terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sessão dia 27/08: Vereadores debateram sobre saúde, limpeza pública e água doce


O primeiro a se pronunciar foi o edil Antonio de Braz, demonstrando o requerimento que implantado evitará que sacolas plásticas se espalhem pelas imediações do deposito de lixo de Capim Grosso, além disso lembrou das vistas em locais de poços artesianos para perfuração, recuperação e relocação. Informou sobre a chegada de engenheiros que analisaram a construção do canal que levará a sobra da água da barragem de Pedras Altas para o açude do Rio do Peixe.

Arivelton Mota parabenizou a Prefeitura pela limpeza do açude de Caiçara, indicando que em pontos críticos foram retirados cerca de 2,80 metros de lama, acumuladas há tempos. Informou que donos de tanques precisam entrar em contato com a Secretaria de Agricultura para efetuar a limpeza. A reclamação ficou por conta de lixo entulho espalhados na cidade e o parlamentar cobrou mais fiscalização da Prefeitura em relação a empresa DMS, além de melhorias para o Bairro Jardim Araujo. 

Vanderlei Queiroz reclamou da limpeza pública e que se a empresa não da conta que se retire, denunciou que os funcionários contratados pela DMS recebem apenas meio salário. Reclamou da iluminação pública , onde vem a cobrança e não esta de qualidade. Pediu construção da Praça Pau Brasil, no Planalto, além, do calçamento na Travessa Portugal, no Bairro Vicente Ferreira. E seguida falou da transposição da água da barragem para o Rio do Peixe. 

Bruno Victor anunciou o inicio de cirurgias no Hospital Capim Grosso. Comentou que a Prefeitura contratou uma pessoa para o Raio X e a chegada de mais um médico e uma enfermeira . Pediu ao Secretario de Transporte Edezio Nascimento um carro para coleta de “pessoas especiais” . Convidou a todos para a “Ação Global” próximo dia 30 na comunidade dos 7 porcos. Denunciou que alguns motaxistas desrespeitam o trânsito. Pediu a empresa DMS que preste atenção em relação a capina e o lixo, pois a fala dos colegas tem fundamento. 


Frank Neto falou sobre a chegada de uma equipe da UNIVASF em Capim Grosso, para agendar a topografia do Centro de Esportes, orçado no valor de 2 milhões de reais. Comentou que está também participando na busca da construção do canal que liga a Barragem de Pedras Altas ao açude do Rio do Peixe. Informou que o prazo para inicio da construção das 50 casas populares que Capim Grosso recebeu é de 30 dias. Pediu a limpeza dos entulhos na Praça Gabriel Francisco. 
Vado Verdes Mares informou que também esteve em Pedras Altas junto com a equipe para tratar sobre a transposição de água para o açude do Rio do Peixe. Reclamou que no centro da cidade, comerciantes estão colocando material nas calçadas e as construções não estão acompanhando o alinhamento do meio fio.

Gilberto Alves, falou da situação que se encontra a Rua Antonio Rodrigues, no sentido de calçamento em péssimas condições. Agradeceu à Secretária de Obras e Urbanismo, pela colocação de lâmpadas , melhorando a iluminação. Pediu que coloquem um trabalhador para realizar o serviço de capina nos povoados de Peixe e Melancias.
Prof° Ney pediu a divulgação de um calendário de obras para a população acompanhar. Informou que o Secretario da SEDUR, Cicero Monteiro, ordenou 500 mil reais em calçamento, então indicou as ruas da Borracha , Caiçara, São Francisco e Travessa Formosa. Sobre os acidentes da pista Bicicross falou que o espaço ainda não esta e que acidentes acontecem em qualquer esporte e quem pratica tem o dever de se precaver, e se é uma criança o pai deve ficar atento. Desejou boa sorte ao Secretario de Assistência Social Daniel Novaes.

Samoel Moto Taxi esteve em visita em colégios, presenciando uma cena em que a água estava salobra e quente, reclamou que prefeitura pode substituir . Informou ter levado um jovem com o braço machucado na UPA, mas voltou pra casa por falta de Raio X. Disse faltar letreiros nas escolas das comunidades, e recebeu denuncia que um dia na semana, foi servido beiju seco e outro dia voador , como merenda. Cobrou que a prefeitura construa obras com recursos próprios e a fiscalização da coleta de lixo. Sobre o bicicross, os pais precisarão assinar um termo de responsabilidade e que comecem acompanhar os filhos, e que ali foi feito pensando na juventude. 


Hildete Carvalho também lembrou que os reservatórios de água, serão todos limpos, e que o maquinário próprio ajudará. . Disse que não irá mais se candidatar, porém ficará com saudades dessa administração. Informou da chegado do profissional capacitado para o Raio X, e médicos para a UPA. Disse que no hospital já se fazem cirurgia, marcada na Secretaria de Saúde e encaminhada ao HCG. 

O Presidente da Casa, Manoel Fernandes em uma intervenção,
disse que a cidade realmente esta muito suja, e muitas empresas jogam lixo na rua. O dever Falou que o dever Vereador é legislar e fiscalizar e que vai ser mantida a união na Câmara, procurando o bem pela cidade. Manoel exibiu um livro da Constituição Federal. 




Fonte: ACCAM

Enfermeiro assume Secretaria Municipal de Saúde de Laje, filho da nossa região morou por muinto tempo em Capim Grosso.

A pasta tinha Dona Lúcia Lian como titular que deixou o cargo para assumir a direção de uma clínica particular em São Miguel das Matas
O prefeito da cidade de Laje, no Vale do Jiquiriçá, informou nesta segunda-feira que o Enfermeiro Denilton Joaquim dos Santos, que trabalha no PSF da localidade da Serra do Frio assume interinamente a Secretaria Municipal de Saúde.
A manutenção do enfermeiro no cargo, depende do seu desenvolvimento no trabalho, destacou o prefeito salientando ainda que deseja o apoio da população para que Denilton possa desenvolver o seu trabalho.

RESUMO SA SESSÃO DESSA TERÇA FEIRA

Arivelton Mota parabenizou a Prefeitura pela limpeza do açude de Caiçara, indicando que em pontos críticos foram retirados cerca de 2,80 metros de lama, acumuladas há tempos. Informou que donos de tanques precisam entrar em contato com a Secretaria de Agricultura para efetuar a limpeza. A reclamação ficou por conta de lixo entulho espalhados na cidade e o parlamentar cobrou mais fiscalização da Prefeitura em relação a empresa DMS, além de melhorias para o Bairro Jardim Araujo. 

POPULAÇÃO INTERDITA BA, QUE LIGA SAÚDE A CALDEIRÃO GRANDE


Moradores das cidades de Saúde, e Caldeirão Grande, protestaram na manhã de hoje (27), queimando pneus  e galho de árvores interditando toda BA que liga  a cidade de Caldeirão Grande. Várias cobranças são feitas quase que todos os dias na Imprensa  local, relatando ás péssimas  condições  de  tráfego dessa BA, são mais  de 18KM  em estado critico totalmente esburacada. A Policia Militar esteve no  local, e minutos depois o trânsito foi liberado.
Diante da demora do DERBA, e da Secretária de infra-estrutura do governo, a população resolveu chamar atenção das autoridades para o problema que já dura mais de uma década, sem que  ninguém tome uma atitude.
Fonte: Espacoaberto.net

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O VEREADOR ARIVELTON MOTA COBRA MELHORIAS PARA OS MORADORES DA RUA JOSÉ SANTANA CONHECIDA RUA DA BORRACHA, BAIRRO JOSÉ MENDES DE QUEIROZ.

Iniçia a canalização da rede de esgoto na rua JOSÉ SANTANA, mais conheçida como rua da borracha, no Bairro josé mendes de Queiroz. Com isso quem ganha e o povo. Parabéns a Prefeitura Municipal Capim Grosso,, a secrétaria Jandira Oliveira. Esse é o verdadeiro papel do vereador.LÉGISLATIVO A SÉRVIÇO DA COMUNIDADE.
REQUERIMENTO DE AUTORIA DO VEREADOR ARIVELTON MOTA.





terça-feira, 13 de agosto de 2013

PROJETO DE LEI Nº 107/ 2013 DE 13 DE AGOSTO DE 20013, DE AUTORIA DO VEREADOR ARIVELTON MOTA



PROJETO DE LEI Nº 107/2013 de 13 de agosto de 2013
Estabelece Períodos Para A Realização De Concursos Ou Processos Seletivos Para Provimento De Cargos Públicos e de Exames Vestibulares No Âmbito Do Estado E Dá Outras Providências.

             A CÂMARA DE VEREADORES DE CAPIM GROSSO, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e de conformidade o que estabelece a legislação vigente;
          Art. 1º - As provas de concurso público ou processo seletivo para provimento de cargos públicos e os exames vestibulares das universidades públicas e privadas serão realizados no período de domingo a sexta-feira, no horário compreendido entre as 8h e às 18h.
            § 1º - Quando inviável a promoção de certames em conformidade com o "caput", a entidade organizadora poderá realizá-los no sábado, devendo permitir ao candidato que alegar motivo de crença religiosa a possibilidade de fazê-los após as 18h.
            § 2º - A permissão de que trata o parágrafo anterior deverá ser precedida de requerimento, assinado pelo próprio interessado, dirigido à entidade organizadora, até 72 (setenta e duas) horas antes do horário de início do certame.
            § 3º - Na hipótese do § 1º, o candidato ficará incomunicável desde o horário regular previsto para os exames até o início do horário alternativo para ele estabelecido previamente.
            Art. 2º - É assegurado ao aluno, devidamente matriculado nos estabelecimentos de ensino público ou privado, de ensino fundamental, médio ou superior, a aplicação de provas em dias não coincidentes com o período de guarda religiosa previsto no "caput" do artigo 1º.
         § 1º - Poderá o aluno, pelos mesmos motivos previstos neste artigo, requerer à escola que, em substituição à sua presença na sala de aula, e para fins de obtenção de freqüência, seja-lhe assegurada, alternativamente, a apresentação de trabalho escrito ou qualquer outra atividade de pesquisa acadêmica, determinados pelo estabelecimento de ensino, observados os parâmetros curriculares e planos de aula do dia de sua ausência.
§ 2º - Os requerimentos de que trata este artigo serão obrigatoriamente deferidos pelo estabelecimento de ensino.
Art. 3º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.  
Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em 13 de agosto de 2013


Arivelton Mota Santos
Vereador-Autor


JUSTIFICATIVA AO PROJ DE LEI Nº




        A nossa proposta visa atender a um segmento da população, que por crença religiosa, consideram o sábado como dia de dedicação exclusiva a Deus, não podendo exercer qualquer outro tipo de atividade. Estão nesse segmento cristãos e judeus, cuja guarda de sábado, período que se estende do por do sol de sexta-feira até o por do sol de sábado, é um dos pilares de sua crença.
              A Constituição Federal no seu art. 5º, VIII, procura conciliar as obrigações civis com as obrigações religiosas. O nosso projeto, sob a luz desse dispositivo, visa claramente essa conciliação, estabelecendo uma regra - não realização de provas aos sábados -, e quando esta regra não for possível de ser cumprir, garantir ao cidadão desse segmento religioso uma forma de cumprir com as suas obrigações sem entrar em conflito com a sua fé.
         Acreditamos que desta forma, estaremos garantindo o direito de TODOS os Capingrossense e brasileiros, pois esse é que deve ser o objetivo da lei.

Sala das Sessões, em 13 de agosto  2013


Arivelton Mota Santos

Vereador-Autor

VEREADOR ARIVELTON MOTA INDICAM AS PRIORIDADES PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Arivelton Mota, que iniciou falando do requerimento de sua autoria para realização das sessões itinerantes que não estão acontecendo, por isso foi solicitado um local e uma data para que pudessem acontecer, informou sobre suas visitas na cidade e necessidades existentes, entre elas inluminação pública, limpeza na cidade, além das cobranças das pessoas, esperando que a Secretaria de Urbanismo tomasse providências imediatas. Comentou sobre o esgoto da Rua da Borracha e pediu a secretária Jandira a possibilidade de começar a construção desse esgotamento. Falou de um requerimento que ele enviou ao prefeto cobrando abertura do nome da Escola Manoel Vitorino” que já tem mais de 2 anos que foi feito a reforma e não foi reaberto o letreiro. ESSA ESCOLA FUNÇIONA NO POV. DE CAIÇARA.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VEREADOR ARIVELTON MOTA VAI A ZONA RURAL DO NOSSO MÚNICIPIO EM BUSCA DE MELHORIAS NAS ESTRADAS VIÇINAIS

Acabei de chegar da zona rural do nosso Muniçipio, atendendo as reivindicações dos moradores da zona rural estradas estão sendo recuperadas, um dos meus requerimentos, foi passada a máquina na estrada que liga RAMAL A CAIÇARA, CAIÇARA A FAZENDA NOVILHA, V. DA ONÇA A POÇO DANTA E FAZENDA BOA HORA, a tárde esta indo do Planalto até MORRO BRANCO
JÁ FOI PASSDA A MAQUINA NAS ESTRADAS:
CAIÇARA A JOÃO DA AGUA BOA SAINDO EM ÁGUA NOVA
CAIÇARA A MINAÇÃO SENTIDO ARILINDO LIMA.
ESSE É  O PAPEL DO VEREADOR COBRAR E FISCALIZAR. ENQUANTO ALGUNS FICA POR AI COM FOFOCAS E PICUINHAS EU ESTOU TRABALHANDO, AGRADEÇO A PREFEITURA E AO SEC. NEGO.



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

VEREADOR ARIVELTON MOTA SEMPRE ATUANTE.


Pista de SKATE vai ser contruida em Capim Grosso, acordo firmado ontém no gabinete do prefeito, veja só a alegria da garotada, estiveram presentes o diretor de esporte Sissi Machado,Pinguim Lima,Baratinha presidente da liga,e os vereadores Nei Rios, Vivaldo Moreira, Samoel, Arivelton Mota, Manoel Fenandes , Ildete, Frank Neto, Bruno. PARABÉNS A GOROTADA.

VEREADOR ARIVELTON MOTA SEMPRE ATUANTE.

Pista de SKATE vai ser contruida em Capim Grosso, acordo firmado ontém no gabinete do prefeito, veja só a alegria da garotada, estiveram presentes o diretor de esporte Sissi Machado,Pinguim Lima,Baratinha presidente da liga,e os vereadores Nei Rios, Vivaldo Moreira, Samoel, Arivelton Mota, Manoel Fenandes , Ildete, Frank Neto, Bruno. PARABÉNS A GOROTADA.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Requerimento nº 054/2013, de autoria do edil Arivelton Mota Santos indicando ao prefeito que providencie reparos na parte elétrica da Escola Municipal Manoel Vitorino da Silva, no povoado de Caiçara, bem como a reabertura do nome na fachada da referida unidade escolar.
O vereador Arivelton Mota foi o último a utilizar da tribuna e cobrou melhorias na infraestrutura do bairro Planaltino, bem como da secretária Jandira, da pasta de obras, urbanismo e meio-ambiente, que verifique outros pontos da cidade que também precisam de atenção. Ele pediu também a secretária que verifique com o proprietário da empresa responsável pela coleta do lixo se está havendo algum problema, pois o serviço esta deixando a desejar.