sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pedreiros e serventes do Projeto Minha casa Minha vida param obras em Capim Grosso

Segundo os trabalhadores a primeira parcela do valor que seria pago em quinze dias de trabalho, não foi efetuado.
Pedreiros e serventes pararam as obras de seis das dez primeiras casas do projeto Minha Casa  Minha Vida no bairro Jardim Formosa em Capim Grosso, atrasando a entrega das moradias. Os contratados receberão  dois mil quatrocentos e cinquenta reais por  empreita, onde deverão entregar a chave da casa pronta. Segundo os trabalhadores a primeira parcela do valor que seria pago em quinze dias de trabalho, não foi efetuado. “Era pra sair há quinze dias e não saiu, mudou para quinta feira dia 15 e nada, pediram para esperar até ontem (20) e nada de dinheiro”, disse um trabalhador que não quis se identificar.  Os operários reclamaram que estão passando por necessidades e por isso precisam receber o pagamento. Um jovem conhecido como Binho trabalhava de ajudante e necessitou abandonar os serviços por motivos de doenças e não esta em condições de comprar os remédios. E para quem espera sair do aluguel e morar em uma dessas casas vai demora um pouco mais, até que a empresa responsável pela obra efetue o pagamento e os pedreiros e serventes retornem aos trabalhos, a prefeitura precisa cobrar da licitada LM Construções, o final das obras dentro do prazo. Os contratados pretendem procurar a prefeita Drª Lidia Fontoura para receberem pelos tempos dos serviços. “Não vou trabalhar sem receber”, disse um pedreiro que não quis se identificar.


Texto e Fotos: FR Notícias

CAPIM GROSSO: BERCAR SOFRE WO E MOTOBOY VENCE DE 5 X 1

O 9º Campeonato de Futsal de Empresas e Classes teve prosseguimento nesta quinta-feira com os seguintes jogos programados: CMI X Bercar e Motoboy X Feirantes.
Na partida programada para ser a primeira da noite, não foi realiza em virtude da Bercar se recusar a entrar em quadra, como forma de protesto a perca dos pontos ganhos no jogo contra a Metalúrgica, conseqüentemente a CMI ganhou a partida por WO, somando seus três primeiros pontos na competição.
Dirigentes e jogadores da Bercar alegaram que o jogador Biza teria apresentado documentos que comprovaria a regularidade do mesmo e que não poderia ter perdidos os pontos mencionados, por outro lado a comissão declarou que marcou uma reunião em comum acordo entre os clubes envolvidos, para as 16 horas desta quinta-feira, no Ginásio de Esportes, para que se fosse resolvida a questão, dando oportunidade para a Bercar apresentar seus argumentos, só que às 16 horas a comissão se fez presente ao local, bem como o representante da equipe Metalúrgica e esperaram até as 16h40min. e nenhum representante da equipe em questão apareceu. Perguntada à pessoa com quem Ariosto manteve contato sobre o não comparecimento, a mesma disse que se esqueceu de avisar aos outros integrantes do time.
FEIRANTES
FEIRANTES
O Jogo Motoboy e Feirantes começou com a equipe dos motociclistas avassaladora, marcando logo de início dois gols marcados por Ronei, em seguida os Feirantes melhoraram no jogo, mais não foi suficiente para obter um resultado positivo vindo a sofre mais três gols, marcados por Neném, Douglas e Danilo, descontando Marcone para os Feirantes, ficando o placar em 5 x 1.
A equipe dos Motoboy entraram na quadra com faixas falando sobre violência sexual e homenageando Cássio, Louro e
 Ficha Técnica:
Motoboy: Lucas, Danilo, Zarlan, Handerson, Carlos, Douglas, Roney, Jó, Lielson, Jecivaldo e Neném: Téc: Samuel
Feirantes: Branco, Sergio, Fabinho, Van, Gi, Birrita, Cudela, Izael, Roberto, Marcone, Leo, e Popai. Téc: Bocão.
Anormalidades: Expulsão de Handerson (Motoboy) e o treinador Bocão (Feirantes).
Arbitragem: Ariosto e Ademilton
Mesário: Jorgequixabeira  -  Rep. da Comissão: Mario Rosa e Mica.

Seleção de Capim Grosso Sub-17 treina para a estréia dia 16

A Seleção de Capim Grosso Sub – 17 convocada no dia 18 do corrente, já deu início aos treinamentos visando a estréia na 4ª Copa do Jacuípe. O time treinado por Ricardo do Moto Táxi, tem 18 garotos relacionados. A equipe é formada por atletas da sede, povoado do Peixe, distrito de Pedras Altas e fazenda Tigre. Em conversa com o técnico Ricardo o mesmo informou que o elenco não está fechado e poderá se estender para 22 atletas ou até mesmo 24. A estréia da Seleção de Capim Grosso Sub-17, acontecerá dia 16 de Outubro, contra a Seleção de Riachão do Jacuípe, partida que será disputada na casa do adversário.

Sacolas tomam conta do lixão de Capim Grosso

A quantidade de sacolas no lixão de Capim Grosso supera e muito a de quantidade de urubus. Sacola nas cercas, nos galhos de árvores, no solo, nas plantações, um sinal de que o lixão de Capim Grosso não está sendo devidamente bem cuidado pela administração municipal. Ao descer do carro para registrar algumas imagens, sentir um odor muito forte, aproximando-me da cerca pude ver que o mau cheiro está sendo provocado por uma animal morto jogado dentro da área do lixão, então me perguntei: não estão abrindo valetas para depositar o lixo, porque não jogaram esse cadáver de animal também? O cadáver chamou atenção dos urubus que se aglomeravam em grande quantidade no local. A administração municipal em parceria com o governo, empresas privadas, deveria dar início a uma campanha com a distribuição de sacolas de papel para serem utilizadas na compra do pão e outros produtos, envolver as escolas, realizar mutirões para a retirada de todas aquelas sacolas do lixão, cuidar melhor da ferida que só compromete a imagem do município, de seus líderes e mais ainda da vida, da natureza, do meio ambiente.
Uma administração só faz a diferença quando ela contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, caso contrário é só mais um prefeito (a) sentado (a) na cadeira e um grupo de subordinados dizendo amém e nada mais. Com mais um detalhe: cadê a sociedade civil organizada de Capim Grosso que não senta para debater os problemas e com isso poder exigir do poder público o cumprimento de políticas públicas que gerem vida para a população, a começar pelos mais carentes? De braços cruzados esperando o maná cair do céu, fica realmente difícil, já vivemos um caos administrativos de anos e anos, com o comodismo, a falta de interesse pela cidade de quem deveria cobrar mais e cobrar forte, só complica mais o processo. 
Fonte:A rnaldo Silva

Projeto prevê que férias escolares coincidam com Copa 2014

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei do parlamentar Cleber Verde (PRB-MA), que propõe que as férias escolares em 2014 coincidam com o período dos jogos da Copa do Mundo de futebol, de acordo com informações do Estadão. A competição será realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Conforme a proposta, as férias escolares do meio do ano, após o primeiro semestre, deverão abranger todo o intervalo de tempo entre a abertura e o encerramento do evento esportivo. A medida valerá para os estabelecimentos de ensino públicos e privados. “Não podemos deixar de propiciar que os torcedores estejam liberados para participar dessa festa que, no Brasil, ultrapassará as barreiras do esporte para se constituir em grande comemoração cívica”, argumenta o autor do projeto.

Gretchen está trabalhando como garçonete em café nos EUA

A cantora Gretchen, que encerrou a carreira no Brasil para ir viver nos Estados Unidos, foi flagrada por um turista brasileiro trabalhando no Netto's Cafe, um restaurante especializado em comida brasileira em Orlando, na Flórida. As informações são do portal da revista "Caras".
O turista publicou as fotos no Facebook mostrando Gretchen trabalhando como garçonete. Segundo o agente da cantora, Neurandy Seixas, Gretchen está se apresentando e trabalhando em cafés e pubs direcionados aos brasileiros que vivem nos EUA.
Gretchen confirmou seu novo emprego a um programa de televisão. "Virei garçonete de uma lanchonete", contou ela, que continuou: "Se tivesse que me prostituir para dar comida aos meus filhos, eu faria".
Mesmo depois de anunciar o fim da carreira, em agosto, Gretchen se apresentou em pelo menos três festas, recebendo cachês de cerca de R$ 2 mil. "Ontem (domingo, 21) foi meu último show. Chegou o momento de eu cuidar da minha vida e dos meus filhos", disse a cantora quando anunciou seu afastamento do show business.
Ela se mudou para os EUA com o ex-namorado, Fernandez, que é americano, mas o relacionamento dos dois chegou ao fim. "Estávamos trabalhando demais", disse. "Não deu certo".

Madre de Deus: Eranita perde liminar no TSE

Uma liminar solicitando a volta ao cargo da prefeita cassada de Madre de Deus, Eranita Oliveira (PMDB), foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta quinta-feira. Nita, como é conhecida, foi afastada da Prefeitura por irregularidades na campanha eleitoral de 2008 e tentou negociar, em Brasília, a sua volta ao Poder Executivo. Ainda resta o julgamento do último recurso, que tem como relator o ministro Gilson Dipp, o mesmo que vetou a liminar. O atual prefeito da cidade é o presidente da Câmara, vereador Jeferson Andrade (PR). Ele ligado a principal adversária da pemedebista, a ex-candidata Carmem Gandarela (PT). (Victor Pinto)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Governo do Estado divulga empresa vencedora para construção do Abatedouro de Morro do Chapéu

O Governo do Estado divulgou o nome da empresa vencedora do processo licitatório para a implantação da primeira etapa para construção do Abatedouro Frigorífico de Morro do Chapéu. A empresa Nordeste Engenharia LTDA, terá 300 dias para a execução da obra, orçada em sua primeira fase, em R$ 1.765.134,79 (hum milhão setecentos e sessenta e cinco mil cento e trinta e quatro reais e setenta e nove centavos), valor a ser pago pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado.
As informações são do site Morro Notícias

Mairi: Policia Civil prende Homem que espancava a esposa há 20 Anos

                                      Juraci Campos Brasileiro 
Juraci Campos Brasileiro, está preso no Complexo Policial de Mairi. Juraci foi preso em flagrante delito por Policiais Civis, o mesmo praticou  agressões físicas  contra a sua esposa de nome Valdelice Santos Moura, fato ocorrido na Fazenda Nova nas proximidades da BA 052, em Mairi Bahia.
O mesmo foi autuado em Flagrante Delito pelo Delegado Titular do município Dr. Zenon Almeida e enquadrado no Art. 129 e 147, ambos do CPB c/c Art. 7° inciso II da lei 11.340/ 2003 Lesões corporais, ameaças e na Lei Maria da Penha. Segundo relatos da esposa a mesma é casada com “Juraci” há cerca de 30 anos e no período de 20 anos vem sendo espancada pelo esposo diariamente.

Fonte: Boletim Policial

Câmara: Vereadores Não se Entendem

As sessões da Câmara de Vereadores de Capim Grosso haviam se tornado monótonas devido a falta de debates e ao enfraquecimento da bancada de oposição. Todavia, nas últimas sessões o clima entre os vereadores tem esquentado e os debates estão ficando cada vez mais acalorados. Parece que os edis já planejam o que vão falar na tribuna cientes de que o povo os escuta pela Rádio Contorno FM e querem conquistar a simpatia dos eleitores ouvintes. Esta é a leitura que faço do comportamento dos vereadores nas últimas sessões.

Bancada da situação:

Elga, Ednon e Manezão que foram eleitos na coligação de Itamar Rios brigarão entre eles pelos votos de parte do Grupo da União em 2012. Os novos aliados do grupo, falam em parceria mas, esta se acaba no momento em que começa a briga pelo voto. Na última sesão ednon e Manezão debateram sobre um pedido do vereador Manoel Fernandes que poderia resultar em mais um processo contra Lydia Fontoura por improbidade administrativa. A prefeita e o Secretário de Transportes rejeitaram o pedido do vereador que foi alvo também das críticas dos colegas na tribuna.
Manezão repete sempre o discurso de que é preciso se fazer política sem a compra de voto. Ao falar assim dá a entender que os vereadores eleitos deve à compra de votos a sua eleição. Todavia, Manezão atrai a desconfiança dos colegas de bancada ao se beneficiar dos serviços de saúde do município para suas campanhas. Manezãoa companha pacientes para atendimento médico em outros municípios utilizando veículos da prefeitura e da câmara para tal.
Hildete Carvalho e Elga disputam o posto de defensora principal da gestão. Hildete grita mais mas, é Elga quem apresenta mais informações para defender as posições da prefeitura e quem anuncia as realizações da prefeita com mais frequência. O vereador Ercílio chegou a dizer que gosta da vereadora Elga porque "ela disfarça muito bem" como na defesa da tartarugas en frente ao colégio Tarcília Evangelista de Andrade.
Pedro Ribeiro e Etevaldo pouco contribuem nos debates. Pedro confia nos votos de Pedras Altas para se reeleger. O Presidente da casa (Etevaldo) chama mais atenção pelo que deixa de fazer do que pelo que fala nas poucas vezes em que usa a tribuna. Ainda bem, afinal, Etevaldo quer ser julgado pelas ações dele e não pelo que ele faz (se é que alguém consegue compreender esta fala do presidente da câmara dita há alguma sessões).

Bancada da Oposição:

A bancada da oposição não existe. Há apenas três vereadores que não declaram apoio a Lydia Fontoura mas, também não se comportam como bancada de oposição. Há uma distância entre Ercílio e Jamilton causada após a substituição de Ercílio por Jamilton na presidência da casa em 2008. Na última sessão Ercílio também foi de encontro ao posicionamento do vereador Vivaldo Moreira.
Vivaldo é visto pelos pares como uma ameaca por estar pleiteando uma candidatura a prefeito pelo PV. Para alguns vereadores Vivaldo está se utilizando da tribuna como plataforma política. A vereadora Elga é quem comenta este assunto com mais frequência e com ironia.
Jamilton se desgastou com os colegas após as denúncias contra a gestão de Lydia e Sivaldo. Atacado pelos vereadores da situação, não encontrou apoio explícito nos vereadores oposicionistas.

Renovação Esperada:

Da voz da população e de alguns vereadores de oposição e situação uma grande renovação na câmara é necessária. Jamilton já havia dito isto na tribuna e Ednon entrou no coro na útima semana. Ednon disse sentir vergonha da situação atual da casa.

Vaca morta as margens da BA 120 causa susto e curiosidades

Uma vaca morta vem causando certa curiosidade cerca de 2 km depois de Genipapo povoado de Monte Santo e 8 km da sede do município.
O motorista que trafega pela BA 120 na altura do km 155, sentido sede, a distância, por precaução ele pisa o pé no freio, pois neste período de longa estiagem é muito comum animais se alimentarem as margens das rodovias, mas quando o condutor passa próximo, ver um animal intacto e de pés, só que sem vida.
As características de um animal morto só de perto, principalmente pelo mau cheiro


O que mais chamou a atenção dos repórteres do Calila Noticias, é o estado de conservação que o animal se encontra, que chega a confundir se realmente está morto. Como pode se perceber trata-se de uma vaca, e outro fato curioso é que a ossada não aparece destacada no couro, como é comum ser visto em animais que morrem por falta de água e comida, o que é mais provável.
Populares informaram que alguém a levantou depois de morta e escorou na vegetação.
Raimundo Mascarenhas

Ourolândia terá eleições neste domingo

A cidade de Ourolândia, na Chapada Diamantina, vive um clima de expectativa com as eleições fora de hora que acontecerão neste domingo (2), por conta da cassação do prefeito e do vice eleitos em 2008. Ambos foram condenados pelos crimes de gasto e arrecadação ilícitos de recursos. Agora, o município com cerca de 12 mil eleitores deverá escolher entre as duas coligações que pleiteiam a gestão local. Uma delas é liderada pelos partidos PDT e PMDB e tem como candidatos, Cícero Gomes de Oliveira (PDT), o Professor Cícero, e seu vice, Misael de Souza Barbosa (PMDB), o Pastor Misael. O lado oposto tem a postulante Yhonara Rocha de Almeida Freire e o vice José Roberto Soares Vieira, ambos do PT. Fonte: Bahia Notícias.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“O perfil da cidade está mudando”, diz Caetano sobre Camaçari

Luis Caetano (Política Livre)
Em entrevista concedida a A Tarde, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), avaliou o legado que sua gestão pretende deixar para o município e explicou as principais reivindicações do movimento municipalista, que ele lidera no Estado como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). O prefeito comentou ainda o fato de ser citado pelo governador Jaques Wagner (PT) como um dos nomes mais cotados do seu partido para disputar as eleições de 2014, juntamente com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o senador Walter Pinheiro e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Leia entrevista completa em A Tarde (para assinantes).

PSD Obtém Registro no TSE

BRASÍLIA - Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestou nesta terça-feira a favor do pedido de registro do PSD, partido articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e que irá disputar as eleições municipais de 2012. Dos sete ministros, seis votaram pela criação do novo partido. Apenas o ministro Marco Aurélio votou contra. O PSD será o 28º partido político com registro no tribunal e o 23º com representação no Parlamento. Logo após a decisão do TSE, Kassab usou o Twitter para comemorar o nascimento do PSD. "Encerrada a Sessão do TSE. Nasceu o PSD! Parabéns a todos os brasileiros que participaram das diversas etapas da sua criação".
A legenda já contava com o posicionamento favorável da relatora, a ministra Nancy Andrighi, que votou pela concessão do registro do partido na última quinta-feira . O julgamento, no entanto, foi interrompido após pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro. Ele sustentou que não tinha condições de votar, pedindo mais tempo para analisar o processo. No entanto, ele votou favorável à criação do novo partido.
REFORÇO : PSD anuncia adesão de Romário ao partido
ONDA PARTIDÁRIA : Mais 18 partidos estão em processo de formação no país, além do PSD
O pedido do PSD foi protocolado no TSE no último dia 23 de agosto. Para participar das eleições municipais de 2012, o PSD precisava obter o registro até o dia 7 de outubro, o que pode ser inviabilizado pela ação da procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau. Desde o pedido de registro, ela se posicionou diversas vezes solicitando novas diligências para apurar a legitimidade das assinaturas de apoio à criação do PSD. Caso contrário, ela pedia que o registro do partido fosse indeferido.
Partido nasce com cerca de 50 deputados
Além de Sandra Cureau, o DEM e o PTB também contestaram o pedido de registro do PSD, alegando problemas nas assinaturas. O DEM era diretamente interessado no assunto, por ser o partido que mais vai encolher com a criação do PSD. A legenda servirá de porta de entrada para políticos filiados a partidos oposicionistas ingressarem na base do governo.
A mudança de um partido já estabelecido para outro que está sendo criado não traz o risco de ações de perda de mandato por infidelidade partidária. Isso explica grande parte do sucesso do PSD, que, segundo seus próprios cálculos, nasce com cerca de 50 deputados, dois senadores, dois governadores, seis vice-governadores e milhares de deputados estaduais e vereadores. Poderá ser a terceira maior força na Câmara dos Deputados, atrás apenas de PT e PMDB.
O nome do novo partido, no entanto, remete na verdade a um dos três grandes partidos do período democrático anterior, que vai de 1945 a 1964. O antigo PSD chegou a ter dois presidentes da República: Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek. A ligação com JK, inclusive, foi explorada por Kassab no início da articulação do partido, ainda que haja pouca relação entre a sigla daquela época com a atual.
Fora do TSE, o PSD também teve problemas com a procuradora Sandra Cureau em outra frente. Ela abriu um procedimento administrativo para investigar denúncias de fraudes na lista de assinaturas de apoio à criação do PSD colhida no Tocantins, enviando o caso ao Ministério Público do estado. Entre as possíveis irregularidades, relatadas em reportagem do Jornal Nacional, está o apoio de eleitores mortos e pessoas que não reconheceram suas assinaturas quando afrontadas com a lista. Há também a suspeita de que o PSD teria distribuído cestas básicas a eleitores do Tocantins em troca de assinaturas de apoio.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/26/por-seis-votos-um-tse-concede-registro-ao-psd-925451165.asp#ixzz1ZFHp7Bfh
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
 

CAPIM GROSSO: ESTOFADOS OLIVEIRA ESTRÉIA VENCENDO POR 2 X 0, CESTA DO POVO TAMBÉM VENCE

Nesta terça-feira (27) foi realizada, no Ginásio de Esportes Dr. Otto Alencar, a 5ª rodada do Campeonato de Futsal de Empresas e Classes, com os seguintes resultados:
Estofados Oliveira 2 X 0 Trevo Pneus e Cesta do Povo 5 X 3 Motoboy 2.
 
Abrindo a rodada À equipe do Estofado Oliveira jogando em cima das falhas do adversário e com muita garra e determinação surpreendeu ganhando da Trevo Pneus com gols de Pê e Ninito, já a Trevo jogou com uma escalação totalmente equivocada onde os jogadores atuaram fora de suas posições costumeira, como por exemplo: Dorotel joga defensivamente e nesta partida jogou a maior parte do tempo de pivô, já Robinho que é um bom pivô jogou como defensor, fora isto nada dava certo, foram vários gols perdidos, e olha aquele ditado "quem não faz leva”, foi o que aconteceu.
Ficha Técnica:
Estofados Oliveira: Cleiton, Wedson, Pê, Ninito, Deraldino, Wagner, Edinaldo, Jair, Mauricio, William e Teço
Trevo Pneus: Marcelo, Rick, Dorotel, Robson, Robinho, Marquinhos, Alex, Minininho, Marcio, Bigu e Cleiton
Na partida final da noitada, a Cesta do Povo parecia que iria ganhar facilmente e chegou a colocar 4 x 0, entretanto o adversário se recuperou e encostou no placar, terminando a partida com o marcador de 5 X 3, gols marcados por Ego (4) e Jai para a Cesta, enquanto Fabinho Luan e Tiago diminuíram para a Trevo.
Ficha Técnica:
Cesta do Povo: Sinhô, Bi, Junior, Binho, Fio, Ego, Jai, Nenzinho, Tetel, Ronaldo, Dei e Nengo. Téc: Valdir
Motoboy 2: Welington, Edison, Churek, William, Rob, Fabinho, Luan, Tiago, e Jackson. Téc: Ricardo .
 
Arbitragem: Jean e Arivelton
Mesário: Ariosto
Com os gols marcados nesta rodada o jogador Ego é o artilheiro da competição, até agora, com 04 gols marcados, seguido por Jai também da Cesta do Povo com 3.

População arranca grade da delegacia de Conceição Coité para tentar pegar presos

O clima é de muita tensão em frente a delegacia de Conceição do Coité desde as 09h da manhã quando foi apresentado o segundo acusado da morte do açougueiro José Ivo, vitima de latrocínio na noite de sábado em sua residência. Os dois principais suspeitos já estão detidos, o primeiro foi preso na noite de ontem identificado como Sergio e o outro é um menor de 16 anos.
A população está revoltada em frente a delegacia da cidade e já arrancaram a grade. Neste momento acaba de chegar reforço policial para conter a ira da população. A grade protege a porta de vidro da casa de detençao.
O menor confirmou participação no crime juntamente com Sergio que por sua vez nega ter matado o magarefe.
Mas as evidencias são muitas e nas próximas horas ele deve assumir a autoria.

Calila Noticias

Ex-detento é assassinado em Capim Grosso


Darlison saiu da prisão há cerca de um mês e foi morto dentro de sua residência no Planaltino.

Darlison Teófilo da Silva, 26 anos, foi assassinado na tarde desta terça-feira (27) dentro de sua própria residência, localizada na Rua Sucupira, 367, no Bairro Planaltino. Segundo informações de populares, dois elementos chegaram em uma moto e adentraram o local disparando contra Darlison, sendo atingido no braço esquerdo e nas costas. Ele conseguiu correr até o quintal e um dos seus amigos ainda tentou salvá-lo, quebrando inclusive o muro para levá-lo o mais rápido possível para o hospital, mas o mesmo não resistiu aos ferimentos e morreu.


A vítima do homicídio continha várias tatuagens
no corpo, inclusive de uma Índia e uma folha de maconha, que significam pessoas ligadas ao tráfico de drogas, tendo sido por esse tipo de crime preso duas vezes, sendo transferido na primeira para o presídio de Serrinha e quando solto sofreu tentativa de homicídio. A segunda prisão aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2011, por ter sido flagrado com certa quantidade de droga em um bar no Planaltino, sendo solto há cerca de um mês da DEPOL de Capim Grosso.





Texto e Fotos: FR Notícias

terça-feira, 27 de setembro de 2011

TRE CASSA MANDATO E DIREITOS POLÍTICOS DO PREFEITO DE UAUÁ

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia acaba de cassar o mandato do prefeito de Uauá, Jorge Luiz Lobo Rosa (PRTB) em sessão encerrada por volta das 21 horas desta segunda-feira (26). A Procuradoria Regional Eleitoral já tinha se manifestado a favor da cassação do gestor por "abuso de poder político, fraude e compra de votos”.
Através de documentos e declarações de testemunhas, o procurador Sidney Madruga considerou procedentes denúncias de "uso de ônibus escolares e trator do município em carreatas; atuação de servidores públicos da prefeitura, em horário de serviço, em atividades de campanha; o atendimento de médicos através do serviço municipal ligado à solicitação de votos; a distribuição de combustível constatada pelo aumento excessivo do gasto da prefeitura com o item e o uso de títulos de eleitores por terceiros no dia da votação, entre outras práticas ilícitas atreladas à disputa eleitoral”.
Jorge Lobo venceu as eleições por apenas 3,71% de votos de diferença em relação ao segundo colocado, e o relator do processo Salomão Viana, não só opinou pela perda do mandato como ainda cassou os direitos políticos no que foi seguido pelos cinco outros desembargadores.
O TRE ainda determinou a posse imediata do segundo colocado na eleição, o ex-prefeito Olímpio Cardoso Filho, que foi o responsável pela ação contra Jorge Lobo.

Leite de gado está mais caro em Capim Grosso

A seca no campo tem refletido no bolso do consumidor capimgrossense. Subindo ainda o preço da manteiga e queijo. 

Sem comida no pasto para o gado, o produtor investe mais em rações e o resultado é que o cliente está pagando mais caro pelo litro do leite, pela manteiga e pelo queijo.
A dona de casa Terezinha  já sente a diferença. “É um aumento significativo, principalmente para a categoria mais pobre, que depende mais do item alimentação, que pesa muito no orçamento das famílias”, diz.

A comerciante conhecida por Emília da cocada por exemplo, é uma das pesoas que mais é afetada pelo aumento do leite, já que compra em grande quantidade para a fabricação dos doces, e no entando não pode repassar para os seus clientes, pois não pretende aumentar o valor da sua cocada.
Em alguns vendedores de porta em porta, o leite de gado passou de R$ 1,00 para 1,20 o litro , outros estão vendendo de 1,25 , com isso aumenta o queijo, o requeijão e outros derivados.
O fenômeno conhecido como seca verde é o motivo do aumento. Tem pasto, mas sem qualidade para alimentar o gado e, consequentemente, produzir o leite.
“O vegetal, seja capim ou qualquer outro, não tem pujança de produção de mata verde. Então o alimento fica escasso, perde quantativamente e qualitativamente, e o animal não tem condição de produzir com a mesma plenitude que teria na época das águas, quando existe precipitação pluviométrica e calor compatíveis com a necessidade da planta”.

Fonte: Georgenoticias.com.br

Eleições de 2012 serão nos dias 7 e 28 de outubro

As eleições municipais de 2012 vão ser realizadas nos dias 7 e 28 de outubro. A decisão das datas do primeiro e segundo turno foi tomada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No ano que vem os eleitores vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos mais de 5.500 municípios brasileiros.Os partidos que quiserem participar da eleição do ano que vem precisam estar registrados no TSE até dia 7 de outubro de 2011. O prazo é o mesmo para que os candidatos estejam filiados a algum partido político.
Os eleitores têm até dia 9 de maio de 2012 para transferir o título de eleitor ou fazer a inscrição na justiça eleitoral.
Segundo o TSE, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos devem ser feitas entre 10 e 30 de junho. Os candidatos terão até dia 5 de julho para registrar as candidaturas no TSE.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 21 de agosto e vai até dia 4 de outubro, três dias antes da realização do primeiro turno.
Fonte: UPB/Bahia.

Ex-prefeito de Caraíbas é solto

O ex-prefeito de Caraíbas, região sudoeste da Bahia, Lourival Silveira Dias, o “Lourinho”, foi solto por decisão do Tribunal Regional Federal, em Brasília. O advogado de defesa, José Saraiva, disse que a Justiça entendeu que não havia motivos para manter Lourinho preso. Ele estava detido desde o dia 6 de setembro numa operação da Polícia Federal. O ex-prefeito é acusado de desvio de recursos federais durante o período em que comandou a prefeitura de Caraíbas.

PMDB de Capim Grosso oficializa novo diretório municipal

Foi realizada neste domingo (25), nas dependências do Paulista Night Club, reunião do PMDB de Capim Grosso, com o objetivo de escolher o novo diretório do partido. O evento contou com a presença do Dep. Federal Lúcio Vieira Lima; Dep. Est. Pedro Tavares; Prefeito de Várzea da Roça, Loury; os pré-candidatos a prefeito pelo chamado bloco de oposição, Mizael - PMDB, Vado Verdes Mares - PV, Marcos da Com 3 - PCdoB, Fábio Ramos do PV e o Capitão Flaíton também pretendente ao cargo de prefeito de Capim Grosso.
De acordo com informações colhidas, em meio à homologação da chapa, o PMDB apresentou aos presentes novos filiados, são eles:
Josemir Queiroz, ex-vice prefeito de Capim Grosso, ex-prefeito em exercício, ex-sec. da administração do ex-prefeito Itamar Rios; o ex-Vereador e presidente da Câmara Josiene Queiroz;  Vavazinho; Pote do bairro São Luiz , que se apresenta como candidato a vereador; Paulo Caiçara, que também já foi candidato a vereador, dentre outros, ao todo o partido arrolou 26 novos membros.
Após a conclusão da votação, foi oficializada a chapa única do novo diretório do PMDB de Capim Grosso.
Presidente: Herlane de Souza; 1º Vice: Maria José Pereira; 2º Vice: George da Silva; Sec. Geral: Adelcio Oliveira; Sec. Adjunto: Edvania Souza; Tesoureiro: Ovídio Ferreira; Vogal: José Ramos; Vogal: Joel Gomes; Delegado: Mizael Ferreira; Suplente: Izaias Rodrigues, conhecido por todos como Tutu, mais um ex-vereador, dentre outros escolhidos.

Governador aluga carro de filiado ao próprio partido

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a mãe dele, a deputada federal Ana Arraes (PSB-PE), já pagaram cerca de R$ 300 mil em verbas públicas a uma locadora de automóveis de uma filiada ao PSB. A BSB Locadora não tem carros suficientes para cumprir seus contratos, não possui site nem número na lista telefônica e tem como endereço uma sala fechada na periferia de Brasília. Graças à mobilização feita pelo filho, Ana Arraes foi eleita na semana passada para o TCU (Tribunal de Contas da União), órgão que fiscaliza o uso de verba pública. A relação de Campos e de Ana Arraes com a locadora extrapola os serviços fornecidos oferecidos pela empresa. A sócia majoritária da BSB, Renata Ferreira, é filiada ao PSB -legenda presidida pelo governador. Renata resolveu entrar no partido em outubro de 2009, uma semana depois de ter vencido uma licitação para fornecer automóveis para a representação do governo pernambucano em Brasília. Leia mais na Folha (para assinantes).

Bancários decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Categoria rejeitou reajuste de 8% no salário proposto pela Federação Nacional dos Bancos
Os bancários baianos aderiram ao movimento nacional da categoria pela paralisação, a partir desta terça-feira, 27, e por tempo indeterminado, de todas as atividades bancárias. A greve deverá envolver as 650 agências de bancos privados e públicos, como Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, existentes no Estado. Em Salvador, as portas das 275 agências bancárias estarão fechadas.
A paralisação foi aprovada por cerca de 1,2 mil bancários, na noite desta segunda-feira, 26, durante assembleia realizada no ginásio de esportes do sindicato da categoria, nos Aflitos. Com a greve, os bancários tentam reverter o impasse nas negociações, já que os patrões, representados pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), sinalizam com um reajuste de 8% nos salários, enquanto os bancários reivindicam 12,8%  mais participação nos lucros (PL).
O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes, disse que não dá para fechar um acordo com o percentual oferecido pelos bancos. “Os 8% significam somente 0,56% de ganho real. O que estamos reivindicando é um ganho real de 5% (descontada a inflação) para toda a categoria”, explicou o dirigente.
Para avaliar o andamento do primeiro dia de greve na Bahia, os bancários voltam a ser reunir, hoje, a partir das 18h, no ginásio do sindicato, localizado nos Aflitos. “Nossa expectativa é contar com a adesão de todos os 8,5 mil bancários do Estado”, disse o presidente da categoria, Euclides Fagundes.
Na negociação salarial, os bancários incluíram uma lista com outras reivindicações, como à garantia de emprego, o fim da rotatividade, incremento do vale-refeição, da cesta-alimentação, 13ª cesta-alimentação, do auxílio creche e adicional de 30% de risco de morte no valor da remuneração mensal.
Autoatendimento -  Para quem precisa sacar dinheiro, fazer pagamentos ou transferências, durante os dias de greve, a solução é recorrer aos caixas de autoatendimento, existentes em shoppings e na parte externa das agências, ou apelar para a internet. Outra alternativa para evitar transtornos é buscar os serviços de casas lotéricas, farmácias e supermercados conveniados a bancos. Os Correios ainda estão em greve.
Matéria: Patrícia França/Fernando Amorim | AG A TARDE.
 

domingo, 25 de setembro de 2011

Morador de rua tem cartão de crédito, conta bancária e lê muito


Márcio faz uma pausa no trabalho como ambulante para ler
A imagem de um homem barbudo, deitado num colchonete na calçada, lendo sociologia, política e romances, não passa despercebida. O ar de intelectual e o raciocínio rápido tornam-se ainda mais surpreendentes quando se conhece a história dele. Há cerca de três anos, desde que deixou o Rio Grande do Sul, Márcio Pereira dos Santos, o Gaúcho, de 34 anos, não tem endereço fixo. Mora nas ruas e gasta, todos os dias, R$ 5 para tomar banho e comer. E, além do gosto pela leitura, Gaúcho tem conta no banco, cartão de crédito, conecta-se à internet – em lan houses – por redes sociais e recebe Bolsa Família – que, poucos sabem, mas também pode ser concedida a uma única pessoa que esteja abaixo da linha da pobreza. Nas ruas do Rio, ele recolhe o que encontra pelo caminho, jornais e revistas velhos, com os quais aprende e relaxa. – O livro é bom porque você confronta suas opiniões com as do autor e aprende. O livro também me faz relaxar – afirma. Leia mais em O Globo.

Oposição quer resgatar emenda que dá mais verbas para saúde


Oposição quer no Senado mais repasses para saúde pública
A oposição no Senado vai trabalhar para resgatar o texto original do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29, que trata do repasse de mais recursos para a saúde pública. Depois que o projeto foi modificado pela Câmara dos Deputados, cabe agora aos senadores deliberarem se acatam as mudanças ou se voltam ao texto apresentado originalmente pelo então senador Tião Viana (PT-AC), atual governador do Acre. O texto aprovado em 2008 no Senado determinava que a União deveria destinar 10% das receitas correntes brutas para o financiamento da saúde. Aos Estados ficou estipulado o repasse de 12% e aos municípios 15%, também das receitas correntes brutas. O projeto definia ainda o que poderia ser enquadrado como gastos em saúde para ser abatido dos respectivos percentuais mínimos. Na Câmara, foi aprovado o substitutivo do deputado Pepe Vargas (PT-RS), que altera o repasse obrigatório da União para um valor equivalente ao previsto no orçamento do ano anterior para a saúde mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro daquele ano. (Agência Brasil)

Operação da Polícia Militar resulta em prisões e apreensões na Avenida ACM

De acordo com informações da central de Polícia do 5º Pelotão de Capim Grosso, foi realizada na tarde deste sábado (24), por volta das 17h, em plena Avenida ACM, uma batida policial que teve à frente o Tenente Marcos José, com a participação de outros prepostos, batida essa que resultou na apreensão de 3 celulares, 2 balanças de precisão, 2 porções de maconha, 137 papelotes de cocaína e R$ 170 reais em espécie. Quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia de polícia, são elas: Maria Arlete Cerqueira Oliveira, 34 anos, natural de Riachão do Jacuípe, a mesma reside à rua Bela Vista S/N bairro Sacramento, Capim Grosso;  L. M. O. 16 anos, natural de São Paulo; Girleide Maciel Cerqueira, 18 anos, natural de Riachão do Jacuípe e C. M. O. 14 anos, natural de São Paulo. Todos fazem parte da mesma família. O caso agora será encaminhado à justiça local.
Texto: Arnaldo Silva/Foto: FR Notícias.

sábado, 24 de setembro de 2011

Nova lei do aviso prévio deixa trabalhador baiano satisfeito

Os trabalhadores comemoraram a aprovação do Projeto de Lei 3.941/89 que institui o aviso prévio de até 90 dias, proporcional ao tempo de serviço. Para virar lei, basta apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff, mas os empresários, que não gostaram da medida, já devem se preparar para a mudança. Ela não é retroativa, mas vale para todos os atuais empregados.
A nova norma estabelece que, além dos já previstos 30 dias, o aviso prévio terá um acréscimo de três dias a cada ano trabalhando na mesma empresa. O limite é de mais 60 dias, de acordo com o tempo trabalhado. Na prática, só terá direito aos 90 dias quem trabalha há 20, ou mais anos, no mesmo local, e é demitido sem justa causa.  
Fonte: A Tarde

Bancários anunciam greve por tempo indeterminado

Quem depende de agência para resolver pendências bancárias é bom acelerar os passos e aproveitar a próxima segunda-feira. Uma greve aprovada em assembleia será iniciada na terça-feira por tempo indeterminado em todo estado. A categoria quer aumento de 12.8%, além de reajuste nos benefícios e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor equivalente a três salários e mais R$ 4,5 mil. No final da tarde desta sexta-feira, representantes do Sindicato dos Bancários da Bahia participaram de uma rodada de negociação com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Febraban), porém, segundo Euclides Fagundes, presidente do sindicato que representa a categoria, não houve avanços e por esta razão o movimento que inicialmente aconteceria apenas em Salvador e Região Metropolitana será estendido por todo o estado. Leia mais na Tribuna.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Senhor do Bonfim: TCM multa prefeito em R$ 15 mil

 
 
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou, nesta quinta-feira (22), o prefeito de Senhor do Bonfim (localizado no nordeste baiano), Paulo Batista Machado (PT), em R$ 15 mil por “irregularidades cometidas no exercício de 2010”. Para o relator, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, o petista teria feito cinco termos de parceria irregulares com o Centro Comunitário Social Alto Paraíso (Cecosap). A entidade teria “operacionalizado” programas na área de saúde, assistência social, agricultura, além de expansão e melhoramento dos serviços das secretarias de Administração, Finanças e Indústria, Comércio e Turismo com recursos municipais de R$ 19.289.831,90.
 

Líder de quadrilha é preso com um arsenal de guerra

Com o bandido esta  R$ 405mil, duas sub-metralhadoras calibre 9 mm, duas pistolas (calibres 9 mm e 45), cinco revólveres 38, sete coletes balísticos.


O líder de uma quadrilha especializada em roubos a bancos, responsável por mais de 80% dos crimes desta natureza na região de Vitória da Conquista, Adaílson Souza Lima, o “Rocerinho”, 30 anos, foi apresentado à imprensa, na manhã de hoje (22), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia.
Além dele, mais cinco integrantes do bando – capturados durante a mesma ação, deflagrada em conjunto pelo Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) e unidades policiais de Vitória da Conquista e de Feira de Santana – foram também apresentados: Vânderson Ferreira dos Santos, o “Vando”, 40 anos, sua mulher Bárbara Queiroz dos Santos, Josenei de Jesus Santos, o “Nei”, 37, Dênis Cortes Campos, o “Dênis”, 31, e Ana Cláudia Ribeiro dos Santos, 29.
Com ramificações no tráfico de drogas em Itaparica, Vera Cruz e nos municípios que compõem a Costa do Dendê, Rocerinho se tornou um dos principais financiadores de quadrilhas especializadas em ataques a instituições financeiras no interior do estado. Em poder da quadrilha a polícia apreendeu uma sub-metalhadora 9mm, uma pistola ponto 40, um revólver 38, uma espingarda calibre 12, um colete balístico, munições de diversos calibres, além de um veículo e de uma motocicleta.
O delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, ressaltou a importância do trabalho integrado e dos bons resultados obtidos pela segurança pública em 2011 no combate às quadrilhas de roubos a bancos. “A união de esforços favorece a investigação e entendo que a participação da população é imprescindível neste processo”, destacou, acrescentando que 91 pessoas foram presas e 28 quadrilhas de assaltantes de banco desarticuladas no período de janeiro até setembro.
Histórico
A operação, que resultou na desarticulação da quadrilha, começou em 29 de agosto, logo após o assalto a uma agência bancária no município de Boa Nova. Naquele dia, a polícia prendeu em flagrante Walter Pereira Carvalho Júnior, 23 anos, responsável pela logística do grupo. Walter queimou um dos veículos utilizados na ação criminosa e fugira para a zona rural do município, onde foi preso.
Em seu poder a polícia apreendeu cerca de R$ 405mil, duas sub-metralhadoras calibre 9 mm, duas pistolas (calibres 9 mm e 45), cinco revólveres 38, sete coletes balísticos e diversos carregadores municiados.
A partir daí, o Garcif identificou 12 pessoas, solicitando as prisões preventivas. Sete mandados foram cumpridos, referentes a Roceirinho e os comparsas, estando ainda cinco assaltantes foragidos: Édson dos Santos, o “Nego Édson”, 37 anos, com passagens em delegacias por agressões e furtos, Sérgio da Anunciação dos Santos, o “Guilherme”, 41, que responde a três inquéritos, três processos e estava com mandado de prisão em aberto, Vilmar Florêncio Silva, o “Dona Vilma”, 31, Jackson Pascoal da Silva Carvalho, o “Jacão” ou “Gordo”, 27, com três inquéritos e um processo por prática de roubo e formação de quadrilha, e Cristiano Machado Souza, “Salsa” ou “Salsicha”, 29.

Denúncias sobre o paradeiro destes criminosos, podem ser repassadas, por moradores da região de Vitória da Conquista, através do telefone 197 ou pelo serviço do Disque-Denúncia da SSP, que funciona para o interior com o número 181. Em Salvador, qualquer informação, pode ser relatada através do telefone 3235-0000 (Disque-Denúncia).

Chacina
Adaílson Souza Lima, o Rocerinho responde a três inquéritos, um processo e possui um mandado de prisão em aberto. Em junho de 2010, ordenou uma chacina na localidade de Barra do Gil, distrito de Vera Cruz, em que morreram o ex-parceiro Édson Conceição, por uma suposta dívida de R$ 30 mil, e mais quatro familiares. Nesta ação, 10 homens armados invadiram uma casa alugada pela vítima e, além de executá-la a tiros, com armas de grosso calibre, mataram também o seu irmão, Adilson dos Santos Conceição, e os sobrinhos Edvan, Eremilton e Erivaldo de Deus Conceição, todos filhos de Adílson.

Levantamento aponta 512 supersalários no Judiciário

Superior Tribunal de Justiça
Parte dos servidores do Judiciário engrossa o corpo de políticos, autoridades e funcionários públicos que ganham mais que o teto constitucional, hoje fixado em R$ 26.723,13. Estudos elaborados exatamente por funcionários públicos da Justiça e do Ministério Público encontraram 512 servidores ganhando mais que o subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Os servidores fazem parte do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos tribunais regionais federais da 2ª, 3ª e 4ª Região. No tribunal de Justiça do DF, por exemplo, um analista judiciário ganhou R$ 32.612 em dezembro passado, já descontados os valores referentes a 13º, férias e auxílios. Outros cinco funcionários ganharam cerca de R$ 31 mil naquele mês. Leia mais no Congresso em Foco.

Associação de Pedras Altas pede paralisação das obras da adutora do sisal

Agricultores dizem que se suas reinvindicações não forem atendidas vão fechar a BR 407 nesta quinta-feira (22).

Estiveram reunidos nessa manhã de terça feira (20) os afiliados da Associação do Desenvolvimento do Vale do Rio Itapicuru Mirim (ADVRIMI), que tem como presidente o senhor Antônio Paulo Oliveira Filho, conhecido como Antônio Grande.


Associados e presidente pedem providências  
Na assembleia ficou definido o pedido de paralisação das obras da adutora do sisal que levará água da barragem local suprindo o abastecimento da região  sisaleira.   Porém segundo a associação, desde a inauguração da represa em 2001 que os moradores pedem a implantação de um projeto de irrigação no lugar onde beneficiará em primeira mão os agricultores e produtores rurais de Pedras Altas, mas os pedidos não foram atendidos.


A barragem está cheia e poderia está sendo mais bem usada em benefício dos moradores locais
No dia 23 de outubro de 2009 foi realizada uma audiência pública sobre o uso da barragem que tem capacidade para 39 milhões de litros de água, onde foi novamente reforçado o pedido e nada foi feito, causando a indignação da ADVRIMI, o presidente da associação afirmou que nem um dos pedidos foram acatados, como um motor bomba e dois mil metros de canos solicitados desde o ano de 2007, onde os produtores rurais acreditam que diminuirá o custo com alimentação de animais e sobrará dinheiro para aplicar em uma melhor qualidade de vida dos moradores da zona rural. Outra reunião aconteceu no dia 14 de setembro de 2010 na sala de reuniões do gabinete da Secretaria de Agricultura  Irrigação  e Reforma Agrária (SEAGRI) referente a utilização dos recursos hídricos abastecido pelo Rio Itapicuru Mirim de onde deveria sair a irrigação, “ não somos contra o projeto da adutora, mas contanto que o nosso saia primeiro, o mais importante é beneficiar a comunidade”, disse Antônio Grande em entrevista ao FR, “todas as barragens são construídas com quatro finalidades, o abastecimento humano, de animais,  irrigação e outras finalidades como indústrias” continuou. O presidente indagou que os moradores da zona rural estão sofrendo com a pobreza e os poderes municipais, estaduais e federais não olham para a situação “é relato comum ver nossos jovens precisarem sair para arriscar a vida em outras localidades e quando não se sabe que esta sepultado ou encarcerado muitos retornam marginais por falta de condições de sobreviverem em sua terra, onde estamos brigando pelo desenvolvimento para que isso não venha acontecer”, finalizou.
Agricultores pedem que a obra seja paralisada  
O senhor Noel Cristino Carneiro, produtor rural, 71 anos defendeu a rapidez na implantação da irrigação “não sou mais agricultor, sou sofredor, se jogar um canal de água resolve os problemas, os animais sentem o cheiro da água e ficam berrando isso é duro” completou. Revoltado o senhor Francisco Esmael dos Santos, 60 anos, culpou os políticos “nós temos o Governador, Senadores, Deputados e Vereadores que precisam avisar o que esta acontecendo e a prefeita onde esta? Tem que cobrar por nós”.

Morador mostra indignado os valores cobrados pela Embasa
 Outro associado pediu apoio dos políticos, senhor Osvaldo de Jesus Raposo, 42 anos, produtor rural, “eu gostaria que a prefeita e os vereadores do município acompanhassem de perto a associação e cobrasse a irrigação de Pedras Altas para melhorar a vida do povo” disse. Outra reclamação  é sobre o valor das contas de água, “referente a tarifa da Embasa e a taxa progressiva (após o consumo mínimo de dez mil litros de água), em 2009 quando foi implantado o sistema tinha o custo de R$ 16,24 e no dia 23 de outubro de 2009 na audiência pública a Embasa se comprometeu a rever esta situação, no último mês de agosto o custo da tarifa já era 40 % maior e a progressiva sofre um acréscimo de 180% a cada mil litros consumidos” disse Waldick Lima de Santana.
Em entrevista ao jornal Folha Regional no dia 14 de maio de 2009, o Governador Jacques Wagner disse que iria mandar fazer um estudo para ver a possibilidade de irrigação na região e dois anos e quatro meses depois esse projeto de irrigação não foi implantado. Os associados prometem manifestação nessa próxima quinta feira (22) na BR 407 em Pedras Altas. Um projeto da Deputada Neusa Cadore visa o beneficiamento de várias cidades, mas não inclui a c omunidade de Pedras Altas.

Texto e fotos: Folha Regional e FR Notícias

Partido Verde não se entende sobre 2012

Depois de sofrer com perda de importantes quadros na Bahia, o Partido Verde (PV), agora, é acometido por outro mal, a falta de afinamento para as eleições municipais de 2012. Em Vitória da Conquista, por exemplo, o partido tem dois pré-candidatos a prefeito. Em Salvador, a confusão é ainda maior. Além da vereadora Andréa Mendonça e da coordenadora da Fundação Steve Biko, Célia Sacramento, a ex-vice-prefeita e ex-diretora do Instituto do Meio Ambiente Bete Wagner se coloca como aspirante na disputa pelo Thomé de Souza no ano que vem. E com Bete, a situação é intrigante, pois o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, já havia cotado seu nome como candidata a vereadora, o que foi desmentido veementemente por ela. “Definitivamente, eu não sou candidata a vereadora. Sou pré-candidata a prefeita de Salvador”, disse a ambientalista em entrevista à Tribuna. Leia mais na Tribuna.

Corrupção faz Brasil perder uma Bolívia‏

Pelo menos o valor equivalente à economia da Bolívia foi desviado dos cofres do governo federal em sete anos, de 2002 a 2008.
Cálculo feito a partir de informações de órgãos públicos de controle mostra que R$ 40 bilhões foram perdidos com a corrupção no período -média de R$ 6 bilhões por ano, dinheiro que deixou de ser aplicado na provisão de serviços públicos.
Com esse volume de recursos seria possível elevar em 23% o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família -hoje quase 13 milhões.
Ou ainda reduzir à metade o número de casas sem saneamento -no total, cerca de 25 milhões de moradias.
O montante apurado faz com que escândalos políticos de grande repercussão pareçam pequenos.
Na Operação Voucher, que no mês passado derrubou parte da cúpula do Ministério do Turismo, por exemplo, a Polícia Federal estimou o prejuízo em R$ 3 milhões.
Apesar de elevada, a quantia perdida anualmente está subestimada, pois não considera desvios em Estados e municípios, que possuem orçamentos próprios.
A estimativa, feita pelo economista da Fundação Getulio Vargas Marcos Fernandes da Silva, contabiliza apenas os desvios com recursos federais, incluindo os recursos repassados às unidades da federação.
Durante seis meses, o economista reuniu dados de investigações de CGU (Controladoria-Geral da União), Polícia Federal e TCU (Tribunal de Contas da União).
São resultados de inspeções em gastos e repasses federais para manter serviços de saúde, educação e segurança pública, por exemplo.
Os dados servem de base para inquéritos policiais e ações penais, além da cobrança judicial do dinheiro público desviado.
Para o autor, esses desvios têm custo social e econômico. "Privar as pessoas de saúde é privá-las de crescer, de aprender, de competir com igualdade. Para o Brasil, isso é perda de produtividade."
Em outra comparação, o pesquisador estima que, se os R$ 40 bilhões fossem aplicados na redução da desigualdade só por meio do Bolsa Família, a expectativa de vida do brasileiro poderia aumentar em dois anos e cinco meses em uma década.
Os desvios também afetam a capacidade de o país crescer e gerar empregos.
Tomando como base apenas o último ano do levantamento (2008), os recursos perdidos para corrupção equivalem a quase 20% dos investimentos do governo federal (R$ 28,2 bilhões).
Para o setor privado, que enfrenta dificuldades com os gargalos de infraestrutura, o prejuízo é evidente. No dia a dia das empresas, isso significa redução de competitividade em relação a concorrentes estrangeiros.
"Se as estradas não ficaram prontas ou estão em péssimo estado, fazendo com que os caminhões quebrem com frequência, é mais difícil entregar o produto", diz Marina Araújo, pesquisadora da Fundação Dom Cabral.
"Se não há escolas de qualidade, não há mão de obra pronta para trabalhar."
A fundação é a avaliadora do Brasil em duas pesquisas internacionais, do Fórum Econômico Mundial e do IMD (International Institute for Management Development), com sede na Suíça.
A opinião corrente dos cerca de 200 executivos brasileiros entrevistados, segundo Araújo, é que os políticos não merecem confiança, que há desperdício do dinheiro público e que a corrupção é fonte de dispersão de recursos.
Entre 139 países, o Brasil conseguiu apenas a 127ª posição no quesito confiança nos políticos.
Em 2010, a nota brasileira para esse item foi 1,8, sendo que a avaliação mais baixa é 1, e a mais alta, 7.
Com essa pontuação,
 Brasil ficou atrás de um país como o Sri Lanka no quesito.
"Considerando a estabilidade econômica e política que temos no Brasil e a visibilidade do país, o resultado é muito ruim", diz Araújo.
UOL/Cartaz: Google.
 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Comunidades de Caiçara e Mata do estado cobram construção de ponto de ônibus.

Povoado de Caiçara e comunidade de Mata do estado aguardam uma solução pela falta de um ponto de ônibus.

Moradores da região de Mata do estado e de Caiçara sentem a falta de um ponto de ônibus no trecho que da acesso as duas comunidades, o que poderia ajudar aos moradores das duas localidades quando necessitam aguardar transportes às margens da estrada sentido Capim Grosso e até mesmo Jacobina.
Agora que o tempo quente se aproxima a necessidade é ainda maior, já que não exite qualquer amparo sombrio para quem depende do transporte altenativo ou coletivo. Quando se tem a sorte de encontrar carro logo que chega ao local de parada, da pra levar, mas nem sempre se tem a sorte de econtrar carro rapidamente. Diante dessa necessidade, o representante das duas comunidades, Arivelto ( Tota ), esteve recentemente em nome de moradores das referidas comunidades na radio contorno fm, solicitando do poder público a construção deste ponto, segundo Arivelto, um ofício foi enviado para o secretário geral da administração Luiz Fontoura, que prometeu dar uma atenção ao caso.
Até agora não houve nenhuma manifestação por parte do executivo municipal.
Fonte: George notiçias.