sexta-feira, 25 de maio de 2012

Uso de sacolas plásticas será proibido em Capim Grosso


Assim como nos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Jundiaí (SP), os pontos de varejo de Capim Grosso estarão proibidos de fornecer sacolas plásticas e oxiobiodegradáveis aos consumidores. As padarias, lojas, supermercados, entre outros, deverão usar sacolas biodegradáveis, feitas com amido de milho ou similares, que serão vendidos nos comércios da cidade. Em algumas cidades o custo de cada sacola é de R$ 0,19.O projeto de lei de autoria do Vereador Ercílio Correia foi uma ação desencadeada pela Rádio Contorno Fm com a campanha “Lixo 0, meio ambiente 10, pra ganhar de goleada” que passou a trabalhar a conscientização do uso racional das sacolas plásticas. Em meio à campanha, supermercados e consumidores manifestaram apoio à campanha e a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que proíbe o uso da sacola plástica no município a partir de 31/12/2012.
A comunidade espera uma redução de 80% na utilização desses materiais prejudiciais ao meio ambiente. Além da lei que entrará em vigor, a cidade participará de campanhas de conscientização. Os estabelecimentos não receberão multa nesse período, porém, após essa data poderão ser multados caso estejam descumprindo a lei.
Além dos sacos biodegradáveis, os estabelecimentos deverão estar equipados com sacolas retornáveis e deverão incentivar os clientes a usarem alternativas ecologicamente corretas (reaproveitamento de caixas de papelão ou carrinhos).
A matéria-prima das sacolas plásticas é o petróleo e é um dos materiais que mais demoram a se decompor, cerca de centenas de anos. Já o material das sacolas permitido pela lei, além de ser biodegradável se desfaz em apenas 180 dias.
Fonte: Rádio Contorno FM/Foto: Meramente ilustrativa (Google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário