sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Não deixe de ler: Professor de Capim Grosso faz comentário sobre o início do ano letivo

Ontem, começamos oficialmente o ano letivo na rede municipal de ensino. Eis que nos deparamos com a situação deplorável que as escolas municipais se encontram. Especificamente o colégio Edivaldo Boaventura onde trabalho, está com a estrutura física abandonada. Óbvio que não se trata de responsabilidade da direção do colégio, mas da falta de habilidade da administração municipal, para com as nossas crianças. Chegar a ser gozado, o lema "Cuidando do Nosso Futuro", pois se o cuidar for desta maneira...!
Tivemos 45 dias de recesso e absolutamente NADA foi feito para dar mais conforto a nossas crianças. Piso irregular, com crateras; telhado danificado (com telhas quebradas); paredes extremamente sujas; sistemas de eletricidade com defeitos (interruptores com fios expostos), dentre outros problemas.
Já com relação aos professores, nas salas de aula, não temos mesas, desde o ano passado, tendo que disputar cadeiras com os alunos. É comum também, cadeiras com pontas de ferro expostas, (podendo causar lesões ou rasgar as roupas de alunos e professores). Agora, depois que se inicia o ano letivo, dizem por aí que irão reparar as escolas. Reparar, isto mesmo...pois reforma, entendo por outra coisa, tendo como referência a feita ano passado. Uma empresa que fez um serviço porco, apenas para dar satisfação à comunidade escolar e aos pais, já que estruturalmente, nada foi feito.
Não falo isto com rancor ou conotação política, mas como professor e cidadão, que não aceita as coisas da forma que estão sendo feitas em Capim Grosso. É uma vergonha, um município que recebe quase R$ 3 milhões mensalmente, tratando as suas crianças desta maneira, com descaso e sem oferecê-las, o mínimo de conforto necessário para que se sintam bem no ambiente escolar.
Espero que nossos colegas, assim como os pais, não se calem diante de problemas enfrentados ao longo do ano, pois já enfrentamos muitas dificuldades no exercício de nossa profissão, para que tenhamos de nos preocupar com questões estruturais de responsabilidade da prefeitura.
Oferecer as condições adequadas para o desenvolvimento da aprendizagem, nada mais é que a obrigação de quem se propõe a "cuidar de nosso futuro".
A publicação deste texto teve a autorização do professor Wesley, a quem agradecemos pela confiança depositada em nosso trabalho. Imagem: Google.
Abraços,
Arnaldo Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário