terça-feira, 12 de julho de 2011

EXCLUSIVO: Sucessão de Telma Brito no TJ deve ser resolvida em bate-chapa

Mário Alberto Hirs, Eserval Rocha e Lícia Laranjeira
A seis meses da sucessão da presidente, a desembargadora Telma Brito, os bastidores do Tribunal de Justiça vivem uma verdadeira ebulição, decorrente da existência de pelo menos três candidaturas praticamente declaradas ao seu cargo.
Uma delas é a do desembargador Mário Alberto Hirs, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que teria o apoio declarado da atual presidente. Ele deve disputar o cargo com pelo menos dois outros colegas.
Uma delas é a desembargadora Lícia Laranjeira, que parte para a campanha apoiada pelo grupo da desembargadora Sylvia Zarif, que se tornou uma adversária ferrenha de Telma Brito no curso desse um ano e meio de mandato.
O outro concorrente é o desembargador Eserval Rocha, que estaria disputando os votos dos colegas de pleno sob o argumento de que é independente e quer pôr fim ao rodízio dos mesmos grupos na presidência do TJ.
Apesar do quadro de disputa, alguns dos contendores ainda acreditam que, mais à frente, contarão com a intervenção do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra no sentido de buscar uma candidatura de consenso entre os três competidores.
“Há muita expectativa de que Cintra, usando toda a sua experiência, entre no processo buscando uma solução consensual”, diz uma fonte do TJ ao Política Livre, brincando com o fato de o ex-presidente do Tribunal ter sido visto recentemente muito mais magro do que de costume.
“É preciso ser um atleta para enfrentar o clima de divergências que contaminou o TJ nos últimos tempos”, acrescenta a fonte sob o mesmo tom de brincadeira. De fato, só muita força, jogo de cintura e perserverança para impedir um bate-chapa no Judiciário baiano dessa vez, comenta uma magistrada.
Segundo ela, os desembargadores nunca estiveram tão desejosos de ver uma campanha e um confronto aberto entre os candidatos como agora. A magistrada só não explica exatamente o porquê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário