sexta-feira, 29 de abril de 2011

Com aval de Lula, Rui Falcão será o presidente do PT



O deputado estadual Rui Falcão (SP) será o novo presidente nacional do PT. Assumirá no lugar de José Eduardo Dutra, às voltas com problemas de saúde.
A renúncia de Dutra e a eleição de Falcão ocorrerão nesta sexta-feira (29), em reunião do diretório do partido, em Brasília.
O acordo que apressou a sucessão interna do PT foi fechado na noite passada. O nome de Falcão emergiu de uma lista tríplice.
Além dele, constavam da relação o senador Humberto Costa (PE) e o ex-ministro Luiz Dulci. A tróica foi submetida a Lula.
O ex-presidente disse que não gostaria de abrir mão de Dulci. Ex-secretário-geral da Presidência, ele é, hoje, assessor de Lula.
De resto, Lula disse que apoiaria tanto Falcão quanto Humberto Costa. Preferia o segundo, mas esquivou-se de vetar o primeiro. Os dois reúnem condições de comandar o PT, disse.
Como Humberto não quis pegar em lanças pelo cargo, o petismo concentrou-se em Falcão, o preferido da corrente majoritária, insuflada por José Dirceu.
Ouvida, a presidente Dilma Rousseff preferiu não criar caso. Preferia Humberto. Mas informou que não se opunha à ascenção de Falcão.
Hoje, Rui Falcão é o primeiro vice-presidente do PT. Vinha comandando a legenda, temporariamente, desde 22 de março, quando Dutra tirou licença médica.
Alçado à condição de presidente definitivo, Falcão vai completar o mandato de Dutra, que termina em dezembro de 2012.
Será, portanto, o mandachuva do PT nas eleições municipais do ano que vem.
Rezam os estatutos do partido que, em caso de vacância definitiva do cargo de presidente, cabe ao diretório nacional eleger o substituto.
A reunião do diretório já estava marcada. Vai durar dois dias. A intenção do partido é a de realizar a eleição de Falcão já nesta sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário