continuada desde a idade de 8 anos e sua prima P.R.J estava sendo molestada de alguns meses para cá.


Foi relatado também nos depoimentos que o Sr. Otílio aproveitava-se do momento em que os pais das menores iam trabalhar para praticar os abusos.


Após a conclusão do inquérito e diante do que foi apurado, o delegado Umbelino encaminhou o mesmo à justiça pedindo a prisão do avô das meninas pelo crime de pedofilia no Art. 217-A (ter conjunção carnal ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos), com pena de 8 a 15 anos de reclusão.


Antônio Otílio encontra-se preso na delegacia de São Domingos à disposição da justiça. E sua neta S. J de 14 anos já está no 7 meses de gravidez.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gavião: Idoso é encontrado carbonizado dentro de guarda-roupa

Um homem de aproximadamente 70 anos foi queimado vivo dentro de um guarda-roupa, na zona rural do município de Gavião, localizado às margens de BR-324, entre Riachão do Jacuípe e Capim Grosso.
O crime aconteceu na tarde desta terça-feira, 15, na região de Caldeirão Coberto, na divisa de Gavião com Capela do Alto Alegre.
Segundo informações, por volta das 10h a residência do senhor Aniceto - um aposentado cujo sobrenome não foi informado - começou a pegar fogo.
Com isso, um sobrinho da vítima comunicou o fato à família, que só chegou ao local por volta das 15 horas.
O corpo estava completamente desfigurado, com 97% queimado dentro de um guarda-roupa. Apenas as vísceras e parte da cabeça estavam perceptíveis.
Caso misterioso
Há informações preliminares de que Aniceto estava com R$ 3 mil em casa. Deste dinheiro, R$ 2.400,00 ele pediu para o sobrinho enterrar próximo da casa e R$ 600,00 ficou com ele.
Segundo as informações, após a família encontrar a vítima queimada dentro do guarda-roupa, o menino desenterrou o dinheiro e entregou aos seus parentes, o que, se for confirmado, deixa o caso cercado de mistérios.
Os restos mortais de Aniceto foram levados para o DPT em Jacobina para ser submetido à necropsia.

CAEM: homem acusado de tentativa de latrocínio é preso

José Paulo Martins de Araujo, 28 anos de idade, natural de Macajuba, região Centro Norte do Estado, está preso por ser acusado da prática de tentativa de latrocínio (roubo e tentativa de morte), contra Altrides Cipriano de Jesus, fato ocorrido no dia 8 deste mês, por volta das 17h30minh, às margens da BA-131, próximo à Cidade de Caém.
A faca usada no crime e a camisa de cor azul que o acusado vestia foram apreendidas um dia após o crime, nas proximidades do local do fato.
Ele foi detido pelas policias Militar e Civil e flagranteado pelo Dr. Tarcisio Túlio pelo crime praticado e também por possuir mandado de prisão preventiva em aberto da Comarca de Ruy Barbosa, por prática de tentativa de homicídio.

Polícia destrói 30 mil pés de maconha em Casa Nova

O Grupo de Operações Especiais da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do município de Casa Nova, na região norte da Bahia, destruiu trinta mil pés de maconha, na manhã de ontem (15). Os traficantes ao perceberem a presença da PM fugiram. De acordo com a TV São Francisco, no local havia cerca de 7.500 covas plantadas com a droga, com pés variando de 0,40 a 1,5 m de altura. A maconha era irrigada com baldes e havia no local seis acampamentos. Fonte: Tribuna da Bahia/Manuela Matos-Foto: Blog do Geraldo José.