terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seca deixa 66 cidades em situação de emergência na Bahia

A Bahia tem 63 cidades em situação de emergência devido a seca, de acordo com relatório da Defesa Civil do Estado divulgado nesta segunda-feira (19). Em quase 15% dos municípios do Estado não chove há cerca de seis meses. São mais de 650 mil pessoas afetadas, principalmente na zona rural. Na última terça-feira (13), a cidades de Barreiras registrou índice de umidade relativa do ar em torno dos 8%. Algumas escolas cancelaram as aulas e houve um grande aumento na procura aos hospitais públicos. As queimadas são outra consequência do tempo seco e atingem grande parte do oeste do Estado.
A prefeita Benvinda de Oliveira Silva decretou “situação de emergência”, a zona rural do município de Gavião. “Considerando a prolongada estiagem e a perspectiva de seu agravamento em toda a região do semi-árido baiano; Considerando a diminuição do nível de água armazenada nas represas e barragens neste município; Considerando a dificuldade para obtenção de água para o abastecimento humano e dos animais; Considerando o comprometimento das atividades agrícolas e pecuárias com sensível prejuízo econômico para a população. Decreta: Art. 1º - Fica Decretada a existência de situação anormal provocada por Estiagem, caracterizada como Situação de Emergência”.
Municípios de Abaíra, Abaré, Andarai, Andorinha, Anguera, Aracatu, Baixa Grande, Barra, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caculé, Caetanos, Caetité, Candeal, Canudos, Capela do Alto Alegre, Chorrochó, Conceição do Coité, Cordeiros, Filadélfia, Guajeru, Iaçu, Itiuba, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Macajuba, Maetinga, Monte Santo, Nordestina, Nova Redenção, Planaltino, Serrinha, Uauá, Valente e Tanquinho são alguns dos municípios que decretaram situação de emergência.
Fonte: UPB – União de Prefeituras da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário