
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Neto Baiano faz três e Vitória avança na Copa do Brasil

quarta-feira, 18 de abril de 2012
Presidente do TRE-BA participa de solenidade de posse da nova presidente do TSE

Reajuste de 6,57% na tarifa de energia da Coelba é aprovado pela Aneel
Palestra sobre Lei Eleitoral foi realizada em Capim Grosso
Dep. Federal Lúcio Vieira Lima, Mizael Ferreira e Geddel Vieira Lima Neste domingo dia 15 de abril aconteceu em Capim Grosso uma palestra sobre Lei Eleitoral, no paulista fest club, tendo como palestrante o Dr. Aloísio Fagundes. A palestra teve início por volta das 10h30min da manhã e finalizando por voltas 11h20min, contando com uma multidão que desejavam tirar suas dúvidas, sobre o que pode ou não numa campanha política. O evento contou com as presenças do Deputado Estadual Pedro Tavares, Deputado Federal Lúcio Vieira Lima, Geddel Vieira Lima (Ex. Ministro da Integração Nacional), Mizael Ferreira e lideranças Políticas da região. Foi registrada também a presença de alguns pré-candidatos de Capim Grosso, para as eleições que se aproximam. O Palestrante Dr. Aloísio Fagundes fez várias referências sobre municípios como Retirolândia e Iaçu, fez algumas indagações e chamou o público presente a participar, onde Jurandir Campos participou comentando sobre o tema e fazendo algumas ponderâncias e questionamentos ao Palestrante.
O evento foi finalizado por volta das 13:00 hs, com os discursos do Deputado Estadual Pedro Tavares, Deputado Federal Lúcio Vieira Lima, Geddel Vieira lima (Ex. Ministro da Integração Nacional), Herlane Honorato (Presidente do PMDB de Capim Grosso) e Mizael Ferreira, delegado do partido fechando o evento. Texto e Fotos: Rubinho Freitas
Adutora de Pedras Altas está com 70% das obras concluídas

Os Territórios da Bacia do Jacuípe e Sisal na Região Sisaleira da Bahia serão beneficiados com água doce nas torneiras. Ao todo a Adutora de Pedras Altas, que irá substituir a água da Barragem de São José do Jacuípe vai beneficiar 12 sedes municipais e vários povoados da região atendendo a 300 mil pessoas.

De acordo com o Presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, "além de salobra, a barragem (de São José) está muito baixa, o que torna a qualidade muito pior. É uma obra estruturante, onde estamos investindo aproximadamente de R$ 60 milhões".
Ele também falou sobre a adutora que está sendo construída, com cerca de 70% já executados, na região de Senhor do Bonfim.
A obra foi uma indicação da deputada estadual Neusa Cadore (PT). "Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento desta região", comentou Cadore.
Barragem de São José está com apenas 11,8% da sua capacidade

É preocupante a situação da barragem de São José, no município do mesmo nome, que foi construída em 1980 pelo Governo do Estado, na gestão do ex-governador, hoje senador, João Durval Carneiro.

A barragem tem uma altura de 41m por 1.560m de largura e 48 km de extensão, mas no momento está apenas com 15 km. A construção da adutora para levar água da barragem tem como objetivo atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do Rio Jacuípe em uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Paraguaçu.
Um dos funcionários da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB), que trabalha na área e pediu para não ser identificado, disse ao CN que a barragem no momento opera 11,81% da sua capacidade, quando o ideal era operar com 50%. Ele também externou a procupação com evaporação que chega a um cetimetro por dia e isto é acompanhada pelos órgãos superiores através de satélite.
“Diariamente são liberadas 50 mil litros por segundo para alimentar o rio, 350 mil para adutora e 180 para atender o projeto de Irrigação do Jacuípe no município de Várzea da Roça”, explicou o funcionário. As águas da barragem do São José abastecem mais de 20 municípios dos Territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal, uma quande quantidade de pequenas, médias e grandes comunidades, a exemplo de Barreiros e Chapada, em Riachão do Jacuipe, Pereira, em Santaluz, Ipoeirinha e Almas em Conceição do Coité, apesar da salinidade alta. “Mesmo assim vem ajudando bastante neste período de estiagem. E não apenas as pessoas, mas também os animais e abaixo de Deus, triste de nós, sem essa água, mesmo salobra”, falou o aposentado Francisco Romão Barreto, 65 anos.
A barragem banha os municípios de São José do Jacuípe e Várzea da Roça, é considerada uma das mais importantes na perenização do Rio Jacuípe e a terceira maior da Bahia com capacidade de represar 355 milhões de metros cúbicos de água, mas por conta da estiagem está com apenas 40 milhões de metros cúbicos. “A situação é tão preocupante que estaremos realizando uma reunião no dia 30, com os prefeitos da região, os deputados votados nestes municipios e câmara de vereadores para buscar uma solução, através da interligação com o sistema que está trazendo água do São Francisco para região do Irecê e estender até nossa região”, falou demonstrando preocupação o prefeito Antonio Roquildes Vilas Boas Almeida (PSD).

Joaquim (no centro) se emocionou ao falar da barragem e pediu apoio de todos os orgãos competentes para não permitir que a mesma entre em colapso
Um dos maiores consumidores de água é o projeto de irrigação do Jacuípe que até o final de 2010, registrava 110 lotes de 03 hectares cada no município de Várzea da Roça. O citado projeto teve início em 1998, mas só atingiu até o ano de 2010 35% do que estava previsto que era de 1.002 hectares.

Com a barragem secando, a salvação está no projeto de interligação da barragem de pedras ao sistema da adutora do Sisal, obra indicada no governo do estado pela deputado Neusa Cadore (PT), que está em execução pela EMBASA com investimentos na ordem de R$ 59,3 milhões de reais.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Policial Militar morre com tiro acidental em Poções

Uma policial militar lotada na 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Poções, no sudoeste baiano, morreu nesta quinta-feira (12) vítima de um disparo acidental. Segundo a rádio 93 FM de Jequié, Ana Maria Marques teria sido atingida pela sua própria arma, que era manuseada por um colega de trabalho. Contatada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação da corporação confirmou o caso, mas afirmou que ainda não há detalhes sobre a tragédia. Aninha Marques, como era conhecida em Jequié, sua cidade natal, era casada com um PM e ex-pugilista baiano conhecido como Xôxo.
Polícia Rodoviária Estadual realiza operação em Capim Grosso

A operação em Capim Grosso teve como resultado a apreensão de sete motocicletas, um veículo da linha Strada, um caminhão e dois ônibus da empresa São Luis.
O tenente informou que as apreensões aconteceram devido à falta de licenciamento e documentação de uso obrigatório, dentre outros casos.
Quanto aos ônibus da empresa São Luis, as apreensões aconteceram por falta de cursos específicos para os motoristas.
A São Luis ultimamente vem sendo alvo de reclamações dos usuários no sentido de mecânica, higiene e do tempo de deslocamento de uma localidade para outra, nesta manhã teve que interromper viagens com destino a Capim Grosso e região. Para se ter idéia da situação, o ônibus da São Luis que passa no Povoado do Paraíso ao meio dia com destino a Capim Grosso gasta uma hora de viagem para um percurso de apenas 30 km.
Clebson, o popular Posudo, proprietário de uma CB – 300 – que estava sendo conduzida por Tássia a sua esposa relatou que a moto foi apreendida por falta de um retrovisor, o equipamento de uso necessário foi providenciado e mesmo assim o comandante da operação não liberou não liberou o veículo.
Segundo o tenente o trabalho segue sendo realizado em todo o trecho da BR – 324, com postos sendo montados em vários pontos da rodovia.
Texto e Foto: Arnaldo Silva.
Sede da Caesa em Capim Grosso está quase concluída


Em breve uma base da CAESA (Companhia de Ações Especiais do Semiárido) estará instalada em Capim Grosso com o intuito de somar forças com as policias civil e militar de Capim Grosso e região. A sede da CAESA funcionará na Rua Deputado Rocha Pires, no bairro Oliveira e segundo informações em breve dias o local estará pronto e liberado, quando será entregue ao comandante da CIPE/Semiárido (CAESA), Ten. Cel. Valter Santos Araújo.
Atualmente a Caesa atua em 75 municípios baianos e tem previsão de até o final do ano instalar a sua 8ª Base Operacional em regiões estratégicas para combater os crimes praticados por quadrilhas especializadas em roubos a bancos e cargas, além do combate ao trafico de drogas.
sábado, 7 de abril de 2012
Bíblia é o livro mais lido pelo brasileiro
A Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros – ganha dos livros didáticos e dos romances. Foi o que apontou pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Pró-Livro sobre os hábitos de leitura da população. Ao questionar os cerca de 5 mil participantes sobre os gêneros que costumam ler, a Bíblia foi citada por 42% e manteve-se no primeiro lugar da lista, mesma posição ocupada na edição anterior da pesquisa, em 2007. Os livros didáticos foram citados por 32%, os romances por 31%, os livros religiosos por 30% e os contos por 23%. Cada entrevistado selecionou em média três gêneros. Os títulos religiosos ganharam espaço na estante dos brasileiros. Na lista dos 25 livros mais marcantes indicados pelos entrevistados, o livro Ágape, do padre Marcelo Rossi, aparece em segundo lugar na lista. Perde apenas para a própria Bíblia e para A Cabana, do canadense William Young. Na lista das obras mais marcantes aparecem O Sítio do Pica-Pau Amarelo, O Pequeno Príncipe, Dom Casmurro e as coleções Crepúsculo e Harry Potter. Mesmo depois de mais de 60 anos da sua morte, Monteiro Lobato continua no imaginário da população. O escritor paulista permaneceu no topo da lista dos autores brasileiros mais admirados. “Há muitos escritores que são conhecidos, mas na verdade não são lidos. Dá até para dizer que existem duas leituras de Monteiro Lobato: a primeira é aquela que a gente faz do imaginário coletivo, todos ouviram falar de Reinações de Narizinho”, acredita Vera. Na sequência aparecem Machado de Assis, Paulo Coelho, Ariano Suassuna e outros autores de best sellers recentes como o pastor Silas Malafaia e o padre Marcelo Rossi. Fonte: Agência Brasil
Capim Grosso: sobrinho de Davi da Feira Móveis morre em acidente


Um grave acidente ocorreu por volta das 23 horas desta sexta-feira (06), na BR-324, mais precisamente na localidade conhecida como Riacho do Pandeiro, quando um Veículo Corsa Classic capotou e causou a morte de Levi Lemos, 21 anos, sobrinho de Davi da Feira Móveis. Outras duas pessoas que estavam no veículo saíram feridas, sendo socorridas e transportadas para o HNSS onde foram medicadas.
Segundo informações de populares, o Corsa trafegava sentido Junco/Ramal de Quixabeira, quando o condutor do veículo perdeu o controle do mesmo vindo a capotar. Levi teve seu corpo arremessado para fora do veículo, vindo a óbito no local do acidente devido às fortes pancadas que sofreu, principalmente na cabeça.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Polícia apresenta bandidos presos em tentativa de assalto ao Banco do Brasil de Várzea da Roça

Segundo a polícia, Jailson Silva dos Santos, de 22 anos, vulgo Bestinha, de Salvador, e Alex Silva dos santos, o galego, de Simões Filho, de 27, foram presos após a denúncia de moradores da cidade. Segundo informações do coordenador, Élvio Brandão, a ação rápida da polícia, que chegou a realizar a prisão de um dos elementos ainda dentro da agência, só foi possível porquê o grupo já vinha sendo investigado pela Base Avançada de combate a Criminalidade, com sede em Várzea da Roça, coordenada pelo delegado Bel José Rogério Ferreira Menezes.
Segundo Dr. Rogério, ao receber a informação de que o bando estava na cidade, ele acionou os policiais da CIPE SEMIÁRIDO na cidade vizinha de Mairí, que chegaram rapidamente na cidade e prenderam Jailson dentro da agência bancária. Já Alex foi preso por policiais militares lotados no 5º pelotão de Capim Grosso quando tentava fugir da região. O resto da quadrilha fugiu ao perceber a movimentação da polícia, abandonando na cidade um veículo Renaut Logan placa policial JRX 2095, licença de Muritiba com vasta munição e armamentos em seu interior.
Duas pistolas .40 com numeração raspada, um revólver 38, uma pistola 380 com a numeração raspada, um colete a prova de balas, tocas brucutus, vasta munição calibre 12, 9 mm e 380 além de duas sub metralhadoras 9mm foram apreendidas apresentadas na sede da 16ª COORPIN em Jacobina. Segundo o coordenador Élvio Brandão , as investigações continuam com o objetivo de localizar e prender o resto da quadrilha.
Reportagem Emerson Rocha do Bahia Acontece.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Município de Capim Grosso recebe mais de 2 milhões de reais em Março

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS – R$ 1.013.850,58
FUS - FUNDO SAUDE - 209.088,84FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC – R$ 777.345,85
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO – R$ 2.269.362,55
Confira todos os repasses clicando no link:
Ao abrir a página o leitor vai precisar preencher uma janela com o nome: CAPIM GROSSO, em seguida outra página solicitará o período de 01/03/2012 a 31/03/2012. Clique para a próxima página e todo o balancete estará a sua disposição.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Confirmado: Oposição de Capim Grosso continua unida
Na tarde do último domingo 01 de abril de 2012, esteve reunida num restaurante da cidade, a oposição de Capim Grosso, num bate papo descontraído, porém focando as eleições deste ano.
O evento começou por volta das 13h00min e contou com as presenças dos pré-candidatos da oposição; Mizael, Vado Verdes Mares, Marcos da Com3 e Flailton Frankles, além destes compareceram algumas lideranças de oposição do município, destaque para o ex. Prefeito Itamar Rios e Josemir Queiroz (Ex. Vice-Prefeito e Vereador). O evento serviu para fortalecer a aliança dos mesmos e desmitificar alguns boatos que estavam circulando na cidade, de que o Grupão estaria se acabando.
Assinar:
Postagens (Atom)