segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Acidente no trecho São José- Capim Grosso deixa um morto e dois feridos

DF 


O motorista do veículo morreu no local e os dois menores foram encaminhados para Salvador.

Muitas pessoas compareceram ao local do acidente

A BA 130 (BR 407), que liga Capim Grosso a São José do Jacuípe, novamente é o local de um grave acidente, que aconteceu neste sábado, por volta das 15:00hs, vitimando fatalmente Dejean Soares Souza, 39 anos, e ainda deixando dois feridos, seu filho Cauã, aparentando 10 anos, e o jovem Lucas dos Santos, 14 anos, todos moradores de São José do Jacuípe.

Dejean Soares de Souza, 39 anos, morreu no local

O veículo Fox Prata, AQJ 6642, Guarulhos-SP, em que os três estavam, saiu de São José sentido Capim Grosso para um sítio próximo um quilômetro do local do acidente. Provavelmente o motorista Dejean teria perdido o controle após fazer a conhecida “Curva do Furtuoso”, vindo a capotar várias vezes, parando cerca de 20 metros às margens da rodovia.
Cauã teve o braço decepado, sendo os dois menores encaminhados em estado grave para Salvador.

Cauã sendo transferido para Salvador em estado grave


Texto e Fotos: FR Notícias

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Blog de Itamar Rios

Recebí a notícia que "simpatizantes" de um pré candidato do chamado "grupão" da cidade de capim grosso, andou espalhando DVDS, usando sem minha autorização a minha imagem ao lado de tal pré - candidato. Houve corte da minha voz, pois, naquela ocasião disse que qualquer dos cinco pré candidatos, inclusive esse teria meu apoio se fosse escolhido pelo meu povo. Em nenhum momento prometir apoiar tal candidato, nem tenho a menor intenção de fazê - lo, ainda mais depois que usou minha imagem indevidamente. Interessante que há dias atrás esse mesmo candidato disse na imprensa de capim grosso que meu apoio seria como de um eleitor comum que nunca participou e nem exerce qualquer tipo de influência no pleito eleitoral. Agora para minha surpresa faz questão de divulgar minha imagem a seu lado, para tentar obter dividendos da minha pequena influência, se é que tenho, no município de capim grosso. Em razão disso, esse pré candidato, não contará seguramente com o apoio do cidadão comum como qualquer outro no âmbito político, que sou eu Itamar Rios. Me entristece ainda,ver o meu competente secretário de educação, administração e saúde,(que tenho muito apreço) dizer que não quero que a oposição ganhe as eleições de 2012 em capim grosso. Estou fora de minha terra, sendo perseguido, minha esposa perdeu o emprego por perseguição, meu pai sofreu dois derrames cerebrais por sermos tão perseguidos, ainda dizem que não quero ganhar as eleições. Quero ganhar sim! Vamos ganhar sim! Essa é a vontade do povo! Se Deus nos permitir teremos uma grande vitória, mas com o candidato escolhido pelo povo, não com fofocas, briguinhas e outras coisas pequenas que só faz diminuir a nossa vontade de trabalhar para dar uma grande vitória ao nosso candidato, que será aquele que menos tentar atrapalhar e criticar nosso grupo. Itamar Rios, apoiará aquele que demonstrar confiança e sinceridade e não ficar de jogo e usando de expedientes com pequenos grupos que nunca gostou de mim para atrapalhar o processo. Se quiserem contar comigo é desse jeito, ao contrário. Outra coisa quem tiver vergonha do meu apoio é melhor logo se afastar do meu grupo porque o eleitor da oposição de capim grosso, na sua maioria demonstra que vota no meu candidato.
fonte:itamarriosevoc.blogspot.com

Sem convencer, Bahia derrota o Juazeirense

Sem convencer, Bahia derrota o Juazeirense
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Longe de agradar ao torcedor, que saiu na bronca mais uma vez pelo fraco futebol apresentado, o Bahia venceu a primeira partida da temporada. Após duas rodadas sem vencer, o tricolor, enfim, derrotou o Juazeirense na noite desta quarta-feira (25), por 2 a 0, no Estádio de Pituaçu. Os gols foram marcados por Fahel e Lulinha, ambos na primeira etapa. Clique e saiba tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

Vitória goleia fácil com Rildo em destaque e mais 3 de Neto

Vitória goleia fácil com Rildo em destaque e mais 3 de Neto
Foto: Max Haack / Agência Haack / Bahia Notícias
Ele não fez gol. E precisava? O ponta destaque do Vitória neste início de Baianão deu duas assistências e ainda sofreu o pênalti (o quarto do time em três jogos e o quarto sofrido por ele) no triunfo de 5 a 0 do Leão em cima do Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, na noite desta quarta-feira (25). Em destaque também o matador Neto Baiano, que repetiu a trinca de gols de domingo e fez mais um "hat trick", tornando-se o goleador isolado do campeonato. Confira a cobertura completa na Coluna Esportes

Prefeito do Rio diz que 'dano estrutural' pode ter causado desabamento de prédios

Prefeito do Rio diz que 'dano estrutural' pode ter causado desabamento de prédios
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, cogitou, na noite desta quarta-feira (25), que o desabamento de dois prédios e um sobrado no Centro da cidade pode ter sido causado por um “dano estrutural”. “Nós não sabemos a causa. Ouvi especulações mas o mais provável é que não tenha sido nenhum tipo de explosão, provavelmente foi um dano estrutural no prédio, mas isso é tudo agora especulação”, afirmou. Paes declarou que nenhuma hipótese poderia ser descartada, mas disse que a possibilidade de o episódio estar relacionado a um vazamento de gás é muito pequena. O prefeito afirmou ainda que não havia previsão do número de desaparecidos. “As informações são desencontradas ainda, então não dá para dizer quantas pessoas estavam lá dentro, o que a gente tem de concreto são quatro vítimas não fatais que foram resgatadas e levadas para o Souza Aguiar”, declarou. Bombeiros continuam o trabalho de busca na manhã desta quinta-feira (26). Informações do G1.

Otto não esperava ‘reação tão grosseira’ do ‘companheiro Geddel’

Otto não esperava ‘reação tão grosseira’ do ‘companheiro Geddel’
Composição: Tiago Melo/Bahia Notícias
O vice-governador Otto Alencar (PSD) lamentou o argumento do vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB), que o chamou de “leão-de-chácara”, após o questionamento sobre a participação do peemedebista na inauguração de uma ponte no município de Iaçu, no centro-norte baiano. De acordo com o gestor, não houve agressão da parte dele, quando afirmou não ser ética a participação do ex-ministro da Integração Nacional no evento, mesmo que recursos para a obra tivessem sido liberados, em parte, durante a sua gestão na pasta do governo federal. “Eu não agredi ele. Não esperava reação tão grosseira. Realmente, o companheiro Geddel não aprendeu com a eleição de 2010, em que ele foi derrotado, inclusive, por usar linguagem grosseira. Espero que nas próximas ele aprenda”, disparou. Segundo Otto, ele sequer tinha feito comentário sobre o assunto, mas sido provocado por um repórter a dar a sua opinião.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dezessete deputados estaduais são pré-candidatos a prefeito

Dezessete deputados estaduais são pré-candidatos a prefeito
Composição: Tiago Melo/ Bahia Notícias
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), já no segundo ano da sua 17ª legislatura, poderá ter uma alteração de até 26,5% na sua composição, caso os deputados que disputarão as eleições municipais deste ano abandonem o mandato nos próximos meses para se dedicar exclusivamente à campanha. Ao todo, 17 dos 63 parlamentares são pré-candidatos, embora, no caminho até o pleito, boa parte deva retirar o nome, por não conseguir viabilizar politicamente a empreitada. A ascensão de suplentes, se necessária, acontecerá conforme as coligações estabelecidas em 2010, independentemente das trocas partidárias ocorridas após a contagem dos votos. Como, pela legislação, eles não são obrigados a se desincompatibilizar do cargo antes de serem diplomados prefeitos, o presidente da Casa, Marcelo Nilo, declarou ao Bahia Notícias não acreditar que algum dos seus liderados opte em antecipar a saída. O problema é que, com os compromissos eleitorais, a maioria, sobretudo os que pretendem concorrer em cidades mais distantes do interior, deve se ausentar de boa parte das atividades legislativas. “Se faltarem, eu corto o ponto”, avisou Nilo.


Marcelo Nilo promete cortar ponto dos candidatos faltosos - Foto: Max Haack/ BN

De acordo com a regra, o bloco PRB/PP/PDT/PT é o que conta com o maior número de cotados a postulantes: seis. São eles Euclides Fernandes (PDT – tentará o comando de Jequié); João Bonfim (PDT – Brumado); Joseildo Ramos (PT – Alagoinhas); Mário Negromonte Jr. (PP – cotado em Paulo Afonso); Roberto Carlos (PDT – Juazeiro) e Zé Neto (PT – Feira de Santana). Caso eles abandonem a AL-BA, as vagas serão ocupadas – na ordem de votação – pelo Professor Valdeci (PT), Eliana Boaventura (PP), Salvador Brito (PT), Ângelo Almeida (PT), Ailton Florêncio (PT) e pelo vereador de Salvador, Gilmar Santiago (PT). A coligação PSB/PSL tem como prefeituráveis Capitão Tadeu (Salvador) e Sargento Isidório (Candeias), que seriam substituídos por Manassés e Emanoel – os quatro do PSB. A chapa proporcional PMDB/PR/PSC/PRTB tem como pré-candidatos Temóteo Brito (hoje no PSD – Teixeira de Freitas) e Elmar Nascimento (PR – Campo Formoso). Ambos cederiam espaço para ex-deputados do PR: Gilberto Brito e Pedro Alcântara. O mesmo cenário é observado no grupo PRP/PPS/PSDC/PMN/PRP/PTdoB, em que os novos integrantes do PSD, Cláudia Oliveira (Porto Seguro) e Adolfo Menezes (Campo Formoso), dariam a cadeira para quadros tradicionais do PRP: Jurandy Oliveira e Capitão Fábio. Nas demais situações, haveria troca simples. No DEM, a vaga de Rogério Andrade, que passou para o PSD (cotado em Santo Antônio de Jesus), permitiria o retorno à AL-BA de Carlos Gaban; no PTN, a vaga de Luizinho Sobral (tenta Irecê) seria preenchida pelo jornalista Uziel Bueno; no PCdoB, Fabrício Falcão (Vitória da Conquista) seria substituído por Wenceslau; e no PV, Eures Ribeiro (Bom Jesus da Lapa) abriria espaço para Marquinho. O número pode subir ainda para 18 deputados, se Carlos Brasileiro (PT), atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), decidir retornar temporariamente à Assembleia após deixar a pasta. O petista é cogitado como concorrente em Senhor do Bonfim e já é substituído pelo primeiro suplente da coligação PRB/PP/PDT/PT, e seu correligionário, Joacy Dourado. As mesmas alterações, em igual encadeamento de suplência, serão aplicáveis a partir de 2012, em caso de vitória dos parlamentares na complicada briga pelo comando de Executivos municipais.

TCM Apresenta Denúncia Contra Lydia

TCM - BahiaA 23a inspetoria do Tribunal de Contas dos Municipios do Estado Bahia em Jacobina, apresentou denúncia contra a prefeita de Capim Grosso, Lydia Fontoura. O processo de número 86443-11 foi aberto dia 27 de dezembro de 2011 com base no Artigo 22 da resolução 1225/06. O citado artigo pede pela apresentação de denúncia sempre que o órgão identificar alguma irregularidade que precise ter sua repetição impedida imediatamente. Como se trata de uma denúncia, a íntegra do texto ainda não está disponível no site do TCM o que impede o conhecimento acerca da irregularidade que o tribunal pretende impedir.
Link para o extrato da denúncia no site do TCM

Aposentada é atropelada na avenida Tancredo Neves

A vítima é senhora Izabel, mãe dos professores Ademilton e Iracema.
Dona Izabel Lima da Silva, 72 anos, moradora da Rua Castro Alves, foi atropelada por um carro quando transitava na Avenida Tancredo Neves, centro da cidade, na tarde desta segunda-feira (23), por volta 15:00h.
Segundo populares, Dona Izabel parou para falar com uma amiga quando foi atingida por um carro, o veículo era conduzido por uma mulher, que ficou muito abalada, mas ajudou a prestar socorro à vítima até o Hospital Nossa Senhora da Saúde. Izabel apresentou sangramentos por um dos ouvidos e boca. Segundo a recepção do HNSS, a mesma será transferida para Feira de Santana.  
Sandália da aposentada ainda ficou no local
Por conta da grande movimentação de pessoas e veículos no centro da cidade devido à feira livre, realizada todas as segundas-feiras, os pedestres e motoristas devem redobrar a atenção para se evitar esses tipos de acidentes, que podem até ceifar vidas.
Texto e Fotos: FR Notícias

domingo, 22 de janeiro de 2012

Via Bahia acata decisão que impede reajuste de pedágio, mas diz que vai apelar


A concessionária Via Bahia acatará a decisão judicial, que impede o reajuste de 9,33% para 12 categorias de veículos. Em nota, a concessionária informou que retornará as tarifas das praças de pedágio da BR-324 (Simões Filho e Amélia Rodrigues) para o valor anterior ao da correção, a partir da zero hora desta quinta-feira (22).

A empresa ressaltou que analisará medidas judiciais cabíveis, pois a correção das tarifas é legítima e necessária para a realização das obras e serviços aos usuários.

O aumento entrou em vigor no dia 14 de dezembro, nas duas praças de pedágio da BR-324, que liga Salvador a Feira, e na BR-116, de Feira até a divisa com Minas Gerais. Na BR-324, o reajuste médio foi de 9,33% enquanto que na BR-116 o aumento foi de 8,97%.

Ação cautelar
A bancada de oposição da Assembleia Legislativa, que reúne os partidos DEM, PSDB, PMDB, PTN, PRP e PR entrou com uma ação cautelar na Justiça Federal solicitando o cancelamento do aumento. Deputados governistas e senadores também acionaram a Justiça contra o aumento.

Falta de investimentos
Em entrevista ao Fala Bahia, Paulo Azi (DEM), um dos deputados que assinaram a ação cautelar, disse que o único investimento maciço que a concessionária Via Bahia fez na BR-324 foi a instalação das praças de pedágio. "Não há uma contrapartida da concessionária para o usuário. Depois que entramos com a ação, o juiz designou um perito que constatou que a rodovia não tem condições de tráfego", pontua o democrata.

"A decisão do juiz suspendendo o aumento da tarifa é uma primeira vitória  nesta luta. Porque a privatização da BR 324 foi mal feita, pois a finalidade principal de passar a rodovia para a administração da iniciativa privada era a construção de uma terceira via, o que ainda não tem data para sair do papel".

Já para o líder do governo na Assembleia, o deputado Zé Neto (PT), a decisão do juiz federal Wagner Mota foi acertada. "A suspensão do reajuste está correta e mostra o empenho de várias lideranças partidárias em torno de um assunto de interesse da população baiana", ressalta o governista.

Zé Neto afirmou ainda que a Via Bahia terá que se ajustar para cumprir o contrato. Em novembro, o petista entregou um documento assinado por 40 deputados governistas e oposicionistas à ANTT, em Brasília, pedindo que a agência revisasse os critérios de liberação de cobrança de pedágios.

A Via Bahia informou que não foi notificada da decisão e por isso os preços com aumento continuam sendo compradas. A concessionária pretende recorrer da decisão assim que for notificada.

Escolas estaduais de toda a Bahia terão produtos da agricultura familiar na merenda

E-mail
Após a primeira compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em 270 escolas públicas estaduais em 2011, com a aquisição de nove produtos de oito cooperativas, mais uma etapa será ampliada. Este ano, serão atendidas mais de 1,4mil escolas de toda a Bahia e, nessa nova etapa, 40 cooperativas vão fornecer mais de 100 produtos para todas essas instituições educacionais.

O assunto foi debatido nesta quinta-feira (19), no auditório da Secretaria de Agricultura, entre o superintendente da agricultura familiar da Seagri, Wilson Dias e representantes da Secretaria de Educação, diretores de escolas estaduais, o MDA, a UNICAFES-BA, a Agendha e as cooperativas.

De acordo com Wilson Dias, aoportunidade da agricultura familiar vender produtos para alimentação escolar permite não só que produtos de qualidade cheguem às escolas, mas, sobretudo, gera riqueza local para os agricultores familiares e as cooperativas. Para ele, a ideia não é simplesmente vender o produto, mas estimular na prática, a partirdo planejamento, da perspectiva real de vendas, da organização da base de produção, de elevação da auto-estima dos agricultores, a criação de reais possibilidadesde cooperativas de agricultura familiar se fortalecerem.

Em 2011, mais de 240 mil alunos da Região Metropolitana de Salvador tiveram no cardápio produtos da agricultura familiar. Foram comprados 170 mil quilos de alimentos ao custo de R$ 1,2 milhões. Os alunos da rede estadual de ensino foram atendidos com a aquisição de farinha de mandioca, feijão, achocolatados em pó, milho de munguzá, fubá de milho,leite em pó, manteiga, mel e flocão de milho, fornecidos pelas cooperativas Copercuc, em Uauá; Copirece, em Irecê; Coofasulba, em Ilhéus; Coafti, em Lapão;Coopaf, em Morro do Chapéu; Copamesf, em Ibotirama; Cocal, em Capela; e Comab,em Baixa Grande.

Lei11.947/2009

A iniciativaatende ao disposto da Lei 11.947, que determina a utilização de no mínimo 30%dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) para a alimentação escolar, através da compra de produtos da agriculturafamiliar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizandoos assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e ascomunidades quilombolas, com um potencial de transferir para os Empreendimentosda  Agricultura Familiar um valor de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões) em aquisição dos seus produtos.

Ascom Seagri

CAPIM GROSSO: CONFUSÃO NO MERCADO DO PRODUTOR

Um grande embate verbal aconteceu na manhã deste sábado, 21, nas dependências do Mercado do Produtor, na Praça José Prado Alves, conhecida também como Praça da Feira Livre.
Tudo teve início logo nas primeiras horas da manhã quando os fiscais da prefeitura chegaram para desapropriar um dos boxes que é utilizado pelos irmãos Evaldo e Evandro Neves Lopes, também conhecidos por "bodeiros”, que não concordaram com a  execução da ordem oriunda do Secretario Municipal de Agricultura, Antônio Martinho, o popular Nego, mediante aviso prévio e assinado por um dos irmãos no dia 19 do mês em curso.
Os irmãos se queixam de abuso de poder por parte dos fiscais da prefeitura, em especial Lourinho Fiscal, que teriam inclusive acionado a Guarda Municipal para intimidar as pessoas que se manifestavam a favor dos marchantes. Eles apresentaram   ao repórter Milton Santos documentos que alegam ser a licença que autorizou a construção dos boxes bem como a autorização para funcionamento expedida no ano de 2009.
Evaldo e Evandro informaram também que já solicitaram
da Prefeitura Municipal o alvará de funcionamento e que o documento foi negado, mesmo eles estando em plena atividade nos boxes. Os irmãos nos contaram que tem absoluta certeza ser essa uma ação de cunho político para persegui-los por eles fazerem parte do grupo de oposição. " Não é justo que as três famílias que dependem desse trabalho sejam prejudicadas por picuinhas políticas”, disse um dos marchantes.
Porém no meio da conversa surgiu uma informação grave que da conta de irregularidades na forma de utilização dos boxes, de  que alguns deles estariam sendo alugados e vendidos, o que é uma ilegalidade cabível de responsabilidade penal conforme o documento assinado pela Secretaria de Agricultura e Setor de Tributos no dia 10 de Novembro de 2011.
Na sequência nossa reportagem foi ouvir o fiscal conhecido por Lourinho, encarregado de fazer cumprir a desapropriação. Ele negou que houvesse perseguição política, disse que não é assim que a gestão trabalha e justificou a ação dizendo que eles (os irmãos marchantes) estavam ocupando o espaço referente a 2 boxes, porém não o utilizando por completo. "Nós temos a necessidade de desapropriar um dos boxes para que possa ser instalada uma balança de pesagem de animais, e este é o único lugar aqui no recinto, não há outro a não ser os corredores, porém seria ilegal se assim fizéssemos”.
O fiscal Lourinho disse que tudo não passa de armação política para chamar a atenção, pois a princípio eles concordaram com a desapropriação e a prova é que eles assinaram o documento datado de 19 deste. "Eles não estavam utilizando os espaços, porém, quando souberam da nossa necessidade de requisitar o espaço, de imediato providenciaram um freezer e  instalaram para não justificar nossa ação”.
Sobre as denúncias de lâmpadas queimadas ele admitiu que realmente as lâmpadas apresentam problemas, porém todas são substituídas. O fiscal  disse desconhecer que houvesse negociação envolvendo os boxes, seja na forma de aluguel ou venda.
Execução da desapropriação e realização da obra de divisão dos boxes.
Os irmãos Evaldo e Evandro informaram que teriam agendado uma reunião com a prefeita Lídia Fontoura para a próxima segunda-feira, 23, no período da tarde, para tentar resolver o impasse, pois eles não querem ficar apenas com um box. Já o fiscal Lourinho disse que não interfere nas decisões da gestão, apenas as cumpre e que também vai aguardar qualquer nova determinação.
Fonte: Sione Santos

Eleições municipais podem engessar agenda do Congresso

Dispostos a dividir os trabalhos no Congresso com as atividades das eleições municipais, deputados e senadores põem em risco a análise de projetos considerados prioritários pelo Planalto. Conforme a Folha mostrou, 127 congressistas, ou 21% do total de deputados e senadores, querem disputar uma prefeitura. Além disso, serão menos de cinco meses para votações polêmicas, já que tradicionalmente em junho é adotado o chamado “recesso branco”, com sessões dedicadas principalmente a discursos e análise de matérias de consenso. O Congresso terá 89 “dias úteis” neste ano, admitindo-se que sejam feitas sessões de terça a quinta toda semana entre fevereiro e o início do recesso de julho e, depois, em novembro e dezembro. Pela mesma conta, foram 134 “dias úteis” no ano passado, mas com apenas 107 dias de votação.  (Folha

Justiça devolve 27 fazendas a Daniel Dantas


Daniel Dantas
A Justiça Federal levantou o sequestro de todo o complexo agropecuário – 27 fazendas e 450 mil cabeças de gado – do banqueiro Daniel Dantas. O patrimônio estava sob regime de arresto desde julho de 2009, no âmbito da Operação Satiagraha – investigação sobre supostos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que a Polícia Federal atribuía ao dono do Opportunity. A Satiagraha foi declarada nula e, por consequência, todas as provas colhidas pela PF, em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomada em maio de 2011. A devolução dos pastos e do rebanho do banqueiro foi ordenada pelo juiz Douglas Camarinha Gonzales, da 6.ª Vara Criminal Federal em São Paulo. “Decisão judicial não se discute, cumpre-se”, assinalou Camarinha, em alusão à ordem do STJ. A decisão de Camarinha foi baixada nos autos do sequestro das fazendas e dos semoventes, espalhados em quatro Estados: 23 no Pará, 2 em Mato Grosso, uma em Minas e uma em São Paulo. A defesa já havia requerido, no início da vigência do arresto, sua revogação. (O EStado de S. Paulo)

Marcos Carneiro se reúne com militantes

Aconteceu na noite desta sexta-feira (20), na residência de Marcos Carneiro, um dos pré-candidatos a prefeito de Capim Grosso, uma reunião com militantes e simpatizantes. De acordo com informações do mesmo, a reunião teve como fim tratar do lançamento interno de sua pré-candidatura.Estiveram presentes pré-candidatos a vereadores, empresários, pastores dentre outros. Marcos avaliou  positivamente  o encontro e acredita que na hora da decisão o seu nome será apontado pelo povo. Na disputa pela prefeitura em 2008, Marcos Carneiro saiu candidato a prefeito, chegando a alcançar pouco mais de 700 votos. Além do resultado negativo nas urnas, Marcos foi ainda bastante criticado e até mesmo acusado de recuar a sua candidatura para favorece a eleição de Itamar Rios, que venceu o pleito para Lydia com mais de 400 votos de vantagem.
Com o mandato em andamento, Itamar renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, João assumiu perdendo o mandato mediante decisão judicial para assumir Lydia que deverá encabeçar a chapa da situação.
A eleição de 2004, vencida por Paulo Ferreira nas urnas, acabou tendo a interferência judicial. Em 2008 Capim Grosso passou pelo mesmo processo e em 2012 quem irá decidir pelo futuro político do município, o eleitor ou a Justiça Eleitoral? Na opinião do ARNALDOSILVAIRADIALISTA.COM que vença o povo, pois é dele o direito de escolher seu governante. Que a Justiça no pleito do ano em curso cumpra apenas com o papel de cuidar do processo. Isso basta para o exercício da cidadania prevalecer em Capim Grosso. Texto e Foto: Arnaldo Silva.  

Edital para concurso das polícias Civil, Militar e Técnica deve sair na próxima semana

Uma fonte ligada ao governo informou que existe uma grande expectativa para que o primeiro edital seja publicado na próxima semana.
Quem está na expectativa dos novos concursos prometidos no mês passado pelo secretário da Segurança do estado, Maurício Barbosa, para as polícias Civil, Militar e Técnica, deve acelerar os estudos.
Uma fonte ligada ao governo informou que existe uma grande expectativa para que o primeiro edital seja publicado na próxima semana.
No entanto, a fonte não quis adiantar o número de vagas e nem a categoria que será contemplada primeiro. Segundo o secretário, a previsão é contratar, de forma escalonada, 5 mil policiais militares e mais mil civis e técnicos até a Copa do Mundo, em 2014. Quem está na expectativa dos novos concursos prometidos no mês passado pelo secretário da Segurança do estado, Maurício Barbosa, para as polícias Civil, Militar e Técnica, deve acelerar os estudos. Uma fonte ligada ao governo informou que existe uma grande expectativa para que o primeiro edital seja publicado na próxima semana. No entanto, a fonte não quis adiantar o número de vagas e nem a categoria que será contemplada primeiro. Segundo o secretário, a previsão é contratar, de forma escalonada, 5 mil policiais militares e mais mil civis e técnicos até a Copa do Mundo, em 2014.
Petrobras: prova serão realizadas neste domingo as provas objetivas para o processo seletivo da Petrobras. São 42 mil inscritos para concorrer às 350 vagas oferecidas em todo o país. Quem ainda não sabe o local onde fará a prova deve acessar o cartão de inscrição, através do site www.cesgranrio.org.br. As informações são do Correio

Petrobras: prova
Serão realizadas neste domingo as provas objetivas para o processo seletivo da Petrobras. São 42 mil inscritos para concorrer às 350 vagas oferecidas em todo o país. Quem ainda não sabe o local onde fará a prova deve acessar o cartão de inscrição, através do site www.cesgranrio.org.br.

Prefeito de Dom Macedo Costa morre em hospital de Salvador

 Vice-prefeito que assume cidade é agora o mais velho prefeito do mundo, diz jornalista.
 O prefeito de Dom Macedo Costa, cidade que fica a 80 km de Salvador, morreu na tarde deste sábado (21) no Hospital Espanhol, na capital baiana, onde estava internado desde o dia 8. Deraldo Barreto Piton, que tinha 66 anos, sofira de cirrose hepática, segundo a esposa Eliete Piton informou à Voz da Bahia.

Deraldo já estava no seu terceiro mandato como prefeito da cidade e já havia sido vereador do município outras duas vezes. Por conta da doença, ele já estava afastado da prefeitura.
O vice-prefeito Edvaldo Oliveira, 94 anos, que assumiu o comando da cidade é atualmente o prefeito mais velho do mundo, segundo o Blog do Noblat. Ele é filiado ao PSD, partido criado pelo prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo.
O enterro do corpo de Deraldo está marcado para a tarde deste domingo (22). Ele deixa esposa e quatro filhos.
 Foto: Reprodução/Da Redação Correio

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ministério das Comunicações investigará se Globo infringiu lei ao veicular cena polêmica, e diz que pode tirar BBB12 do ar


Em nota, o Ministério das Comunicações informou que investigará as imagens veiculadas no domingo, 15, pela Globo durante o programa ao vivo do BBB12. Caso se constate que foi mostrada uma cena de estupro, poderá punir a emissora até com a interrupção da concessão, além de multas e outras sanções. O órgão ainda solicitou à Anatel que investigue o que se veiculou na TV a cabo. Após a polêmica envolvendo Daniel e Monique, a Globo de início negou que tivesse havido abuso sexual, pois a própria moça afirmara no confessionário que a troca de carícias foi consentida. Com a entrada da polícia no caso, a cúpula da emissora decidiu excluir o participante do programa para que ele pudesse se esclarecer formalmente e por julgar que o comportamento dele fora gravemente inadequado.
A Globo entrou em detalhes na polêmica no Jornal Nacional de terça, 17, e no BBB do mesmo dia, com uma matéria de dois minutos sobre as investigações da polícia e com a leitura de uma nota oficial pelo apresentador Pedro Bial.
Leia a íntegra do comunicado do MC:
“Inicialmente, o Ministério das Comunicações vai identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo, emissora outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, fiscalizada pelo ministério, ou apenas nos canais de TV por assinatura, fiscalizados pela Anatel, nos termos da Lei Geral de Telecomunicações – LGT.
Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação. As imagens serão analisadas e, se estiverem em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão e com a manutenção de um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a transmissão de espetáculos, trechos musicais cantados, quadros, anedotas ou palavras contrárias à moral familiar e aos bons costumes, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico (art. 38, alínea “d” do Código Brasileiro de Telecomunicações – Lei n˚ 4.117/62 – c/c art. 28, item 12, alíneas “a” e “b” do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão – Decreto n˚ 52.795/63), será instaurado Processo de Apuração de Infração neste ministério, cujas sanções cabíveis incluem a interrupção dos serviços (Parágrafo único do art. 63 e multa nos termos do art. 62 do mesmo Código).”
Fonte: YAHOO

Capimgrossense irá participar do Concurso Miss Bahia 2012

A jovem Bárbara Rios irá representar o município de Capim Grosso pela primeira vez.
No próximo dia 26 de janeiro (quinta-feira), acontece no Teatro ISBA, em Salvador, mais uma edição do Miss Bahia Oficial. A vencedora desta etapa vai representar o estado no Miss Brasil.
E Capim Grosso também entrará nesta disputa, sendo a escolhida para representá-lo a jovem Bárbara Rios, que em muitos desfiles dos quais participou demonstrou sempre muita intimidade com a passarela, uma grande simpatia e seu sonho de ser modelo.
No último concurso estadual, Capim Grosso foi muito bem representado ficando em terceiro lugar com Adriana Rios, espera-se que o bom desempenho volte a acontecer e que a jovem Bárbara volte desta vez com o primeiro lugar.
Texto: FR Notícias/ Foto: Divulgação

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Gravidez de quadrigêmeos em mulher de 25 anos pode ser uma farsa no interior de SP

A mulher de vestido longo que passou as últimas semanas dando entrevistas e posando para fotos exibindo a barriga que, segundo ela, abriga quatro bebês, pode não estar grávida. Uma reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record, contestou a gravidez de Maria Verônica Santos, 25 anos, de Taubaté (SP). Segundo o obstetra, Wilson Vieira de Souza, o resultado de um exame ultrassom feito por Verônica em 30 de agosto aponta que ela não estaria grávida. "Eu nunca fiz atendimento de pré-natal de gravidez na paciente Maria Verônica", disse o médico ao repórter. "Nesse ultrassom não constava gravidez", afirmou. Ainda segundo o obstetra, se a paciente engravidasse após sua consulta, hoje ela estaria com uma gestação de quatro meses e não 35 semanas, como ela afirmou em entrevistas nas últimas semanas.
Procurada nesta manhã pela reportagem, Maria Verônica não atendeu à ligação. Um homem que se identificou como sendo seu marido informou que ela não falaria com ninguém, que a partir de agora o contato será feito apenas pelo advogado da família. De acordo com ele, a mulher estaria negociando uma contraprova em outro programa de televisão. Questionado se o parto estaria confirmado para depois do dia 20 de janeiro, ele afirmou que o parto ainda não tem data e recusou-se a informar o local da cesárea. "Vocês ficarão sabendo", limitou-se a dizer, desligando o telefone.

Morro do Chapéu é indicado como destino turístico para a Copa do Mundo 2014

O Ministério do Turismo escolheu 184 localidades brasileiras para visitação turística durante a Copa de 2014. Dentre os destinos selecionados 18 são baianos. Os destaques são as ilhas de Boipeba e Morro de São Paulo, que integram o Arquipélago de Tinharé, no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia.
As localidades selecionadas pelo Ministério ficam em um raio de 300 km das cidades-sede da Copa, garantindo dessa forma um maior fluxo turístico nas regiões brasileiras, além de uma maior distribuição de renda e consequentemente geração de empregos.
Segundo o Secretário de Turismo de Cairu, Júlio Oliveira, as indicações de Boipeba e Morro de São Paulo como destinos para a Copa de 2014 representa a presença no plano de mídia mundial dos destinos indutores. Por outro lado, significa mais investimentos em infraestrutura e capacitação. “O que a prefeitura já vem fazendo desde o ano passado”, reforça o secretário.
Morro do Chapéu, Porto Seguro, Itacaré, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Caraíva, Mata de São João, entre outros, estão na lista divulgada pelo Ministério do Turismo. Para incentivar e melhor estruturar os destinos para a época da Copa, a MTur estima investir R$ 70,5 milhões para campanhas e convênios, tendo preferência na destinação do recurso e na promoção oficial as regiões divulgadas na lista. O Instituto Brasileiro de Turismo também vai investir cerca de R$ 139 milhões para o reconhecimento internacional do turismo brasileiro, estruturando-se para receber um dos eventos esportivos mais importantes do mundo.
Cachoeira do Ferro Doido (foto: Enzo Montmezzo)
Gruta da Boa Esperança (foto: Meio Ambiente Utinga)
Fonte: www.morronoticias.com

Brasileiro poderá decidir sobre realização simultânea de eleições a cada 4 anos

Brasileiro poderá decidir sobre realização simultânea de eleições a cada 4 anos
A Câmara Federal analisa uma proposta que convoca plebiscito para saber a opinião dos eleitores brasileiros sobre a realização simultânea das eleições municipais, distritais, estaduais e federais. Segundo o texto (Projeto de Decreto Legislativo 514/11), o eleitorado será chamado a responder “sim” ou “não” à seguinte questão: “Você é a favor da simultaneidade das eleições municipais, distritais, estaduais e federais?”. Para o autor, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), a realização simultânea dos pleitos evitará a interrupção, a cada dois anos, do regular andamento das instituições políticas, além de representar economia para o Tesouro Nacional. A proposta estabelece que o plebiscito seja realizado juntamente com a primeira eleição subsequente à promulgação do decreto legislativo. O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para análise do plenário. Da agência Câmara.

Dilma gasta R$ 13,7 bi sem licitação no 1º ano e bate recorde de Lula

O governo da presidente Dilma Rousseff manteve a tendência do antecessor de priorizar gastos públicos feitos sem licitação, opção criticada pelos órgãos de controle interno e que limita a competição entre fornecedores. Segundo os dados mais recentes do Ministério do Planejamento, as compras e contratações de serviços com dispensa ou inexigibilidade de licitação cresceram 8% em 2011, atingindo R$ 13,7 bilhões na administração federal, autarquias e fundações. A assinatura de contratos com empresas escolhidas sem concorrência nos dez primeiros meses de gestão de Dilma atingiu 47,84% do total, quase metade do orçamento dessas despesas, a maior fatia desde 2006. No último ano de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2010), as compras sem licitação corresponderam a 45,25% do total. Desde o início do segundo mandato de Lula, a dispensa e inexigibilidade de licitação vêm crescendo mais do que outras modalidades de gastos. No primeiro ano do governo Dilma, os gastos feitos sem procedimento licitatório foram 94% maiores do que em 2007. Ao mesmo tempo, o governo de Dilma reduziu o uso de outras modalidades previstas na Lei de Licitações que permitiram maior competição: a tomada de preços e a concorrência, por exemplo. (Estadão)

PONTO NOVO: BANDIDOS TOMAM DE ASSALTO CARRO DO PREFEITO


O  prefeito de Ponto Novo Marcos Silva, teve o veiculo em que estava tomado  de assalto na manhã  de hoje(17), quando se deslocava para Salvador.O assalto teria acontecido em Amélia Rodrigues .O Alcaide estava acompanhado  da sua esposa primeira dama Simone Silva, e  José  Carlos Azevedo(Zé de Adélio) quando bandidos  teria  anuciado o assalto tomado o veiculo uma S10 de placas  JSW1609 ainda de acordo  com informação o veiculo ainda está em poder  da quadrilha.Os  elementos  levaram o Zé de Adélio como refém  depois liberam.


Fonte: espacoaberto.net

Matrículas da rede estadual começam na quarta-feira (18)

Na próxima quarta-feira (18) começa a matrícula das escolas da rede pública estadual para alunos das redes estaduais e municipais do 5º ano (4ª série) ou 9º ano (8ª série), cuja escola não oferece a série ou ano posterior. os estudantes que já são da rede estadual ou aqueles oriundos da rede municipal de Salvador poderão se matricular pela internet Além disso, os alunos poderão ser matriculados em qualquer escola do estado, mesmo que não seja a que irá estudar.
Seja online ou presencialmente, a matrícula deve ser feita das 8h às 20h e não haverá intervalos no atendimento. Segundo a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana de Carvalho, a matrícula online apenas é disponibilizada para alunos da rede municipal de Salvador e aos estudantes da rede estadual que solicitarem transferência de escola. Ou seja, os estudantes da rede de outros municípios baianos e alunos novos devem procurar a escola da rede estadual mais próxima. “Quem está de férias em uma cidade do interior da Bahia, por exemplo, pode fazer sua matrícula para uma escola na capital”, explica a diretora.
Documentos
Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade
- Original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade
- Original e cópia do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio)
- Original e cópia do comprovante de residência
- Código do SETPS (disponível no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, opcional para os estudantes dos cursos de Educação Profissional
Veja o calendário de Matrícula 2012
Alunos da Rede Pública
18 e 19 de janeiro – matrículas de estudantes das redes estaduais e municipais da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte;
20 e 23 de janeiro – transferência por interesse próprio para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
Alunos Novos
24 e 25 de janeiro – matrícula para o Ensino Fundamental;
24 e 25 de janeiro – confirmação do sorteio eletrônico da Educação Profissional;
26 e 27 de janeiro – matrícula para o Ensino Médio.
O calendário pode ser acessado pelo site www.educacao.ba.gov.br. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 285 8000. Fonte: SEC/BA/Quadro: Googl

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Entrevista: Mateus Carvalho, O Marketeiro de Lydia

Mateus Carvalho - Sempre CriativosO Marketeiro da Campanha de Lydia e Sivaldo em 2008 e autor das peças publicitárias da prefeitura de  Capim Grosso na gestão atual se diz decepcionado com a gestão. O motivo da insatisfação de Mateus Carvalho foi ter trabalhado tanto e não receber pelos serviços prestados.
Nome completo: Mateus Carvalho - Natural de Jacobina - Bacahrel em comunicação social com pós graduação em marketing político - Trabalha na empresa Sempre Criativos.
Como nasceu a Sempre Criativos? 
A Sempre Criativos nasceu de uma grande ideia de levar criatividade e inovação para as empresas privadas como também aos gestores públicos. Fazer marketing com objetividade, ser criativo com inteligência e buscar inovar o tempo inteiro com planejamento e organização.
Qual o principal foco de trabalho da Sempre Criativos?
Está chegando mais um ano eleitoral e a campanha começa a todo vapor. O planejamento de campanha começa agora, 1 ano antes da eleição, definição de metas, objetivos e funções de um candidato que queira vencer tem de começar agora, e pensando nisso o foco agora vai ser " EQUIPES VENCEDORAS " para que em 2012 a vitória seja também de um campanha criativa, verdadeira e objetiva, onde "Uma campanha bem planejada é uma campanha mais barata"
Principais trabalhos desenvolvidos pela Sempre Criativos?
Atualmente, trabalhamos com a construção de grandes marcas na mídia local e regional, desenvolvemos outdoors, spot's rádio e grades campanhas publicitárias para empresas como Yamana Gold, Grupo Brandão, Prefeitura de Jacobina, Capim Grosso e Miguel Calmon.
Você se considera um viciado em trabalho?
Como não sofro com isso, não me considero. Para mim, trabalhar é divertido. Trabalho como formiga e vivo como cigarra. Trabalhar como formiga permite que viva como cigarra, agora preciso ser uma formiga eficiente.
Como você enxerga a política de Capim Grosso e os preparativos para mais uma eleição?
Creio que vai ser uma eleição decidida em detalhes, o índice de rejeição de ambos os lados existe, seja pelo retorno a uma cidade depois de fazer a vida fora, ou seja também pela forma de trabalho atual que não satisfaz aos anseios da população. Nossa história política, de maneira geral, não necessitavam de candidatos qualificados, hoje precisamos ouvir que eles entendem no mínimo de políticas públicas. Devido a tudo isso enxergo que a eleição não será fácil mas as estratégias de vencer estão na minha mente e o segredo eu não posso contar.
Transformações do ponto de vista estético são importantes para tornar o candidato mais viável?
No ponto de vista estético, sim. A imagem é fundamental. Quando se fala de imagem e estética, é preciso casar a imagem que você está passando com a imagem que a população já enxerga. O processo de criação do material de campanha tem que ser bem elaborado, vai ser visto por todos os eleitores e agora eles estão mais exigentes.
Qual o grau de influência das pesquisas de opinião para a definição do voto entre os eleitores?
A pesquisa em si não influencia ninguém. O que influencia é a divulgação da pesquisa. A divulgação da pesquisa sempre influenciou uma parcela da população. É uma parcela da população do "bandwagon", que aqui no Brasil nós transformamos em "Maria vai com as outras", "Eu não quero perder meu voto". Nós temos uma parcela da população que é influenciada pela divulgação das pesquisas, mas é apenas uma parcela e não a totalidade.
Por tudo que fez por Capim Grosso no Marketing Político, o que mais te marcou pessoalmente e profissionalmente?
Profissionalmente foi trabalhar tanto, vestir a camisa da gestão , fazer o meu melhor criando todas as logomarcas e trabalhos das secretarias, com máxima criativdade e objetividade e ficar sem receber,trabalhei na campanha e eles sabiam do meu potencial. isso é o que mais me machuca pessoalmente! Não guardo mágoas, acho que Dra Lydia é uma grande médica, Sivaldo um grande vice e futuro prefeito da cidade mas como gestores da atualidade me decepcionaram muito.
Qual o próximo passo do Profissional de Marketing Mateus Carvalho agora ?
Estou chegando de uma viagem a República Dominicana, estudando política e aprendendo como vencer eleições de risco, estou me reciclando e ganhando cada vez mais conhecimento, o futuro a Deus pertence, espero que o das vitórias esteja me esperando.

PV Realizará Encontro Para Lançar Propostas Para 2012

Partido Verde Capim Grosso
O Partido Verde de Capim Grosso realizará o seu primeiro encontro de 2012 na próxima quinta-feira, 12 de janeiro. Na ocasião o partido apresentará sua proposta de trabalho para as eleições de 2012. O PV trabalhará com o lema "CAPIM GROSSO É VERDE"  numa alusão à planta que deu nome para a cidade e na simbologia da esperança num futuro melhor. Junto com PCdoB, PMDB, PP, PTdoB e outros grupos políticos, o PV integra o grupo de oposição que junto com o ex-prefeito Itamar Rios  pretende marchar unido na próxima campanha. O encontro acontecerá no Colégio ACEC a partir das 19:30 do dia 12. (Divulgação PV Capim Grosso)

sábado, 7 de janeiro de 2012

EXCLUSIVO: Contrato com OSCIP Aumentado em Mais de 100%

O contrato que a Prefeitura Municipal de Capim Grosso manteve com a OSCIP CECOSAP em 2011 foi aumentado em mais de 100% para o ano de 2012. Em 2011, a prefeitura contratou a CECOSAP por dispensa de licitação em desacordo com a legislação que exige licitações para este tipo de contrato. O valor contratado pelo operacionalização dos programas Saúde Legal e Comunidade em Ação foi publicado no Diário Oficial do Município em 23 de maio de 2011, a saber:
Termo de Parceria nº 001/2010: Custo do Projeto: R$ 1.385.448,00. Objeto: Operacionalização do Programa "Saúde Legal" em Apoio a Secretaria de Saúde do Município. e Termo de Parceria nº 002/2010: Custo do Projeto: R$ 696.848,00 . Objeto: Operacionalização do Programa "Comunidade em Ação" em Apoio a Secretaria de Assistência Social do Município.
Para o ano de 2012 a prefeitura não quis cometer o mesmo e erro de contratar a CECOSAP por dispensa de licitação. Para tanto, um artifício ainda mais vergonhoso foi utilizado: A prefeitura publicou um edital para a realização de um concurso para a escolha de uma OSCIP para operar tais programas. Todavia, a publicação do aviso do concurso feita no Diário Oficial da União e realizado em 26 de dezembro de 2011, não dizia que tipo de projeto seria contratado. A intenção era certamente direcionar a licitação para o CECOSAP conforme denunciado pelo CapimGrosso.NET em dezembro último.
O Diário Oficial da União do dia 06 de janeiro de 2011 traz a publicação da homologação do novo contrato com a CECOSAP, grande vencedora do concurso.
CENTRO COMUNITÁRIO ALTO PARAÍSO CNPJ Nº01.786.102/0001-47. Os valores do projeto a serem contratados :
Fundo Municipal de Saúde - R$ 2.900.000,00,
Fundo Municipal de Assistência Social - R$ 1.008.528,00.
Dessa forma o contrato com a Assitência Social passou de R$ 696.848,00 para R$1.008.52800. O contrato com a Secretaria de Saúde passou de R$1.385.44800 para R$2.900.000,00
Os Programas Saúde Legal e Comunidade em Ação são os proramas mais caros em execução no município. Ainda assim nenhum dos dois foi mencionado pela prefeita durante a sua prestação de contas à comunidade durante sua participação no Programa Notícias da Contorno do dia 03 de janeiro.
O mistério em torno do concurso de projetos tinha a clara intenção de beneficiar a CECOSAP que já operava os dois programas no município. O aumento dos dois contratos somados em mais de 100%, não corresponde ao aumento de serviços prometido pela prefeita para 2012. Em 2011, a prefeitura pagou a CECOSAP pela contratação de 11 médicos para atuarem no município. Seria interessante que a prefeitura publicasse a lista com os nomes dos médicos contratados, seus locais e horários de trabalho para que a população pudesse avaliar se tal contrato é realmente necessário. Para 2012, o valor aumentado seria suficiente para a contratação de 30 médicos. Será que isso realmente acontecerá? Ou temos oficializado em Diário Oficial a possibilidade de criação do "caixa 2" para a campanha de reeleição de Lydia Fontoura e Sivaldo Carvalho?
Enquanto a prefeitura mantiver tanto segredo em torno da atuação desta OSCIP em Capim Grosso fica mais fácil acreditar na segunda opção.
Fonte.CapimGrossoNET.

O lixão de Capim Grosso cada vez mais em chamas


 
A cada dia que eu me deparo com o lixão de Capim Grosso pergunto: será que um dia a administração municipal conseguirá por fim a essa ferida que a cada dia se prolifera? Por iniciativa própria acredito que ainda vá demorar um bom tempo, por medidas judiciais talvez poderemos contemplar o fim de um mal que destrói o nosso compromisso com o meio ambiente. Na verdade o lixão de Capim Grosso aparece hoje para toda a região como sendo um dos péssimos exemplos administrativos e que atinge de cheio a vida e o seu futuro.
Fogo sendo ateado praticamente diariamente, toneladas de lixo sendo depositadas semanalmente, catadores trabalhando sem nenhuma proteção e orientação, o que resulta em sérios problemas de saúde, tudo isso em busca de um trocado para garantir a vida.
Projetos que sinalizem que as coisas vão mudar em torno do lixão, só a lei que determina que todos os municípios terão que por fim aos lixões até 2014. Jacobina, cidade pólo do Território da Diamantina, já vem cumprindo a determinação e o trabalho de encerramento do lixão já está em andamento. Quanto a Capim Grosso, a cidade que estampa o seu mal para quem transita diariamente em uma das rodovias mais movimentadas da região, está em silêncio, pouco tem feito para cicatrizar a ferida, um dos grandes males da administração ao longo dos 26 anos de emancipação política, na verdade um péssimo exemplo de quem hoje aparece com força para a região pelo comércio que tem, comércio esse que vem colocando Capim Grosso como cidade promissora para toda a região.
Com os investimentos necessários por parte da administração na geração de emprego e renda, infra-estrutura e acima de tudo investimentos expressivos na saúde e educação, é possível sonhar com um pedaço de terra que ofereça mais oportunidade de vida para quem acredita que daqui poderá jorrar o maná da vida. Por enquanto ainda não tivemos a sorte de ganhar do povo um administrador que trabalhe noite e dia pensando nesse desenvolvimento e acima de tudo no bem estar de um povo que investe por acreditar que tudo poderá ser diferente e melhor. Acredito que, quando a mudança que precisamos chegar, aí sim, daremos fim ao lixão, nos tornaremos uma cidade cada vez mais forte economicamente, uma cidade que valorize mais as pessoas, a família, valorize a vida. Por enquanto é só disputa pelo poder. Capim Grosso precisa de um administrador e nada mais.
Texto e Fotos: Arnaldo Silva

SSP abre investigação sobre ameaça de morte a Jaques Wagner e Lídice da Mata

O secretário da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, já determinou a abertura de uma investigação sobre o que seria um plano para matar o governador Jaques Wagner e a senadora Lídice da Mata (PSB), segundo confirmou a assessoria da SSP. O secretário recebeu uma ligação da senadora Lídice na manhã desta sexta-feira (6) informando que recebeu um email com uma ameaça de morte. A mensagem é de um homem que teria descoberto um esquema para matar a parlamentar e o governador Jaques Wagner.
O email, entitulado "denúncia", diz que um ex-policial militar de nome Paulo Teodoro Vicente "está sendo pago" para matar Lídice e Wagner. A mensagem traz o nome do suposto ex-PM, que moraria em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. "Ele é um matador profissional", diz o texto.
Mesmo não acreditando que o email trate de uma ameaça real, a senadora quer que o caso seja investigado para coibir este tipo de mensagem, com o que caracterizou de "brincadeira de mau gosto" em entrevista à emissora Band.
"É uma ameaça vinda por internet e eu não dou maior atenção a isso. As redes sociais muitas vezes são invadidas por pessoas inescrupulosas, que ficam fazendo brincadeira de mau gosto. Em função exatamente disso, de impedir que essa atitude possa virar um cotidiano, nós comunicamos o fato a Secretaria de Segurança e a Polícia Legislativa do Senado Federal”, disse.
A mensagem recebida pela senadora foi encaminhada ao secretário e posteriormente para a Superintendência de Inteligência da SSP e a investigação será aberta. Ainda não há um delegado específico oficialmente designado para o caso, de acordo com a SSP, que já trabalha para rastrear a origem do email.
A Polícia Militar negou em nota que a pessoa citada na denúncia como autor das ameaças tenha feito parte da corporação. "Não se trata de policial militar da PM-BA", diz o texto.
Fonte: Correio da Bahia/Foto: Divulgação: Agência Brasil.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pedras Altas clama por atenção e ações por parte das autoridades

Lixo e destruição do patrimônio são os problemas que mais afligem a comunidade.
Na manhã desta quinta-feira, 5, os repórteres Sione Santos e Joselma Silva estiveram no distrito de Pedras Altas do Mirim acompanhando mais uma mobilização da Associação do Desenvolvimento do Vale do Rio Itapicuru-Mirim (ADEVRUMI), onde o presidente Antônio Oliveira e os demais diretores e associados.
Mas o que nos chamou a atenção mesmo foi a situação de aparente abandono em que se encontra aquela localidade, e os relatos de alguns moradores comprovam as nossas observações. 
Constatamos ruas que não possuem nomenclatura, muitos buracos e bastante entulho pela área urbana, tanto nas ruas como também na Praça Central. Segundo informações colhidas no local a coleta do lixo ainda é feita diariamente e mesmo assim o lixo estava espalhado por tudo quanto é lugar.
Uma das causas dessa depredação, segundo populares, deve-se ao vandalismo praticado contra o bem público e ao desrespeito de alguns moradores que, não demonstrando nenhuma noção de assepsia, ética, moral e bons costumes, acabam corroborando para que a situação seja agravada no trato com o lixo, como jogar  na rua, por exemplo, ou pôr fora depois da passagem do carro de coleta.
Nem mesmo a quadra poliesportiva, inaugurada na gestão do ex-prefeito Itamar no dia 29/03/2010, escapou da ação de desordeiros já que a mesma teve seu portão de entrada destruído. Suspeita-se que elementos, na intenção de fazer uso do local para fins escusos, tenham-no destruído no intuito de facilitar a passagem para a parte interna.
Fonte: Sione Santos

minha posição a respeito da eleições municipais de capim grosso

Estamos no ano eleitoral e é natural que haja uma agitação política no nosso município por conta dos últimos acontecimentos registrados nas últimas eleições. Surgem muitos boatos e até mesmo pesquisas de opinião extra- oficial e outras via net, que no meu pensar não reflete a vontade popular, já que muito eleitor ainda não tem ou gosta de se manifestar via internet. Temos hoje cinco nomes que disputam uma indicação popular para receber o apoio do nosso grupo político(se é que tenho ainda grupo0. Vejo que cada um está preucupado consigo mesmo e não pensa na união que foi acertada e firmada por ambos para disputar a eleição de 2012. Se continuar desse jeito tenho dois caminhos a seguir: Lanço meu candiato independente dos cinco nomes ou me retiro da disputa e deixo eles fazerem a campanha sem o meu apoio, vou ser mero eleitor como qualquer outro. O acordo foi de fazer uma pesquisa entre os cinco, se não for cumprido isso, vou sair fora e ver que destino tomar. Se falam muito na possibilidade de minha esposa ser candidata, até agora não vejo essa possibilidade, mas se continuarem a brigar e não respeitarem o acordo da pesquisa posso lançar minha esposa, minha prima, minha tia ou um amigo qualquer, ou então simplesmente sair desse processo onde vejo que dos cinco não tem nenhum mais inteligente e competente do que outro. Essa é a minha opiniçao. 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Quem é o Pinocchio? Sivaldo, Ivonildo ou Lydia?


Sivaldo, Ivonildo ou Lydia?Fábio Ramos - Há duas semanas o vice-prefeito do município Sivaldo Carvalho e o Secretário de Saúde Ivonildo Dourado foram à Rádio Contorno FM e desafiaram a empresa Tecolt a provar que a prefeitura devia algum valor pela construção da UPA.  Ivonildo disse ser ele quem autoriza os pagamentos e que a única dívida com a Tecolt seria de 30 mil reais pela obra de reforma dos postos de saúde. Segundo o mesmo, o pagamento não foi autorizado por ele porque o serviço foi de má qualidade. O vice-prefeito lançou um desafio para que a empresa provasse a existência de dívidas em relação a construção da UPA. Ontem (03) a prefeita de Capim Grosso, Lydia Fontoura, desmentiu os dois e fez a defesa da Tecolt. A prefeita disse que o município deve 70 mil reais para a Tecolt e que pagará quando a obra da UPA for entregue. Se a prefeita assumiu que deve este valor para empresa é porque os serviços já foram realizados. Se os serviçso foram realizados deve ser feito uma medição por engenheiro da prefeitura e pago o valor pelo serviço concluído. O que ficou claro agora é que, além do 30 mil devidos pela reforma dos postos de saúde e assumidos publicamente por Ivonildo, a prefeita também assumiu dever mais 70 mil totalizando 100 mil reais de dívidas com a Tecolt. Se a prefeita e o secretário de saúde dizem em público que devem como pode o vice-prefeito se vangloriar de que a gestão paga tudo em dias e que não deve um centavo para a Tecolt?
A entevista de Lydia trouxe uma outra revelação importante. Segundo a prefeita a única coisa que falta ser feito no prédio da UPA é a instalação de um transformador por uma empresa terceirizada da Coelba. Se é apenas isso o que falta ser feito, qual é então a parte que a Tecolt precisa fazer para que a obra seja dada como concluída? A prefeita disse que este transformador é de um tipo especial e que precisa ser encomendado e que isso demora. Somente agora atentaram para isso? Seria falta de interesse em concluir logo a obra ou falta de competência para companahr o andamento do projeto? Eu pessoalmetne acredito que sejam os dois.
Quanto mais os gestores tentam explicar a confusão com a obra da UPA mais eles se enrolam. A única coisa evidente é que não há nenhum interesse da prefeita em inaugurar a UPA logo. A mesma disse na rádio que o seu hospital não tem condições de funcionar, pois o dinheiro que recebe do município é muito pouco. Se o que o hospital já recebe é pouco, imaginem se a UPA for ianugurada forçando a redução desse valor. O hospital certamente fecharia as portas.
Está na hora dos gestores da saúde do município pararem de brincar de "Quem é o Pinnocchio"e começarem a tratar deste assunto com mais seriedade. Enquanto as mentiras e atrasos da UPA seguem, pessoas correm risco de vida por um atendimento precário ou pela falta dele no único hospital existente na cidade.
Fonte. Capim grosso NET.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pai e filho são espancados na zona rural de Capim Grosso

Os assaltantes deixaram as vítimas bastante feridas por não terem o que ser roubado.
Pai e filhos passaram horas de terror durante a noite de ontem (29) na comunidade de Água Nova, zona rural de Capim Grosso. Segundo relatos, três elementos armados invadiram sede da Fazenda Mata do Estado por volta das 21 horas de ontem, 29, e renderam os moradores, o Sr Marivaldo Pereira Lima, de 58 anos, e seu filho, Marcio Matos Lima, de 29 anos.
O bando exigiu que os dois entregassem todo o dinheiro que tinham, mas como as vítimas não possuíam dinheiro na residência foram violentamente espancados pelos bandidos, que fugiram do local em seguida. Mesmo bastante ferido, Márcio conseguiu chegar até o 5º pelotão da PM em Capim Grosso onde pediu socorro. Policiais Militares fizeram ronda na localidade, mas não encontraram os bandidos. As vítimas foram socorridas ao hospital de Capim Groso e devido a gravidade dos ferimentos, transferidos para Salvador. A polícia investiga o caso.

Mega-Sena pode pagar R$ 2,5 milhões na quarta

Mega-Sena pode pagar  R$ 2,5 milhões na quarta
O concurso número 1.351 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira (4), deve pagar R$ 2,5 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas. Cinco ganhadores acertaram as seis dezenas da Mega da Virada e cada um receberá R$ 35.523.497,52. Os ganhadores são dos Estados do Ceará, São Paulo, Pará, Minas Gerais e do Distrito Federal. Os números sorteados  foram: 04 - 36 - 29 - 55 - 45 - 03. As apostas do próximo sorteio devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quarta (4). A aposta mínima custa R$ 2.

Entrada no Supersimples começa em janeiro

Começou dia 1º e vai até o dia 31 de janeiro o prazo para a entrada de micro e pequenas empresas no Simples Nacional. Também a partir de janeiro passa a valer o ajuste em 50% das faixas de enquadramento das empresas no sistema, incluindo o teto máximo permitido, instituído pela Lei Complementar 139/11. O limite para a microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e, o da pequena, de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões. O reajuste nos tetos do Simples Nacional alcança diretamente as mais de 5,7 milhões de empresas do sistema, incluindo 1,8 milhão de empreendedores individuais. O número representa 96,6% dos micro e negócios formais do Brasil e 95% de todas as empresas existentes no país. O pedido de entrada no Supersimples é feito no portal do Simples Nacional. Como a entrada ocorre em janeiro de cada ano, quem perder o prazo só poderá entrar em 2013. Os pedidos agendados em novembro ou dezembro e que não tiverem pendências, serão incluídos automaticamente. Somente as empresas em início de atividades podem se registrar no Simples após janeiro. No entanto, elas têm até 30 dias , a partir da obtenção do registro, para fazer o pedido. (Exame)

Capim Grosso recebe mais de 3,5 milhões de reais em Dezembro

Verificando o site do Banco do Brasil na manhã deste domingo (01), que o município de Capim Grosso recebeu no mês de Dezembro, proveniente do Governo Federal mais de 3,5 milhões de reais. Com o término de mais um ano, está na hora da administração municipal reunir a sociedade civil organizada e prestar contas de tudo que foi captado e como foi distribuída toda a receita do município no ano de 2011. Será importante também fazer um balanço de como a atual gestão recebeu o município em Agosto de 2010.
Com 26 anos de Emancipação Política e o País trabalhando para moralizar a sua vida pública, a cidade de Capim Grosso precisa ser transparente e dizer para os seus munícipes como vai de fato a vida do município. Chega de bagunça na vida de uma cidade que merece o respeito e a atenção de quem está á frente da administração.
Prestação de contas já!
Confira as principais receitas:
FPM - FUNDO DE PARTICIPACÃO DOS MUNÍCIPIOS – R$ 1.958.614,37 (Um milhão, novecentos e cinquenta e oito mil, seiscentos e quatorze reais e trinta e sete centavos);
FUS - FUNDO SAUDE – R$ 369.583,34 (Trezentos e sessenta e nove mil quinhentos e oitenta e três reais e trinta e quatro centavos);
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC – R$ 1.052.164,46 (Hum milhão e cinqüenta e dois mil, cento e sessenta e quatro reais e quarenta e seis centavos):
Total de todas as receitas arrecadadas provenientes do Governo Federal em Dezembro de 2011. R$ 3.645.716,79 (Três milhões, seiscentos e quarenta e cinco mil, setecentos e dezesseis reais e setenta e nove centavos).
Confira todos os repasses clicando no link. Ao clicar abrirá a página para o leitor escrever: Capim Grosso, em seguida coloque o período de 01/12/2011 a 31/12/2011 e toda a receita do citado período estará a sua inteira disposição.

Marina Silva vai apoiar candidatos a prefeito de diferentes partidos


Marina Silva
Sem partido desde que rompeu com o PV, a ex-senadora Marina Silva deve emprestar o seu capital político de quase 20 milhões de votos a candidatos de legendas variadas na eleição municipal deste ano. Ainda não estão definidos os palanques em que a terceira colocada na disputa presidencial de 2010 irá subir. Mas nomes do PPS, do PSOL e do próprio PV, que têm participado do Movimento por uma Nova Política liderado pela ex-senadora, são os que possuem mais possibilidades de obter o apoio da ex-verde. Em São Paulo, a terceira colocada na eleição presidencial deve se aliar a Soninha Francine (PPS). No Rio, os deputados estaduais Aspásia Camargo (PV) e Marcelo Freixo (PSOL) disputam o apoio. Em Recife, o secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), se confirmar a candidatura, deve ter Marina em seu palanque. Outro pré-candidato na capital pernambucana, Raul Jungmann (PPS), aproximou-se do Movimento por uma Nova Política nos últimos meses e também tenta atrair a a ex-senadora. Em Belém, a ex-verde deve ficar com o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL). (O Globo)