sábado, 26 de março de 2011

Itamar Rios Fala sobre a Lei da Ficha Limpa

altNa última terça-feira o Supremo Tribunal Federal decidiu que a aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2010 era inconstitucional. A aplicação da lei para as eleições de 2010 feria o princípio constitucional de que as regras para as eleições não podem ser alteradas no ano em que elas ocorrem. Como resultado desta decisão vários políticos que foram considerados "fichas sujas"assumirão os mandatos nas assembléias legislativas e no congresso nacional.
Na Bahia, três candidaturas foram impugnadas com base na lei da Ficha Limpa: Frei Dilson de Itamarajú, Jadiel de Itaberaba e Itamar Rios de Capim Grosso. Após a decisão que considerou a aplicação da Lei 135/2010 inconstitucional, o ex-prefeito Itamar Rios desabafou:
O dano causado a mim foi irreparável. Desistí de minha candidatura e ainda saí com fama de ficha suja sem ter qualquer condenação. Ademais disto, cabe dizer em alto e bom tom que todo ser humano, quanto mais o político, pode não ser ficha suja perante a opinião pública mas, se fizer um exame de consciência, sabe que perante a lei de Deus e dos homens, cometeu vários erros. Quem é ficha limpa perante Deus? Prefiro fazer como o samaritano e reconhecer meus erros, ao fariseu hipócrita que bate no peito e diz que nunca errou.
Para os que não puderam concorrer por causa da decisão do TSE em aplicar a lei já em 2010 o dano foi realmente irreparável. Itamar Rios deixou a prefeitura de Capim Grosso com esperanças de se tornar deputado, teve a candidatura impugnada e ainda assitiu ao seu sucessor, João Dias, ter o mandato cassado com base em falhas na prestação de contas da campanha de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário