quinta-feira, 28 de abril de 2011

Câmara de Vereadores - Resumo da Sessão do dia 26/04/2011

altA sessão da Câmara de Vereadores de Capim Grosso do dia 26 de abril de 2011 prometia ser muito animada e quem acompanhou a sessão do plenário ou pelo rádio não foi desapontado.  Desculpas injustificadas, hipocrisia e vereadores assumindo que são corruptos publicamente foram destaques do dia. Estes foram os destaques:
Helga Oliveira afirmou que vereador deve ficar do lado de quem tem o que oferecer. A vereadora sempre esteve na situação independente de quem estivesse no poder. Foi Eleita pelo PMDB, passou a apoiar Pinheiro e Paulo Ferreira, Esteve com Itamar e agora milita com Lydia.
Ednon Queiróz disse que mudou de lado devido a falta de apoio por parte de Itamar às suas pretensões em concorrer ao cargo de prefeito e por ele ter abandonado o grupo após as eleições de 2010.
Manoel Fernades disse que está com Lydia para conseguir remédio e transporte para o seu povo, assumindo publicamente que ganha votos em troca de favores com recursos públicos.
HIldete perdeu a memória e colocou na atual oposição falas que foram suas durante muitos anos.
Pedro Ribeiro fez o discurso mais coerente do dia. Vivaldo e Ercílio falaram muito bem sobre os vícios da política em Capim Grosso.
Etevaldo continua exibindo sua fraqueza na condução dos trabalhos da Câmara e hesitou em dizer se concedia ou negava pedido de vistas a projetos em pauta. Ercílio chegou a pedir a Ednon que deixasse o presidente exercer o cargo por conta própria. Jamilton Rios não se pronunciou na sessão.
A seguir um resumo do discurso de cada vereador.
Helga Oliveira - Em seu discurso a vereadora apoiou o colega Ednon Queiróz pela recente mudança de posição e ao justificar seu raciocínio disse uma grande verdade, comum a muitos políticos: "Não se junta a quem não tem nada a oferecer" foi a frase utilizada pela vereadora como razão de sua adesão ao grupo de prefeita Lydia. Para a vereadora, os vereadores devem ficar do lado de quem tem algo a oferecer aos eleitores. Como de costume, a vereadora ainda desferiu agressões indiretas para todos os lados. Helga disse ainda que ficou da sabendo da mudança de Ednon lendo "os blogs da vida" Helga disse que a politica acirrada deve aocntecer somente nos três meses de campanha e passados estes, deve se vuscar apoio para o trabalho ser bem feito.
Ednon Queiróz - Afirmou que teve 2 conversas com aprefeita e reiterou ser contra o projeto das OSCIPs. Disse que consultou sua família, amnigos e que tomou a decisão de mudar de bancada devido a falta de apoio por parte de Itamar Rios. Ednon disse ainda que foi o maior defensor do  ex-prefeito Itamar e que vai votar a favor das matérias referentes à gestão de Itamar pois ele foi parte da gestão. Disse que não será covarde em relação ao ex-prefeito e ao seu grupo. Ednon falou ainda do apoio de Itamar para sua campanha e que não guarda mágoas do amigo.
Manoel Fernandes - Manoel falou de seu assunto preferido, saúde. Disse que continua a lutar pelo bem do povo. O vereador concedeu a palavra ao colega Ercílio que falou da necessidade de se fazer uma pesquisa de opinião para avaliar a transmissão das sessões pela Rádio Contorno FM. Ao retomar a palavra Manoel disse que "? o povo não acredita nos políticos" e por esta razão pediu aos colegas que fizessem um trabalho mais direcionado ao povo pobre. Manoel anunciou que a prefeitura adquiriu uma ambulância e uma viatura para a guarda municipal que serão entregues no dia 9 de maio.  Manoel lembrou que fora chamado de traidor quando deixou o grupo de Itamar e disse que quem o chamou de traidor hoje percebe que "não era bem assim". Manoel disse que passou a apoiar Lydia para poder fazer o trabalho pelo povo, para conseguir transporte e remédios para os seus eleitores. O vereador confessou publicamente que se utiliza dos recursos da prefeitura para fazer sua camapanha junto aos mais pobres. Ednon pediu aparte para dizer que conversou com Vivaldo e Ercílio, colegas na oposição, para explicar sua saída da bancada e agradeceu o apoio deles.
Vivaldo Moreira - Falou sobre a festa do Sábado de Aleluia em Caiçara que merece mais apoio para que a tradição seja mantida. Pediu reparos para a praça Otaviano Ferreira e construção de uma praça no povoado do Peixe. O vereador falou também sobre o aumento do tráfego de veículos e motos no povoado do Peixe durante a noite. segundo Vivaldo a população do povoado está incomodada com o barulho e com medo de atropelamentos. O vereador se mostrou espantado com a firmação da vereadora Helga sobre o político ter que se juntar a quem tiver o que oferecer. Disse não pensar desta forma e entende que transporte e remédio deve ser oferecido a quem precisar. O papel do vereador é legislar e criticar ou apoiar a gestão a depender do que ocorrer. Pediu aos colegas que façam como ele que voltou à escola para aprender a ser cidadão, a ser político, apensar na sua família e na família dos outros também.  O vereador comentou ainda sobre a prática política existente no sul do Brasil onde prefeitos e vereadores discutem o futuro das cidades independente de quem seja situação ou oposição. A vereadora Helga pediu aparte e em  de forma muito deselegante agrediu verbalmente o colega. Helga chamou Vivaldo de "louco"e disse que "não sei nem como responder a uma pessoa dessa". O vereador Vivaldo deu um exemplo de cordialidade ao dizer que a vereadora prestasse atenção no que diz, no que ficou gravado e disse ainda que a colega Helga como professora poderia se explicar melhor.
Pedro Ribeiro - Iniciou falando de requerimentos seus ao governador para que atendesse a pedidos da comunidade de Pedras Altas. Depois disse não ser igual aos vereadores que mudam de posição. Disse que ficou quase dois anos na oposição e que sentiu dificuldades em ajudar a comunidade de Pedras Altas, chegando a fazer até 6 viagens diárias para Capim Grosso a fim de transportar doentes pois não havia ambulâncias no distrito. Para o vereador estar na oposição não impede o político de ajudar o povo que o procurar.
Hildete Carvalho -  Disse que a gestão está melhorando, que não é "ELE", é ela quem está gerindo, fazendo uma emnção ao ex-prefeito Pinheiro a quem sempre combateu. Concedeu aparte à colega Helga apra explicar melhor sua fala no início da sessão. Helga disse que se referia a quem tivesse condição de ajudar o povo e não de ajudar o vereador. Hildete retomou o discurso dizendo que há "gente de mente curta"que não entende as coisas. Parabenizou Ednon e citou o caso do hospital HNSS em que Ednon demonstrou estar à disposição apora encontrar uma solução para a crise do hospital. Num surto de memória Hildete passou a falar de quem queria fechar o hospital colocando notícias nos blogs, falou de gente pequena, diminuta que "pintaram e bordaram" sobre o assunto.  Por fim parabenizou os colegas Helga, Manoel e Ednon pela mudança de posição.
Ercílio  Correia - Cobrou retorno da torre de iluminação da praça Jacarandá no bairro Planaltino e conserto de ruas no bairro Vicente Ferreira, muito prejudicadas após as recentes chuvas. Ercílio fez uma reflexão importante sobre a fala da vereadora Helga. Disse que se assim fosse, a cada quatro anos todo mundo teria que mudar de posição e ficar do lado de quem ganhasse as eleições. Ercílio disse que quem se elege deve saber que pode ser situação ou oposição e manter sua posição até o fim. O vereador falou da amizade com Ednon e que votará no que achar ser bom para o município independete dele ser situação ou oposição. Pediu aos colegas que tratem de assuntos que interessem ao povo e parem de brigar durante as sessões. Ercílio repreendeu a colega Helga pelas expressões ofensivas que ela dirigiu ao verewador Vivaldo quando o chamou de "maluco". Lemrbou que o deputado Bruno Reis entrou com uma liminbar contra o aumento da tarifa de água da Embasa e que esta foi acatada pela justiça, derrubando o aumento previsto para o próximo mês.

Informaçoes Capim Grosso Net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário