terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sessão dia 27/08: Vereadores debateram sobre saúde, limpeza pública e água doce


O primeiro a se pronunciar foi o edil Antonio de Braz, demonstrando o requerimento que implantado evitará que sacolas plásticas se espalhem pelas imediações do deposito de lixo de Capim Grosso, além disso lembrou das vistas em locais de poços artesianos para perfuração, recuperação e relocação. Informou sobre a chegada de engenheiros que analisaram a construção do canal que levará a sobra da água da barragem de Pedras Altas para o açude do Rio do Peixe.

Arivelton Mota parabenizou a Prefeitura pela limpeza do açude de Caiçara, indicando que em pontos críticos foram retirados cerca de 2,80 metros de lama, acumuladas há tempos. Informou que donos de tanques precisam entrar em contato com a Secretaria de Agricultura para efetuar a limpeza. A reclamação ficou por conta de lixo entulho espalhados na cidade e o parlamentar cobrou mais fiscalização da Prefeitura em relação a empresa DMS, além de melhorias para o Bairro Jardim Araujo. 

Vanderlei Queiroz reclamou da limpeza pública e que se a empresa não da conta que se retire, denunciou que os funcionários contratados pela DMS recebem apenas meio salário. Reclamou da iluminação pública , onde vem a cobrança e não esta de qualidade. Pediu construção da Praça Pau Brasil, no Planalto, além, do calçamento na Travessa Portugal, no Bairro Vicente Ferreira. E seguida falou da transposição da água da barragem para o Rio do Peixe. 

Bruno Victor anunciou o inicio de cirurgias no Hospital Capim Grosso. Comentou que a Prefeitura contratou uma pessoa para o Raio X e a chegada de mais um médico e uma enfermeira . Pediu ao Secretario de Transporte Edezio Nascimento um carro para coleta de “pessoas especiais” . Convidou a todos para a “Ação Global” próximo dia 30 na comunidade dos 7 porcos. Denunciou que alguns motaxistas desrespeitam o trânsito. Pediu a empresa DMS que preste atenção em relação a capina e o lixo, pois a fala dos colegas tem fundamento. 


Frank Neto falou sobre a chegada de uma equipe da UNIVASF em Capim Grosso, para agendar a topografia do Centro de Esportes, orçado no valor de 2 milhões de reais. Comentou que está também participando na busca da construção do canal que liga a Barragem de Pedras Altas ao açude do Rio do Peixe. Informou que o prazo para inicio da construção das 50 casas populares que Capim Grosso recebeu é de 30 dias. Pediu a limpeza dos entulhos na Praça Gabriel Francisco. 
Vado Verdes Mares informou que também esteve em Pedras Altas junto com a equipe para tratar sobre a transposição de água para o açude do Rio do Peixe. Reclamou que no centro da cidade, comerciantes estão colocando material nas calçadas e as construções não estão acompanhando o alinhamento do meio fio.

Gilberto Alves, falou da situação que se encontra a Rua Antonio Rodrigues, no sentido de calçamento em péssimas condições. Agradeceu à Secretária de Obras e Urbanismo, pela colocação de lâmpadas , melhorando a iluminação. Pediu que coloquem um trabalhador para realizar o serviço de capina nos povoados de Peixe e Melancias.
Prof° Ney pediu a divulgação de um calendário de obras para a população acompanhar. Informou que o Secretario da SEDUR, Cicero Monteiro, ordenou 500 mil reais em calçamento, então indicou as ruas da Borracha , Caiçara, São Francisco e Travessa Formosa. Sobre os acidentes da pista Bicicross falou que o espaço ainda não esta e que acidentes acontecem em qualquer esporte e quem pratica tem o dever de se precaver, e se é uma criança o pai deve ficar atento. Desejou boa sorte ao Secretario de Assistência Social Daniel Novaes.

Samoel Moto Taxi esteve em visita em colégios, presenciando uma cena em que a água estava salobra e quente, reclamou que prefeitura pode substituir . Informou ter levado um jovem com o braço machucado na UPA, mas voltou pra casa por falta de Raio X. Disse faltar letreiros nas escolas das comunidades, e recebeu denuncia que um dia na semana, foi servido beiju seco e outro dia voador , como merenda. Cobrou que a prefeitura construa obras com recursos próprios e a fiscalização da coleta de lixo. Sobre o bicicross, os pais precisarão assinar um termo de responsabilidade e que comecem acompanhar os filhos, e que ali foi feito pensando na juventude. 


Hildete Carvalho também lembrou que os reservatórios de água, serão todos limpos, e que o maquinário próprio ajudará. . Disse que não irá mais se candidatar, porém ficará com saudades dessa administração. Informou da chegado do profissional capacitado para o Raio X, e médicos para a UPA. Disse que no hospital já se fazem cirurgia, marcada na Secretaria de Saúde e encaminhada ao HCG. 

O Presidente da Casa, Manoel Fernandes em uma intervenção,
disse que a cidade realmente esta muito suja, e muitas empresas jogam lixo na rua. O dever Falou que o dever Vereador é legislar e fiscalizar e que vai ser mantida a união na Câmara, procurando o bem pela cidade. Manoel exibiu um livro da Constituição Federal. 




Fonte: ACCAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário