segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Catadores continuam sem apoio no lixão

Na tarde deste sábado (20) em conversa com o senhor João de Jesus, o popular seu Panca, morador do Bairro Jardim Formosa, obtivemos informações do número de pessoas que trabalham hoje no lixão de Capim Grosso, como catadores. Segundo o citado, em média 25 pessoas vem trabalhando praticamente todos os dias no lixão. Todas essas pessoas trabalham pela necessidade de um pedaço de pão. Enquanto isso quem deveria apresentar projetos que resultem na implantação de uma cooperativa, melhores condições de trabalho para essas pessoas, a construção de um espaço que possa destinar o lixo já separado, facilitando a coleta passa longe da vida dessas pessoas, não demonstra nenhum interesse pela resolução desse problema causado pela falta de planejamento de gestões passadas, quando criaram o lixão em local inadequado.
O que tem mesmo funcionando paralelo a essas iniciativas foi a criação de um espaço que pertence a um dos filhos de Ivo Luciano, ex-vice prefeito de Capim Grosso, local esse que os catadores destinam o que coletam do lixão. O senhor João de Jesus, que mora de favor na casa da sua filha, relatou que ficou mais fácil vender o papelão e outros derivados do lixo, mas a criação de uma cooperativa com maior estrutura que ofereça melhores condições de trabalho, ele não tem conhecimento que venha ser implantado.
Ao deixar o local fiquei a pensar como deve ser o dia-a-dia de um catador, as suas dificuldades, a falta de equipamentos para separar o material e não se ferir, a máscara para conter o mau cheiro de restos de alimentos e outros produtos tóxicos, o sol, a chuva, o cenário que simboliza restos. E pensar que os nossos administradores pregam que estão cuidando do nosso futuro.
A proposta para a criação de uma cooperativa, dentre outros projetos que possam contribuir para a mudança de vida dessas pessoas, seria o ponta-pé inicial para amenizar o sofrimento dessa gente sofrida.
Até quando esse cenário deprimente irá fazer parte do nosso presente? Com a palavra àqueles que dizem cuidar do nosso futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário