quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VITóRIA VENCE VILA NOVA E SE APROXIMA DO G4

Com um futebol bastante inteligente e contando com o bom momento de Marquinhos, o Vitória venceu o Vila Nova-GO na noite desta terça-feira, por 3 x 0, no estádio Serra Dourada, e se aproximou novamente do G4, grupo que se classifica para a primeira divisão em 2012. Com este resultado, o rubro-negro baiano agora chega aos 30 pontos, ocupando a sexta posição na tabela. Na próxima rodada, o Leão vai encarar o Icasa, dentro do Barradão, no sábado.

Eleição Suplementar de Ourolândia acontece dia 02 de outubro

O TRE baiano definiu na noite desta terça-feira, 30, a data da eleição suplementar de Ourolândia. O pleno decidiu que o domingo de 02 de outubro, acontecerá o sufrágio da população ourolandense que aguardou ansiosamente nos últimos meses pela definição da justiça, já que havia um posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral favorável a realização da eleição suplementar. Nada muda no processo que antecedeu ao pleito, ou seja, convenções partidárias e candidatos já definidos, permanecerão. Sendo assim, no dia 02 de outubro se enfrentarão nas urnas os candidatos, Professor Cícero Oliveira, pelo PDT, e Yhonara Freire, pelo PT. Fonte: Blitz Total da Jacobina Fm/Foto: Arnaldo Silva. 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

AVC mata mais de 200 mil pessoas por ano no Brasil

Um lado do corpo paralisado, de repente: a advogada Maria Barros estava na academia de ginástica quando sofreu um derrame: “Me senti mal, fui pegar um copo de água e não consegui”. Ela percebeu: “Falei que estava tendo um AVC. Não me pergunte como, mas eu sabia”. O AVC é uma disfunção que ocorre em determinada área do cérebro: é quanto as artérias interrompem o fornecimento de sangue ao cérebro ou uma delas se rompe. Em cerca de 80% dos casos, o AVC é "isquêmico", classificação do entupimento da artéria que impede a chegada do sangue às células nervosas. Nos outros 20% dos casos, o AVC é "hemorrágico": as paredes de artérias se rompem, inundando o cérebro de sangue.
O AVC da advogada foi isquêmico. Em menos de meia hora, Maria estava sendo atendida e escapou de virar parte de uma triste estatística. O derrame, só no Brasil, mata 250 mil pessoas por ano. O mais terrível é que milhares de mortes poderiam ser evitadas.
O acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Brasil, superando o infarto do miocárdio e o câncer. Atualmente, cinco milhões de pessoas no mundo morrem de derrame cerebral. O neurologista Bernardo Liberato, que atendeu Maria, explica que a rapidez em procurar ajuda médica é essencial: “Não pode esperar que melhore sozinho. Muitas vezes é uma situação traiçoeira. A pessoa tem que ir a um hospital”.
Mas quem sofre um derrame, às vezes não tem condições de pedir ajuda. Por isso é importante reconhecer as características de um AVC, para poder ajudar à vítima. Os sinais mais comuns são dificuldade súbita de falar, dificuldade de mexer ou sentir um lado do corpo e a perda da visão. “Tem um início súbito. Você está normal e de repente perde uma das funções”, explica Bernardo Liberato.
Os fatores de risco começam com pressão alta. “Pressão alta, diabetes, fumo, obesidade, sedentarismo”, enumera o médico.
Como evitar um AVC? “Acompanhamento médico regular, não fumar, controlar diabetes e pressão alta”.
Três anos depois, Maria está quase totalmente recuperada. Já até voltou à academia: “Faço 50 minutos de esteira e 45 de musculação”.
Mas reconhece: não é fácil. "Ainda é uma caminhada".
Fonte: Globo. com

Servidores fazem paralisação e aulas são suspensas na rede estadual

Servidores estaduais da Bahia realizam uma paralisação de dois dias, a partir desta terça-feira, para acompanhar a votação do projeto que fará alterações no plano de saúde da categoria, o Planserv. A votação está marcada para acontecer quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado, em Salvador. De acordo com o sindicato dos trabalhadores de Educação do Estado da Bahia (APLB), nos dois dias de paralisação, as escolas da rede estadual de esino não deverão funcionar. Ainda segundo o sindicato, as demais categorias de servidores estaduais foram convocadas a aderir à paralisação e interromperem suas atividades nesse período. A Secretaria de Educação da Bahia confirma que as escolas da rede estadual estão sem aulas nesta terça-feira. (G1)

Ficha Limpa pode deixar de valer nas próximas eleições


Ministros se mostram pessimistas quanto à validade da regra
A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não valer na eleição municipal de 2012 nem nas que vierem depois. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão pessimistas e preveem que a Corte poderá declarar a regra inconstitucional ao julgar três ações que tramitam há meses no tribunal e que tratam da lei que nasceu de uma iniciativa popular a favor da moralização dos costumes políticos no País. Em março, o STF decidiu por 6 votos a 5 que a norma não teria validade para a eleição de 2010 porque foi aprovada com menos de um ano de antecedência ao processo eleitoral. Há uma regra na Constituição Federal segundo a qual modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes. Na ocasião, os ministros somente analisaram esse aspecto temporal da lei. Nos futuros julgamentos, eles deverão debater se a regra está ou não de acordo com a Constituição Federal ao, por exemplo, estabelecer uma punição (inelegibilidade do político) antes de uma condenação definitiva da Justiça. (Agência Estado)

PTB entra com nova ação na Justiça para impedir criação do PSD

O PTB entrou nesta segunda-feira com mais uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a criação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab. Na ação, o partido questiona a coleta de assinaturas de apoio e diz que incorporou a sigla PSD em 2003. Esse não será o único pedido contra o PSD já que o DEM também deverá apresentar hoje uma ação contra a legenda. Segundo o PTB, o PSD, extinto em 1965, foi reativado na década de 1980 por Nabi Abi Chedid, morto há quatro anos. (Folha)

Segurança: CAESA em Capim Grosso vai combater assaltos a bancos

A segurança na região da Chapada Diamantina ganhou reforço neste sábado (26), inclusive Capim Grosso.
Com a inauguração, em Andaraí, da Base Operacional da Companhia de Policiamento Especializado (CIPE) do Semiárido. O objetivo da nova Base é ampliar as ações da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) no combate a roubos a agências bancarias e ao narcotráfico. Esta é a 8ª base operacional da PM instalada no Semiárido e a 30ª na Bahia. A expectativa é que sejam implantadas mais 29 bases até o final do ano.
De acordo com o comandante da CIPE, tenente-coronel Valter Araujo, além de Andaraí, a base vai atender mais 13 municípios, entre eles, Mucugê, Nova Redenção, Piatã e Abaíra. O comandante explica que a nova base possui equipamentos de monitoramento de câmera, com alojamento para os policiais e local para armazenar os armamentos utilizados nas operações especiais.
Com a instalação da unidade de segurança, os moradores já se sentem mais seguros. É o caso do professor Laudimar Bacelar, 53 anos. Ele conta que a cidade era alvo constante de assaltantes de bancos. “Estamos mais confiantes com a instalação da base operacional. A população ansiava por este momento. Agora, tenho certeza que não sofreremos mais com os ataques de bandidos no nosso município. Só a presença da base já ajuda a reduzir este tipo de ação”, enfatizou.
No total, as oito bases operacionais, entre elas, Xique-Xique, Andaraí, Mairí, Utinga, Capim Grosso, Irecê e Ibotirama contam com um efetivo de 86 policiais, que dão apoio a 68 cidades baianas.
Fonte: George Notícias

Tenente Marcos José volta à ativa

Mesmo ainda em recuperação o comandante 25ª Companhia de Polícia Militar está operando novamente.
O Comandante da Polícia Militar de Capim Grosso, Tenente Marcos José, que está longe do comando de Capim Grosso desde o dia 16 de junho, para se recuperar de um disparo que atingiu seu pé direito, volta a ativa à frente da 25ª Companhia de Polícia Militar, em Capim Grosso, nesta segunda-feira (29).

Em entrevista ao FR Notícias, o tenente explicou ainda estar passando por tratamento e que, segundo prescrições médicas, só poderia voltar ao serviço daqui a um mês, mas os recentes fatos em Capim Grosso o fizeram retornar mais cedo, “voltei por necessidade, para dar satisfação ao povo desse querido município. Tenho acompanhado o aumento dos registros em Capim Grosso de muitos roubos, assaltos, tentativas de homicídio e arrombamentos a residências, casos esses que praticamente não estavam mias acontecendo”, esclareceu.
O comandante ainda continua com o pé enfaixado, em tratamento para a cicatrização do ferimento e continua com sessões de fisioterapia, porém disse estar pronto para fazer o trabalho que vinha sendo desenvolvido, deixando ainda um recado para os criminosos, “peço aos ladrões que continuem roubando, aos traficantes que continuem vendendo drogas, aos assaltantes que continuem assaltando, por que assim vai ficar mais fácil de prendê-los, estamos contando com todo apoio das polícias a nível regional e baiano”, encerrou.  
Texto e Fotos: FR Notícias

Manifestações de pedido de Justiça marcam a 1ª audiência do processo da morte do vereador João de Quinho

 
Aconteceu no Fórum Dr. Fernando Mário Pires Daltro, nesta segunda-feira (29) a primeira audiência para ouvir as testemunhas de acusação do processo da morte do vereador João de Quinho, do município de Caem, assassinado no dia 01 de Dezembro de 2010. De acordo com informações de advogados, quatro testemunhas foram ouvidas em uma audiência que começou por volta das 16h, com término por volta das 21h.
Presidiu os trabalhos o Juiz substituto da Comarca de Capim Grosso, Dr. Sérgio Luis com participação do Ministério Público, na pessoa da Promotora de Justiça, Dra. Ítala Moura.
Representando a família da vítima esteve participando como assistente Dr. Tiago Miranda. Na defesa dos vereadores participaram da audiência, Dr. Leonardo Virgílio e Dr. João Daniel. Após o término da audiência colhemos de Dr. João Daniel que as 4 testemunhas de acusação nada disseram que possa incriminar os vereadores. “Os verdadeiros envolvidos já confessaram, a elucidação é questão de tempo”, colocou Dr. João Daniel que confirmou ainda que existe um pedido pronto solicitando que os vereadores sejam postos em liberdade, pedido esse que será analisado pelo Juiz.
Acompanharam também a audiência representantes da família e amigos com faixas com os dizeres: Queremos Justiça, e camisetas trazendo a foto do vereador João de Quinho.
Pelo lado dos vereadores mais manifestações com faixas e a seguinte mensagem: Os Vereadores de Caem presos inocentes pedem Justiça!
Novas audiências serão realizadas, mas sem data prevista, assim informou Dr. João Daniel.
Texto e Fotos: Arnaldo Silva. 

CAMAMU: MESMO CASSADA, PREFEITA INAUGURA POSTO

A prefeita de Camamu, Ioná Queiroz (PT), cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem aproveitado os seus derradeiros momentos na gestão do município do baixo sul da Bahia para realizar trabalhos eleitoreiros. Enquanto o acórdão do colegiado de magistrados não é publicado, a quase-ex-gestora, que perdeu o posto após serem julgadas procedentes as denúncias de abuso de poder econômico e político, aproveitou para inaugurar uma obra. Na última sexta-feira (26), Ioná lançou uma Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), no distrito do Acaraí (a 4,5 km da sede), em companhia do deputado federal Geraldo Simões (PT).

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cirurgia de Ricardo Gomes é considerada bem-sucedida

Após três horas e meia, a cirurgia do técnico Ricardo Gomes chegou ao fim e foi considerada bem-sucedida pelos médicos. A hemorragia no cerébro em decorrência do AVC (acidente vascular cerebral) foi estancada e a circulação, restabelecida. Gomes está em coma induzido, na UTI, e vai ficar em observação pelas próximas 72 horas. O médico José Antônio Guasti realizou o procedimento no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele não deu entrevistas. Quem falou novamente sobre o caso foi Clóvis Munhoz, médico do Vasco que acompanha o drama. Segundo ele, o quadro segue grave e ainda há risco de morte, apesar de a cirurgia ter sido alentador. (G1)

Resultados do Campeonato Brasileiro Série A

FIM DE SEMANA COM 21 HOMICíDIOS NA RMS

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) registrou a ocorrência de 21 homicídios e 16 tentativas de homicídio em Salvador e Região metropolitana neste fim de semana. Os dados correspondem ao período entre as 19h de sexta-feira (26) às 07h desta segunda-feira (29). O caso que ganhou maior destaque na imprensa foi o da execução do filho de um sargento da PM, na Graça, no fim da tarde deste domingo. Ele foi atingido com três tiros quando estava dentro de um táxi. Pablo George Olveira Silva, 29 anos, foi atingido por dois homens que estavam em uma moto vermelha. A irmã da vítima, de prenome Paloma, contou que ele era envolvido com o tráfico de drogas.

Você está feliz com o desempenho da Câmara de Vereadores de Capim Grosso?

Se estiver, trabalhe pela permanência do seu vereador, caso contrário, em 2012 será o momento de contribuir para a eleição de uma nova Câmara, com novas idéias, novos discursos, novos valores, uma Câmara comprometida mais com o povo do que com o poder.
Matéria:Arnaldo silva

OPOSIÇÂO UNIDA EM CONQUISTA PARA 2012

Líderes democratas e tucanos abriram mão da disputa pela prefeitura de Vitória da Conquista, principal município do sudoeste baiano, na tentativa de consolidar a aliança da oposição nas dez maiores cidades da Bahia, tendo em vista o pleito de 2012. Como parte das articulações, segundo a coluna Satélite, do jornal Correio desta segunda-feira (29), as legendas teriam aceitado apoiar a candidatura do radialista Herzem Gusmão (PMDB). O nome, uma das principais apostas peemedebistas para as eleições do próximo ano, foi escolhido entre outros políticos, também cotados para a disputa, como aquele que teria maior possibilidade de enfrentar o PT local.

domingo, 28 de agosto de 2011

TCM Acata Denúncias Contra Lydia e Sivaldo


altO Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) acatou cinco denúncias contra irregularidades cometidas por Lydia Fontoura Pinheiro e José Sivaldo Rios de Carvalho, prefeita e vice-prefeito de Capim Grosso. A notificação para que a prefeita e o vice-prefeito apresentem defesa foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia no dia 25 de agosto último. O TCM deu prazo de 20 dias para que a prefeita e o vice apresentem justificativas e contestem as denúncias apresentadas.
A apresentação das denúncias fundamentadas em falhas cometidas pelos gestores vai de encontro ao posicionamento da vereadora Hildete Carvalho. A veradora acusava a oposição de não fazer denúncias por não encontrar irregularidades na "maravilhosa" administração de Lydia e Sivaldo.  O reconhecimento do TCM às denúncias apresentadas comprova que a administração não é tão "maravilhosa" como a vereadora dizia.
Entre as denúncias acatadas pelo TCM encontram-se o pagamento por serviços que nunca foram prestados, a contratação de entidades sem processo licitatório, fraudes em cotações para beneficiar aliados políticos e superfaturamento em obras.
As denúncias podem ser consultadas no site do TCM em www.tcm.ba.gov.br
Fonte:CapimGrossoNET

José Ronaldo fuma cachimbo da paz no DEM e deve estrelar novos comerciais da legenda

José Ronaldo
Informes chegados há pouco ao Política Livre dão conta de que o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, voltou a fumar o cachimbo da paz em seu próprio partido, o DEM, depois de faltar à convenção estadual da legenda, realizada na semana  passada em Salvador, e alimentar conversas com o PP, partido para o qual pensou em se mudar com o objetivo de facilitar sua tentativa de voltar ao poder na cidade. O acordo entre ele o comando do DEM baiano teria sido tão bom que José Ronaldo deve estrelar os novos comerciais que a legenda irá veicular proximamente.

VITóRIA FAZ PAPEL DE CASA E VENCE O ASA



Rápido e objetivo nos primeiros quarenta e cinco minutos, o Vitória, com gol de Neto Baiano, reencontrou o caminho do triunfo na tarde deste sábado (27), contra o Asa de Arapiraca, no Estádio Manoel Barradas. Com o resultado positivo, o rubro-negro baiano chegou aos 27 pontos, três a menos que o Americana, primeiro time a figurar no G4. Na próxima terça-feira (30), o Vitória encara o Vila Nova, às 20h30, pela primeira rodada do segundo turno da Série B.

UFC RIO TERMINA COM 4 VITóRIAS DO BRASIL

Uma noite inesquecível para os fãs do MMA. Na primeira edição do UFC no Brasil, na HSBC Arena, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, os brasileiros Anderson Silva, Maurício "Shogun" Rua, Rodrigo Minotauro e Edson Barboza levaram a melhor diante dos seus respectivos adversários e mostraram ao mundo como se luta de verdade. Foram quatro triunfos brasileiros entre as cinco lutas principais da noite, sendo três delas por nocaute.

Adventista de Capim Grosso promove passeata

Aconteceu na manhã deste sábado (27), nas ruas e avenidas de Capim Grosso, uma passeata de iniciativa do Ministério de Mulheres da Igreja Adventista do 7º dia. A passeata contou com as participações de membros da referida denominação, da Fanfarra Embaixadores de Cristo, também ligada a igreja, dando um toque todo especial ao movimento, alunos do Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, promotores e simpatizantes da campanha que enfatizou o Bullying, tema discutido fortemente na mídia brasileira, pedindo respeito pelo próximo em todas as esferas da vida. A passeata enfatizou ainda a violência doméstica, levando para as ruas mensagens baseadas no tema: Quebrando o Silêncio.
O evento, sem dúvida alguma, deixou uma mensagem de reflexão na vida da população. Parabéns e que frutos sejam colhidos dessa manifestação.   

Fonte:Arnaldo silva.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

INSS começa a pagar hoje 1ª metade do 13º salário a aposentados


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar hoje a primeira metade do 13º salário a aposentados e pensionistas, junto com o pagamento da folha de agosto.

O adiantamento será depositado entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro a cerca de 24,6 milhões de pessoas.

É a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas.
Maioria das pessoas deve receber 50% do benefício

Por lei, não tem direito ao 13º salário quem recebe os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia e abono de permanência em serviço.
Saiba qual é a ordem de pagamento conforme o final de seu cartão

Nesta quinta-feira (25), o INSS deposita o pagamento de quem recebe até um salário mínimo e tem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

O pagamento segue até o dia 8 de setembro.

Atarde

Horário de verão na Bahia

Adriano Villela
Representantes dos setores produtivas da Bahia vão pedir o apoio do governador Jaques Wagner para a volta do horário de verão na Bahia. A solicitação será feita por intermédio do Fórum Empresarial, que reúne todas as entidades de classe.

Transportar bebida alcóolica na cabine do carro pode virar infração gravíssima

O transporte de bebidas alcoólicas no interior da cabine do veículo poderá ser considerado infração gravíssima, punida com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,44. Projeto nesse sentido, originário do Senado, foi aprovado hoje (25) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em caráter terminativo, isto é, sem a necessidade de ser submetido à votação do plenário. Como o projeto do Senado foi modificado pelo relator na CCJ, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), o texto terá que retornar ao Senado para nova apreciação antes de seguir para a sanção presidencial. O relator retirou do texto do Senado o dispositivo que estabelecia, além da multa e dos pontos, a retenção veículo. Se o projeto virar lei, os motoristas só poderão transportar bebidas alcoólicas no porta-malas do veículo.
Iolando Lourenço - Repórter da Agência BrasilEdição: Vinicius Doria/Foto: Google.

Tentativa de assalto em Várzea da Roça termina em tiroteio e morte.

Na manhã desta quinta-feira, dia 25 de agosto, houve uma tentativa de assalto que acabou em tiroteio e um homem baleado.
O fato ocorreu por volta das 11h00min quando um homem por nome de Geovane Borges da Silva de 23 anos natural de Capela do Alto Alegre, armado com um revolver calibre 38 invadiu a casa lotérica e anunciou o assalto, fazendo o proprietário da mesma (casa lotérica) e o senhor Miguel Ferreira da Silva de 65 anos reféns. A policia foi avisada e seguiu para o local do delito e ao chegar os policiais foram recebidos a bala. Houve perseguição pelas ruas de Várzea da Roça e na tentativa de fuga o assaltante foi alvejado com dois tiros onde recebeu os primeiros socorros e morreu a caminho do hospital. O bandido pilotava uma moto Titan 150 de cor vermelha e de placa policial JOQ 5491 de Capela do Alto Alegre.
Segundo o Delegado Dr. José Rogério, tava sendo feito uma investigação a pedido da Delegacia Regional devidos a outros roubos realizados nas cidades São José do Jacuípe e no último dia 8 de agosto a cidade de Mairi, ambos em casas lotéricas, além de suspeitas de roubos em comércios de Várzea da Roça. Segundo Dr. Rogério, Delegado responsável pela 16ª COORPIN, o meliante não estava sozinho e sim com mais dois comparsas, sendo um deles sua própria namorada. 
Redação: Ademário Pires
Fotos: Foguinho Eventos e FR Notícias
Fonte: www.portaljacuipe.com.br

POMBAL: TCM MULTA GESTOR POR IRREGULARIDADES

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (25), julgou procedente a denúncia formulada contra o gestor da prefeitura de Ribeira do Pombal, José Lourenço Júnior (PMDB), após ser constatada a contratação irregular de empresa prestadora de serviços laboratoriais, no valor de R$ 50,462 mil. A relatoria aplicou multa de R$ 2 mil ao prefeito, que teria cometido a irregularidade no exercício de 2009. O alcaide ainda pode recorrer da decisão. Durante a inspeção do TCM, foi identificada a dispensa de licitação na contratação do credor Roberto Santos dos Anjos, sem considerar a ausência de notoriedade dos contratados, de comprovação da singularidade dos objetos do contrato e de comprovação da inviabilidade de competição, fatores que justificariam a inexigibilidade. Foram percebidas também a ausência de orçamentos detalhados, certidões negativas de INSS, contribuições federais e certificado de regularidade do FGTS. Segundo a relatoria, o prefeito não apresentou justificativas convincentes na defesa e não comprovou a veracidade dos seus argumentos com a documentação devida.

PDT IRÁ DE ‘ANO 12’ NAS ELEIÇÔES MUNICIPAIS


Novato no partido, prefeito Tarcízio Pimenta já articula para as campanhas municipais em 2012

Em antecipação às eleições municipais do próximo ano, o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (PDT), já articula dentro da nova sigla o pontapé inicial para a sua campanha de reeleição. Nesta quarta-feira (24), o alcaide esteve em Brasília reunido com o ministro do Trabalho e presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Na agenda oficial, consta que o encontro seria para buscar recursos para a cidade do mandatário, mas fontes do Bahia Notícias garantem que a reunião discutiu o planejamento para as campanhas municipais na região da Princesa do Sertão. Com o slogan “Ano 12”, em referência ao número da legenda, o partido buscará ampliar o número de prefeituras sob seu domínio e, em especial, garantir a reeleição de dois de seus novos integrantes: Tarcízio e o prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar, antes do PSDB. O presidente estadual, Alexandre Brust, que não comentou sobre as movimentações de seus novos correligionários, anunciou atividades no interior do estado. Neste sábado (27), um encontro em Vitória da Conquista convocará prefeituráveis de 28 municípios da região. Já no domingo, o encontro acontece em Jequié, onde integrantes de mais 26 municípios também se farão presentes. Embora Brust não soubesse informar, o encontro do PDT regional, que acontecerá em Feira de Santana, está marcado (resta confirmação) para o segundo final de semana de setembro. Capitaneado pelo prefeito local, o evento deverá consagrar o nome de Tarcízio como principal destaque da sigla para as eleições de 2012.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

REDUÇÃO DE SALÁRIO É ILEGAL E INCONSTITUCIONAL

Recebemos a notícia de que o advogado " contratado " para fazer um estudo no plano de cargos e salários dos professores do Município, apresentou um novo projeto onde propôs redução no salário e a extinção de vários benefícios conquistado pelos professores no curto período que João do Couro, governou o município. Quando Prefeito tinha muito cuidado em emitir atos administrativos que interferia nos direitos dos servidores municipais. A atual administração se garbou o tempo todo de aumentar os salários dos servidores da educação, mas tudo não passava de encenação, pois, sabiam que o município jamais suportaria tamanho aumento, todavia com intuíto de atingir nossa administração que sempre primou por pagar rigorosamente em dia ofereceu um engodo aos professores pagando um salário melhor, que beneficiavam sobretudo seus aliados num gesto de querer se dizer melhor do que nosso governo para os professores. Os professores merecem sim receberem bons salários, mas sempre de acordo com a realidade do nosso município. O pior agora é a redução dos salários que estão propondo que é ilegal e inconstitucional e que certamente será derrubado pela Justiça, já que a constituição federal garante ao servidor irredutibilidade de vencimentos. Não custa perguntar. Kd os 10% de aumento que foi aprovado desde 2010, ainda no meu governo para todos servidores municipais? Quem tanto reclamou por aumento de salário e tanto cobrou vamos ver agora como vai se portar!
FONTE:http://itamarriosevoc.blogspot.com/

Prêmio garante preço mínimo para o sisal produzido na Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte Notícias - Brasil

Os produtores de sisal da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte ganharam um incentivo para escoar a produção com a garantia de um preço mínimo de R$1,04 para o quilo de sisal bruto. Uma portaria interministerial publicada na última sexta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU), garante subvenção econômica, através do Prêmio de Escoamento de Produção (PEP) para a safra 2011/2012 produzida nesses estados.A publicação da portaria vinha sendo cobrada aos ministros signatários pelos senadores que representam os estados produtores beneficiados. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a cultura do sisal gera a renda que possibilita a sobrevivência de aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 40 municípios do semiárido baiano. “Esta ação oferece sustentação ao comércio do sisal, melhorando a geração de renda das pessoas no campo, principalmente daquelas que dependem exclusivamente dessa produção para o sustento de suas famílias”, disse Pinheiro.
O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas. Segundo a vereadora Leninha (PT-Valente), que também é diretora do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Valente, “sendo a região sisaleira da Bahia a maior produtora dessa fibra, os produtores rurais serão os maiores beneficiados com esse prêmio. Sem contar que ele chegou no momento certo, justo quando a cultura do sisal vivenciava o seu pior momento”.
De acordo com o diretor executivo da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), Ismael Ferreira, o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) vem sendo decisivo desde 2010, quando passou a valer para a cadeia do sisal. “o Prêmio mudou a realidade dos produtores baianos, que antes não conseguiam vender sua produção por mais que R$ 0,80, o quilo. Hoje, por conta desta ação da Conab, o quilo do sisal está sendo negociado na região entre R$ 1,15 e R$ 1,25, o que representa um ganho real para o produtor”, diz Ismael.
Através da realização de leilões, o PEP garante o preço mínimo de R$ 1,04 para o produtor e concede subvenção econômica para os compradores de R$ 0,34 por quilo de sisal bruto, facilitando o escoamento da produção. A publicação da portaria pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento vinha sendo aguardada com ansiedade pelos produtores e compradores de sisal. “Se esta política não tivesse continuidade, certamente os preços cairiam ao patamar que era praticado antes do programa. Com o prêmio, iniciado na safra de 2010, o preço do sisal foi subindo e no próximo leilão a expectativa é que seja negociado acima do valor mínimo exigido pelo governo”, prevê Ferreira.

CRIANçA DE 6 ANOS MORRE COM TIRO ACIDENTAL

Um menino de 6 anos morreu, nesta quarta-feira (24), após ser baleado acidentalmente pelo irmão de 8 anos, na cidade de Água Fria, interior do estado, e acordo com informações da TV Bahia. As duas crianças estavam sozinhas em casa quando o acidente aconteceu. A arma era do pai do menino, Everaldo de Carvalho. O mais velhou pegou a espingarda para mostrar para o irmão e, enquanto brincavam, a arma disparou acidentalmente. O tiro atingiu o menino no rosto. A mãe do garoto estava no velório de um vizinho e por isso as crianças estavam sozinhas em casa. A criança chegou a ser encaminhada para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, mas morreu no caminho. O pai passou mal ao saber do caso e está no hospital municipal de Lamarão, perto de Água Fria.

JOSé RONALDO DISPUTARá FEIRA PELO DEM

O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM) disputará a eleição de 2012 para a prefeitura da Princesinha do Sertão em seu atual partido. Nesta quarta (24), cogitou-se sua ida para o PP, da base governista, mas o líder político negou a possibilidade. Ele estava ao lado do ex-governador Paulo Souto e do presidente estadual do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, em evento da legenda realizado em São Paulo, quando refutou a possibilidade. José Ronaldo, segundo noticia o jornal A Tarde, teria reiterado que ir para o PP não lhe renderia o apoio do governador Jaques Wagner (PT), já afiançado ao líder governista na Assembleia, Zé Neto (PT), e lhe retiraria o apoio de quem sempre esteve ao seu lado.

CAPIM GROSSO: PARTIDO VERDE REUNE FILIADOS PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETO MUNICIPAL

Partido Verde reuniu nesta quarta-feira (24), pré-candidatos, filiados e simpatizantes, no auditório do Grupo Verdes Mares, as 20 h, para tratar da construção de um projeto para que a cidade de Capim Grosso venha a trilhar o caminho do progresso.
A mesa de trabalho foi composta por: Vado Verdes Mares Presidente do Partido e Pré candidato a Prefeito, Fabio Ramos Pré-canditado a Prefeito, Léo Tintas e Valdeilde, estiveram presentes ao evento os Pré-candidatos a Vereadores Arivelton, Samuel, Osvaldo, Luiz do Gato e Lurdes do Sicoob.
A reunião teve abertura realizada por Fernanda, que agradeceu a presença de todos, e m seguida passou a palavra para Fábio Ramos que divulgou a pauta da noite e convidou as pessoas que ainda não são filiados ao PV para fazê-lo, ainda apresentou a versão impressa do site Capimgrosso.net, que aborda varias irregularidades da atual administração municipal.
Vado Verdes Mares, falou da má administração do dinheiro público por parte do atual gestor municipal, e abordou também sua esperança de um dia ser construído um centro industrial no município, para que possa gerar emprego e renda para a população, como também a construção de uma faculdade pública, possibilitando os estudantes carentes acesso a um curso superior.
No final da reunião foi constituída uma comissão que irá elaborar o Projeto do Partido Verde para Capim Grosso, que será composta pelas seguintes pessoas: Lurdes do Sicoob. Profª Fátima, Alexjones, Luiz do Gato, Osvaldo, Fernanda, Francineide e Jorge.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DILMA é A 3ª MULHER MAIS PODEROSA, DIZ FORBES


Além de Dilma, mais uma brasileira integra o ranking da Forbes, a modelo Gisele Bündchen
A presidente Dilma Rousseff é considerada a terceira mulher mais poderosa do mundo segundo o ranking da revista Forbes, divulgado nesta quarta-feira (24). No topo da lista está a chanceler alemã, Angela Merkel. Além da chefe do Executivo, mais uma brasileira integra o ranking: a modelo Gisele Bündchen, que conquistou a 60ª posição. A lista da revista norte-americana é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. No segundo lugar, foi eleita secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. "Nossa lista reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época", disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman, em nota. De acordo com a revista, Dilma fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto a líder alemã foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo. Na lista das 100 mais poderosas do mundo, as mulheres têm em média 54 anos e controlam, juntas, US$ 30 trilhões.

Contas de Luz já podem ser pagas nas casas lotéricas em toda Bahia

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) divulgou nesta quarta-feira que usuários do serviço passam a ter maior comodidade no momento de pagar a conta de luz. De acordo com a concessionária, os clientes já podem efetuar os pagamentos nas Casas Lotéricas e correspondentes do serviço ‘Caixa Aqui’. Com a novidade, a Coelba passa a contar com mais de 1.174 locais para quitação da fatura de energia. De acordo com informações da Caixa, o pagamento com cartão de débito, de qualquer bandeira, só é permitido para correntistas da rede e do Banco do Brasil, no para os demais clientes as transações deverão ser realizadas em dinheiro. (G1)

Luiz Caetano pede bênção ao Papa para ser candidato ao governo

Luiz Caetano: sob a bênção do Papa
O prefeito Luiz Caetano foi recebido na manhã de hoje (24/08), às 10h20, na Itália, pouco mais de 5h em Brasília, pelo Papa Bento XVI, em sua residência de veraneio, na cidade de Castel Gandolfo. Ele estava acompanhado do Bispo de Camaçari, Dom João Carlos Petrini. Durante a visita, Caetano pediu a benção a Sua Santidade, entregou a bandeira de Camaçari para ser benzida pelo papa e recebeu de Bento XVI um terço como presente. O encontro durou mais de 20 minutos. Logo depois, o prefeito de Camaçari seguiu para a cidade de Rimini, ainda na Itália, onde participou de evento cultural e científico em defesa da paz, chamado de Meeting Rimini, aberto pelo presidente italiano Giorgio Napolitano. Amanhã, Caetano se reúne com pequenos e micro empresários italianos. Ainda como parte da viagem internacional, que inclui passagem pelos Estados Unidos, ele conhece usinas de reciclagem de lixo geradoras de energia. O retorno está marcado para o dia 2 de setembro. Apesar de Caetano ter levado a bandeira de Camaçari para rezar, há quem diga que ele pediu ao Papa foi a bênção para se candidatar a governador da Bahia.

PF prende prefeito e secretários suspeitos de desvios no Pará

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira o prefeito de Vitória do Xingu (PA), Liberalino de Almeida Neto (PTB), suspeito de comandar esquema de fraudes em licitações com empresas fantasmas. Foram presas preventivamente outras nove pessoas, entre elas o pai do prefeito, José Danilo Dâmaso de Almeida, e os secretários municipais de Saúde, de Obras e de Finanças. Segundo a CGU (Controladoria-Geral da União), que participou da operação, o grupo desviou R$ 5,5 milhões em recursos públicos federais que deveriam ser usados para saúde, educação e assistência social. Foram apontadas fraudes em contratos de reforma do estádio da cidade, recuperação de estradas, construção de uma creche e obras no sistema de abastecimento de água. As empresas contratadas não tinham sede própria e usavam máquinas da própria prefeitura, de acordo com o delegado Paulo Kisner. (Folha)

Planalto converte Novais num ministro ‘em suspenso’


ministro Pedro Novais
Dono de estatura física miúda, o ministro pemedebê Pedro Novais (Turismo) perde o chão quando se acomoda numa cadeira. Nesta terça, queixo quase colado à bancada, Novais foi inquirido na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Atribuiu os malfeitos da Operação Voucher a gestões passadas. Não deu nome aos bois. Mas referia-se a Marta Suplicy e Luiz Barretto, dois antecessores do PT. Absteve-se de recordar que, ao tomar posse, promoveu a segundo da pasta Frederico Silva da Costa, entre todos o mais enrolado no inquérito da PF. Demóstenes Torres (GO), líder do DEM, questionou-o sobre a emenda de R$ 1 milhão que apresentou como deputado e que vai para empresa fantasma maranhense. O ministro confirmou a autoria da emenda, que prevê a construção de uma ponte. Mas negou que a destinação tenha se consumado. (Blog do Josias)

Saúde: Ex-prefeito comete irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEB

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) considerou procedente a ação contra o ex-prefeito de Saúde, Dinaldo Caetano da Silva, que trata de irregularidades na aplicação dos recursos do FUNDEB, no exercício de 2007. A relatoria imputou multa no valor de R$ 2.500 ao gestor, que ainda pode recorrer da decisão. De acordo com o TCM, o processo revelou a ausência de critérios técnicos de avaliação na concessão de gratificação salarial com recursos do FUNDEB para professores de mesmo nível, sem previsão legal, além da utilização de recursos do Fundo para pagamento de despesas fora do exercício a que se referem.

Mucuri: TCM diz que prefeitura realiza gastos excessivos com festas

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou pela procedência parcial da ação contra a prefeitura de Mucuri, sob gestão de Paulo Alexandre Matos Griffo, em função de irregularidades nas contratações de atrações artísticas e gastos excessivos com Festejos do Verão e Carnaval, no montante de R$ 1,1 milhão, em 2009. A relatoria aplicou multa no valor de R$ 2 mil ao gestor, advertindo para o devido respeito aos princípios da razoabilidade e da economicidade. Cabe recurso.

Ourolândia: Acidente mata cinco pessoas

Na manhã desta terça-feira (23), por volta das 5h30 um grave acidente na BR-324, no município de Candeias, sentido Feira de Santana, envolvendo uma carreta e um carro da prefeitura do município de Ourolândia, localizado no norte da Bahia, vitimou cinco pessoas. Na colisão apenas um bebê sobreviveu, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os veículos colidiram no km 506, a 8 km do Posto Fiscal de Simões Filho. As vítimas já foram identificadas e são elas, Neildes Francisca Santos, avó de Caique Pascoal Souza, Maiane Alves Santos e o motorista Inácio de Jesus e Ana Paula Ramos de Oliveira. A criança que sobreviveu ao acidente era filho de Ana Paula.
Segundo informaçoes do Hospital Municipal de Ourolândia, as vítimas viajavam para Salvador, onde fariam exames médicos. O motorista da carreta do Paraná, onde bateu o Fiat Uno de placa NTU-1728, sobreviveu. Equipes da PRF assim com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estão no local.
Segundo a PRF, o bebê, único sobrevivente, foi levado para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. Foto: TV Bahia

GEDDEL: OPOSIçãO ESTá 'CONVERSANDO'


Geddel: Além de Kertész, Neto e Imbassahy são grandes nomes para disputar a prefeitura

O almoço realizado na sede da Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (22), entre o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), o comunicador Mário Kertész e o deputado federal ACM Neto (DEM) foi um prato cheio para rumores sobre uma possível união da oposição na disputa pela prefeitura de Salvador em 2012. Na prática, porém, a informação divulgada sobre o teor da conversa é apenas uma sopinha light. “O encontro sinaliza que estamos todos conversando”, afirmou Geddel ao Bahia Notícias nesta terça (23). Sem destacar um nome para encabeçar a união dos contrários no pleito do ano que vem, o peemedebista disse que tem “preferência por um projeto claro, consequente e objetivo, com começo, meio e fim” que respalde a conjunção das siglas. Além de Kertézs e ACM Neto, o tucano Antônio Imbassahy é apontado como uma força de destaque para a confluência. “Mário é um grande nome. Mas existem outros grandes nomes. Imbassahy é um grande nome. Neto é um grande nome”, listou. Questionado sobre uma suposta indisposição dos virtuais candidatos em não participar do projeto se não estiverem à frente da campanha, Geddel minimiza. “Ninguém disse que alguém vai ser vice-prefeito. Precisa ser vice-prefeito? Existem outras formas de participar da eleição sem precisar ser vice. Apoiando e participando da campanha, por exemplo”, argumentou.

Mais informações sobre o acidente envolvendo pessoas de Ourolândia

Por volta de meio dia desta terça-feira (23), após participarmos de uma coletiva na 16ª COORPIN, mantivemos contato com Guater Robson, um dos integrantes da administração municipal de Ourolândia. Na conversa, fomos informados sobre as localidades das vítimas do acidente e das providências que o município vem tomado com o objetivo de aliviar o máximo a dor dos familiares e da população de um modo geral. Quanto as vítimas, Guater Robson informou que Maiane Alves, 17 anos, era moradora da Tabua, município de Várzea Nova; Ana Paula R. de Oliveira era também moradora da Tabua; o motorista Inácio de Jesus, 46 anos, era morador do Povoado de Alagadiço; Dona Neildes Francisca do Santos, 53 anos, residia em Lagoa do 33; Caíque Pascoal Souza, neto da dona Neildes, 7 anos, também residia em Lagoa do 33. O bebê de 6 meses que sobreviveu ao acidente era filha de Ana Paula.
Todos seguiam para Salvador para a realização de exames em hospitais da capital, uma rotina no dia-a-dia das cidades do interior, que sem recursos na área da saúde, disponibilizam veículos para conduzir pessoas nas madrugadas da vida em busca de socorro médico.
O trágico acidente ocorreu por volta das 6h desta terça-feira (23), na BR-324, no município de Candeias, sentido Feira de Santana, no Km 506, a 8 km do Posto Fiscal de Simões Filho.

MEDEIROS NETO: TCM MULTA EX-PREFEITA EM R$13 MIL

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (23), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra a ex-prefeita de Medeiros Neto, Marinalva Lucas Paranhos, pela contratação de atrações artísticas e serviços para realização das festividades de São João sem a observância de requisitos exigidos pelas normas de regência, no exercício de 2008. O relator, conselheiro Fernando Vita, imputou multa de R$ 13 mil à ex-gestora, que ainda tem direito de recurso. A análise da documentação de despesa do detectou a existência de contratação através de inexigibilidade, de empresa produtora de eventos artísticos no valor de R$ 143 mil, realização de convite para contrato dos serviços de locação da estrutura para realização da festa no montante de R$ 77,5 mil e outros pagamentos a diversos fornecedores sem procedimento licitatório, o que totalizou R$ 270,218 mil. Segundo a assessoria do TCM, a ex-prefeita teve amplo direito de defesa, mas não conseguiu descaracterizar as impropriedades.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

EXCLUSIVO: José Ronaldo vence pressão de Zé Neto e deve se filiar ao PP


José Ronaldo
Ausente da convenção que o DEM realizou no último final de semana, em Salvador, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que já foi uma das estrelas do Democratas baianos, pode estar mesmo de malas prontas para desembarcar no PP. O único entrave para consumar a mudança teria sido removido na semana passada, depois de uma conversa que manteve com os caciques da legenda na Bahia – o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e o chefe da Casa Civil do governo João Henrique, João Leão.
De acordo com um político muito ligado a José Ronaldo que falou há pouco com o Política Livre, o PP conseguiu finalmente resolver o impasse decorrente de uma suposta pressão do deputado estadual Zé Neto (PT) contra o ingresso do ex-prefeito na sigla. Candidato a prefeito de Feira em 2012, Zé Neto, que é também líder do governo na Assembleia, gostaria de contar com o apoio do partido de Negromonte e Leão à sua campanha no próximo ano.
O problema é que como deixou a Prefeitura, em 2008, com altos índices de popularidade e aparece liderando as pesquisas de pré-disposição de voto em Feira, José Ronaldo ingressa na legenda, entretanto, já na condição de pré-candidato declarado à sucessão municipal. Por este motivo, Zé Neto não teria descansado no sentido de tentar puxar a legenda para o arco da aliança que pensa em montar na cidade, onde considera que, dessa vez, pode levar finalmente a Prefeitura.
O PP teria concluído, entretanto, que para o governo pode ser melhor disputar a sucessão na cidade com mais uma candidatura da base e, com este argumento, minimizado as resistências ao nome do ex-democrata. Hoje, até o prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta, que também pertenceu ao DEM, ingressou este ano num partido da base de apoio do governo Jaques Wagner, o PDT, por intermédio de uma bem montada operação do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Nilo, uma das mais fortes lideranças pedetistas no Estado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Com número 55, PSD pedirá hoje registro ao TSE

Gilberto Kassab
Com o número 55, o pedido de registro para o Partido Social Democrático (PSD) será protocolado hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos aliados do prefeito Gilberto Kassab, presidente da sigla. O secretário-geral da comissão provisória do PSD, Saulo Queiroz, afirmou ontem que o partido conseguiu 539 mil assinaturas, 47 mil a mais que o mínimo de 492 mil exigido para a obtenção do registro. A nova legenda diz ter certificado as assinaturas em 22 Estados. No Maranhão, Pará, Amapá, Sergipe e Rio Grande do Sul, os aliados de Kassab não conseguiram assinaturas suficientes. “Não deu tempo de mobilizar as pessoas nesses Estados. Talvez em Sergipe ainda dê tempo até quarta-feira”, disse Queiroz. “Juridicamente não existe mais problema algum. O atraso no registro ocorreu pela demora da análise das assinaturas nos cartórios País afora, não foi por causa de ações nos tribunais.” (Agência Estado)

Exclusivo: Agora é pra valer! Eleição de Ourolândia pode ser marcada a qualquer momento!



Um imbróglio que se arrasta há meses pode ser resolvido a qualquer momento. É que vai ser publicado o resultado do julgamento do Recurso Especial movido pelo ex- vice- prefeito, José Neitom Oliveira em que pedia que só houvesse eleições na cidade após julgado em última instância a cassação dele, Neiltom e do ex-prefeito Antonio Araújo.

O Supremo Tribunal Federal decidiu contrário ao pedido de Neitom e julgou pela manutenção das eleições que, não fosse o Recurso Especial movido pelo vice-prefeito destituído do cargo, teriam acontecido. Foram suspensas apenas três dias antes da data prevista.

Apesar de, de certa forma acabar beneficiando o irmão do ex-vice, o atual prefeito Cícero Oliveira, parece ter sido uma coincidência que o Recurso tenha chegado e obtido decisão do Supremo dias antes das eleições. Segundo Cícero Oliveira, ele sempre desejou disputar as eleições em Ourolândia pelo voto, nunca por artifícios judiciais.

Entretanto, aconteceu, e Cícero está até o momento prefeito de Ourolândia, se esforçando tenazmente para fazer um bom trabalho, apesar de ter contra seu mandato a maioria da Câmara de Vereadores, o que dificulta extremamente o trabalho.

Mas a novela parece ter chegado ao seu fim.  Segunda-feira, dia 22 de agosto, será  publicado o resultado do julgamento, em Brasília. A partir daí, a qualquer momento, novas eleições devem ser marcadas.

A dúvida que resta é se haverá ou não novo período de campanha política. O Tribunal Regional Eleitoral considerará a campanha que já foi feita ou a eleição será marcada de chofre?

Em poucos dias saberemos.

FLAMENGO E INTER FIZERAM UM JOGÅO DE BOLA NESTE DOMINGO

Passado e presente deram as mãos na figura de dois craques, cada qual com sua genialidade, na tarde deste domingo, no Beira-Rio. Ronaldinho Gaúcho, craque nos tratos à bola, e Leandro Damião, craque da grande área, encantaram em empate por 2 a 2. O camisa 10 do Flamengo foi a figura do jogo em seu retorno a Porto Alegre. Fez um gol e criou a jogada de outro. Mas golaço mesmo, no superlativo, aí foi com o centroavante. Damião, de bicicleta, empatou. 
Foi um jogão. O Flamengo esteve na frente duas vezes. E o Inter, mesmo com um jogador a menos, foi raçudo para buscar o empate. Os outros gols foram marcados por Índio e Jael. 
Com o resultado, o Flamengo foi a 35 pontos, na segunda colocação. O Inter, com 27, é o sétimo, a quatro da zona de classificação para a Libertadores. Na próxima rodada, os cariocas têm clássico com o Vasco, e os gaúchos encaram Gre-Nal no Olímpico. Antes, na quarta-feira, o Colorado decide a Recopa contra o Independiente, e o Flamengo visita o Atlético-PR pela Sul-Americana.

Justiça cassa 32 prefeitos baianos em 3 anos

As cassações dos prefeitos de Camamu, Ioná Queiroz (PT), de Maragojipe, Sílvio Ataliba (PT), e de Madre de Deus, Eranita Brito (PMDB), ao longo da semana passada, completaram uma lista de 32 gestores baianos eleitos em 2008 e alvos de cassação pela Justiça. Destes, 21 voltaram ao poder ou nem chegaram a ser afastados. Sílvio Ataliba, por exemplo, foi destituído no dia 10, mas já tem seu retorno garantido. A maioria ainda aguarda a finalização dos recursos nas instâncias superiores para saber se chega ao final do mandato. Seis casos já foram encerrados, com um absolvido: Anfrísio Rocha, de Piripá, que nunca saiu do cargo. Foram definitivamente afastados: Edvaldo Rodrigues, de Queimadas; Frei Dilson, de Itamaraju (renunciou); Ioná Queiroz, de Camamu; o eleito Zezinho e o segundo colocado, Toninho, de Iramaia; e Reivaldo Fagundes, de Lajedo do Tabocal. Nas duas últimas foram realizadas eleições suplementares. Leia mais em A Tarde (para assinantes).

Catadores continuam sem apoio no lixão

Na tarde deste sábado (20) em conversa com o senhor João de Jesus, o popular seu Panca, morador do Bairro Jardim Formosa, obtivemos informações do número de pessoas que trabalham hoje no lixão de Capim Grosso, como catadores. Segundo o citado, em média 25 pessoas vem trabalhando praticamente todos os dias no lixão. Todas essas pessoas trabalham pela necessidade de um pedaço de pão. Enquanto isso quem deveria apresentar projetos que resultem na implantação de uma cooperativa, melhores condições de trabalho para essas pessoas, a construção de um espaço que possa destinar o lixo já separado, facilitando a coleta passa longe da vida dessas pessoas, não demonstra nenhum interesse pela resolução desse problema causado pela falta de planejamento de gestões passadas, quando criaram o lixão em local inadequado.
O que tem mesmo funcionando paralelo a essas iniciativas foi a criação de um espaço que pertence a um dos filhos de Ivo Luciano, ex-vice prefeito de Capim Grosso, local esse que os catadores destinam o que coletam do lixão. O senhor João de Jesus, que mora de favor na casa da sua filha, relatou que ficou mais fácil vender o papelão e outros derivados do lixo, mas a criação de uma cooperativa com maior estrutura que ofereça melhores condições de trabalho, ele não tem conhecimento que venha ser implantado.
Ao deixar o local fiquei a pensar como deve ser o dia-a-dia de um catador, as suas dificuldades, a falta de equipamentos para separar o material e não se ferir, a máscara para conter o mau cheiro de restos de alimentos e outros produtos tóxicos, o sol, a chuva, o cenário que simboliza restos. E pensar que os nossos administradores pregam que estão cuidando do nosso futuro.
A proposta para a criação de uma cooperativa, dentre outros projetos que possam contribuir para a mudança de vida dessas pessoas, seria o ponta-pé inicial para amenizar o sofrimento dessa gente sofrida.
Até quando esse cenário deprimente irá fazer parte do nosso presente? Com a palavra àqueles que dizem cuidar do nosso futuro!

JOGO DA LIGA MEXICANA é SUSPENSO POR TIROTEIO


Cerca de 20 mil torcedores estavam no estádio no momento do tumulto

Uma partida válida pela 1ª Divisão do campeonato mexicano de futebol foi suspensa após um tiroteio que aconteceu no entorno do estádio causar pânico entre todos os presentes no Território Santos Modelo, em Torreón. O jogo disputado na noite deste sábado (20), entre Santos Laguna e Monarcas Morella, estava no final do primeiro tempo quando o som de tiros causou correria, com os próprios jogadores e comissões técnicas a fugirem para os vestiários. De acordo com as autoridades, os tiros foram disparados após três veículos passarem por uma barreira policial sem parar. A região onde aconteceu o tumulto fica no estado de Coahuila, no norte do país, onde é muito forte a presença de cartéis de traficantes de drogas. Com informações da Folha.

BAHIA PERDE PARA O SANTOS NO PITUAçU




O Bahia até que dominou a maior parte das ações durante os noventa minutos, mas voltou a decepcionar seu torcedor dentro do Pituaçu lotado e perdeu para o Santos na noite deste domingo, por 2 x 1, pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. Com este resultado, o time de René Simões desce uma casa e aparece agora no décimo quarto lugar, com vinte pontos. Na próxima rodada, o clube baiano segue para Fortaleza para encarar o Ceará, no domingo

Meu nome continua na disputa por Feira, diz Colbert Martins

Colbert Martins Filho
O ex-deputado federal Colbert Martins Filho, do PMDB, diz que foi injustiçado ao ser preso por assinar convênios com uma ONG que serviria para desvio de verba do Ministério do Turismo. Secretário Nacional de Desenvolvimento da pasta, Colbert diz não haver provas contra ele e que “os fatos” vão mostrar sua inocência. Para ele, a exposição de fotografias feita pela PF era um ato criminoso. “Vazamento de informações, isso não pode acontecer. Há exagero”. Questionado sobre a possibilidade de acionar o Estado na Justiça, o peemedebista disse que vai pedir retratação à honra juridicamente. E completa: “tenho certeza que volto mais fortalecido”. Tão fortalecido que dá sinais de que vai entrar na disputa pela Prefeitura de Feira, em 2012. Nesta entrevista à Tribuna, Colbert fala sobre a recente entrada do prefeito Tarcízio Pimenta no PDT e diz que a disputa do próximo ano renderá novidades em todo o Estado. “Não tenho exata ideia do tamanho, mas tenho impressão de que este ano implicará em mudanças importantes na condução política em todas as prefeituras da Bahia”. Leia entrevista completa na Tribuna.

Fim de semana registra 15 homicídios em Salvador e RMS

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) registrou 15 homicídios das 17h de sexta-feira (19) às 06 desta segunda-feira. A SSP-BA também computou 22 tentativas de assassinato, seis roubos a veículos e nove roubos a coletivo. O último sábado foi o dia com mais assassinatos registrados com oito no total, sendo quatro vítimas no Arenoso. Além disso, também foram contabilizados oito tentativas de homicídios.

Caminhões sem a lona descumprem TAC

Na manhã deste sábado (20), registramos um dos caminhões ligados a coleta de lixo da cidade. A imagem foi feita no bairro Água Nova, o que comprova o descumprimento de um dos pontos do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, de iniciativa de Dr. Alexandre, um dos promotores que mais atuou em Capim Grosso. Um dos pontos determinado pelo documento obriga que os caminhões abertos que transportam lixo sejam cobertos com lonas. A determinação foi cumprida por alguns meses, depois colocada de lado, como praticamente tudo que é importante para o bem estar da população em Capim Grosso.
TAC do lixão, mais um documento desconsiderado pelos nossos representantes. O pior de tudo isso é que falam que estão cuidando do nosso futuro! Que futuro?
Texto e Foto: Arnaldo Silva. 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PRF de Sr. do Bonfim e PM recuperam veículo roubado em Juazeiro

Ontem ( 18/08 ), foi tomado de assalto, nas imediações de um posto
de combustível de Juazeiro, mais precisamente no KM 10 da BR 407, o veículo GM/VECTRA SEDAN ELEGANCE, placa NTN 9195 - BA.

Três homens fortemente armados, abordaram o condutor, e forçaram-no a entregar o veículo. De
imediato foi informado o fato a Polícia Rodoviária Federal de Sr. do
Bonfim, que deslocou agentes para fazer o rastreamento do veículo, sentido
Juazeiro, quando foi identificado no KM 70 da BR 407, vindo em sentido
oposto. A partir desse momento, os PRF's fizeram o acompanhamento tático
do VECTRA, tendo apoio das PM's de Jaguarari e Sr. do Bonfim, que seguiam
de encontro, para realizar a abordagem aos elementos, porém, antes que
fosse possível, os três meliantes abandonaram o veículo roubado no KM 107
da BR 407, adentrando o matagal. Foram realizadas buscas pela PRF e PM,
porém até o presente momento, não houve a prisão dos assaltantes.
O veículo recuperado foi encaminhado para a DEPOL de Jaguarari, a
fim de serem tomadas as providências cabíveis.
Mais uma vez, a PRF, em operação conjunta com as PM's de Jaguarari
e Sr. do Bonfim, recupera outro veículo.

ATT: Insp. Lopes Júnior
Asseroria de Comunicação - Delegacia 10/04 - Sr. do Bonfim

Confira matéria com mais precisão: Postos de Saúde de Capim Grosso terão verbas estaduais e federais suspensas

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia desta quarta-feira (17), o despacho indicando suspensão de repasses financeiros estaduais, federais referentes Programa de Saúde da Família do município de Capim Grosso.
Para não restar dúvida quanto à publicação, o ARNALDOSILVRADIALISTA.COM disponibiliza o texto na íntegra para você leitor amigo. Confira:
Processo Nº 0300.110.121.442.0300.110.883.335
Entidade: Secretaria Municipal de Saúde de Capim Grosso
CNPJ: 11.390.971/0001-01
Endereço: Rua Luiz Gonzaga – Nova Morada
Município – Capim Grosso/BA
Despacho – Acolho manifestação da auditoria SUS/BAHIA no seu parecer conclusivo as fls. 747 a 749 do processo supracitado. Considerado os achados a entidade infringiu as normas dos SUS. Concomitante suspender os repasses financeiros estaduais e federais referentes programa de Saúde da Família USF de Caiçara, Peixe, Planaltino, Padre Xavier Michele, Pedras Altas, Bairro do Oliveira (Centro de Saúde Capim Grosso) e sede (Semo), até adequação de carga horária dos profissionais do PT GM Nº 648/2006. Retorne-se a auditoria para procedimentos complementares. Publique-se.

PREFEITO DE MARAGOJIPE REASSUME O CARGO


Prefeito Silvio Ataliba ficou oito dias fora do poder

O prefeito de Maragojipe, Silvio Ataliba (PT), reassumiu o cargo nesta sexta-feira (19), por meio de uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), após ser afastado no último dia 10 de agosto. A decisão da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago revoga a anterior tomada pela juíza Ana Lúcia Ferreira de Souza, da Comarca do município do Recôncavo baiano, que o afastou por 90 dias. O gestor responde a 52 processos, entre ações civis públicas e processos de improbidade administrativa. Entre as ações, o petista é acusado pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ataliba foi recebido na manhã desta sexta por partidários e aliados que foram às ruas da cidade comemorar o seu retorno.

'MINHA HONRA SERá LAVADA', DIZ COLBERT


Fotos dos presos na operação da PF vazaram
O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, concedeu uma entrevista ao portal Terra Magazine e afirmou que lavará a honra após ser preso na Operação Voucher, da Polícia Federal (PF). “Minha honra vai ser lavada. Sou funcionário público, nunca tive nada. Esse convênio é de 2009. Já vinham. Não assinamos nada. Pagamos a finalização”, garantiu. De acordo com o ex-deputado, ele quer ser indenizado pelo Estado por conta de danos sofridos com sua prisão e exposição pública. A prisão do baiano foi a que mais provocou protestos e estranheza, devido ao pouco tempo em que estava no cargo e o que se conhece da sua história na política. Afastado do ministério, o peemedebista pretende comprovar sua inocência e retornar ao trabalho. "Posso voltar, se quiser. O juiz, que deu o habeas corpus, só excluiu a mim. E o TCU (Tribunal de Contas da União) não me incluiu nessa questão", disse.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Kassab leva seu PSD a Dilma antes de levá-lo ao TSE


Dilma Rousseff e Gilberto Kassab
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab desembarcou em Brasília na noite desta quarta. Veio à Capital para cuidar da formalização do seu PSD. Nesta quinta, Kassab e uma comitiva do “novo” partido irão ao encontro de Dilma Rousseff, na Presidência da República. Só depois, na sexta, a cúpula do PSD protocolará no Tribunal Superior Eleitoral o pedido de registro provisório da legenda. Quer dizer: antes de requerer à Justiça Eleitoral a certidão de nascimento, o partido do prefeito receberá os sacramentos governistas na pia batismal do Planalto. Dilma deve receber Kassab e Cia. na segunda metade do dia. No início da manhã, a presidente viaja para São Paulo. Só retorna a Brasília no meio da tarde. (Blog do Josias)

MADRE DE DEUS: TSE REJEITA LIMINAR DE PREFEITA

A última tentativa de reverter o processo que culminou na cassação da prefeita de Eranita de Brito (PMDB) acaba de ser indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral, na tarde desta quarta-feira (17). Com a decisão na última instância possível, a alcaide que foi condenada por crimes eleitorais e abuso do poder econômico está oficialmente cassada de seu cargo. Recentemente, a cidade esteve envolvida em uma disputa entre dois vereadores que se julgavam presidentes da Câmara e, por conseqüência, se achavam no direito de assumir o posto vago no Executivo municipal. Na última sexta (12), a Justiça determinou que o edil Jeferson Andrade (PR) era quem deveria assumir a prefeitura.

MINISTRO DA AGRICULTURA PEDE DEMISSÃO

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pediu demissão na noite desta quarta-feira (17), após semanas consecutivas de denúncias de irregularidades na pasta, de acordo com informações do G1. A carta de demissão foi publicada no site do ministério. No texto, o ministro agradeceu a "confiança" que recebeu da presidente Dilma Rousseff e classificou como "mentiras" as denúncias recebidas contra ele. "Minha família é meu limite. Aos amigos tudo, menos a honra", afirmou. Na carta, Rossi relaciona as medidas e ações que adotou no ministério, mas ressalvou que durante o último mês enfrentou "uma saraivada de acusações falsas, sem qualquer prova, nenhuma delas indicando um só ato meu que pudesse ser acoimado de ilegal ou impróprio no trato com a coisa pública"

TREINADOR DE FUTEBOL é PRESO COM COCAíNA

O treinador de futebol Marcos Antônio Barbosa da Silva, 24, foi preso na tarde desta quarta-feira (17), no Jardim Santo Inácio, com 22 trouxinhas de cocaína e uma balança de precisão. Em depoimento na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), ele disse ser treinador das divisões de base do Esporte Clube Vitória, informação negada pelo clube. A polícia também prendeu sua mulher, Aline Carvalho de Souza, 32, que assumiu também a posse da droga. O coordenador de captação de atletas do Vitória, Carlos Anunciação, assegura que o rapaz não pertence ao quadro de funcionários do clube. “Se ele se identificou como do Vitória, a única possibilidade é que pertença a algum núcleo ou escolinha de futebol espalhados pela cidade, mas que não têm vínculos com o clube. O que temos são acordos para observação de jogadores. E se ele fosse funcionário do Vitória, com certeza, estaria demitido neste momento”, concluiu. Informações do Correio.

Em privado, Rossi atribui ‘onda de denúncias’ a Serra

Wagner Rossi
A carta de demissão que Wagner Rossi entregou a Dilma Rousseff contém um trecho enigmático. No último parágrafo, o agora ex-ministro da Agricultura anotou: “Sei de onde partiu a campanha contra mim…” “…Só um político brasileiro tem capacidade de pautar ‘Veja’ e ‘Folha’ e de acumular tantas maldades…” “…Fazendo com que reiterem e requentem mentiras e matérias que não se sustentam por tantos dias. Mas minha família é meu limite. Aos amigos tudo, menos a honra”. Em diálogos privados que manteve com assessores e integrantes da cúpula do PMDB, Rossi mencionou o nome que preferiu sonegar na carta. O “político” que o ex-ministro julga estar por trás das denúncias que o levaram a pedir demissão é o ex-presidenciável tucano José Serra. Na teoria conspiratória que construiu como lenitivo para o cipoal de notícias acerbas que o alvejaram, Rossi sustenta que Serra “manda” nas redações de ‘Veja’ e ‘Folha’. Leia mais no Blog do Josias.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prefeito atleta da cidade de Biritinga será manchete em TV


A TV Subaé, afiliada da Rede Globo estará na cidade acompanhando passo a passo do treino coletivo da seleção de Biritinga.


O prefeito da cidade de Biritinga Gil de Godê, conforme é conhecido se tornou um fato inusitado no Campeonato Intermunicipal, por se tratar do único prefeito atleta participar desta competição amadora, a denominada a maior do mundo.


A TV Subaé estará no meio desta semana  registrando este acontecimento inédito no futebol, principalmente no Intermunicipal. Ele na última entrevista ao site Calila Noticias foi claro que o sonho estava sendo concretizado em colocar a seleção de sua cidade no Intermunicipal pela primeira vez e notadamente vestir a camisa defendendo o seu próprio município com unhas e dentes, é orgulho para todos. A TV , afiliada  da Globo estará na cidade acompanhando passo a passo o treino coletivo da seleção de Biritinga.