quinta-feira, 19 de maio de 2011

Câmara de Vereadores - Resumo da Sessão 17/05/2011

altA sessão da câmara de vereadores desta semana não tratou de assuntos polêmicos ou muito importantes para a cidade. As discussões dos veredores se concentraram em questões pessoais e assuntos que mesmo o leitor ou ouvinte da sessão pela rádio fazendo muito esforço, não seria fácil compreender. O destaque da semana foram as frases de efeito do vereador Jamilton: 1 - "As cadeiras da Avenida ACM já fizeram mais por Capim Grosso que todos os prefeitos que por aqui passaram. 2 -  "A gente quem? Pelo que eu entendo a senhora não faz parte da gestão? Questionando a vereadora Hildete que apresenta-se como membro da gestão de Lydia Fontoura.
Veja os destaques das falas dos vereadores:
Hildete - Com dificuldades de se fazer entender a vereadora segue, semana após semana, dizendo que a gestão está lenta mas está no caminho certo e melhorando. A vereadora disse que as estradas vicinais começaram a ser reparadas.
Manoel Fernandes - Falou da melhora nas relações entre os vereadores.
Jamilton - Como sempre com um discurso forte e bem planejado, o vereador apontou falhas da gestão e questionou um movimento orquestrado contra o funcionamento de seu bar na avenida ACM. Jamilton disse que membros da gestão de Lydia Fontoura tentam atingí-lo com denúncias contra o barulho produzido pelo som de seu bar. Alguns moradores da Avenida ACM enviaram requerimento à Câmara de Vereadores pedindo providências no caso. O vereador mencionou o PDDU para dizer que cabe ao executivo fiscalizar o cumprimento da lei do silêncio por meio da utilização de um medidor de decibéis. À câmara cabe fiscalizar a ação da prefeitura e não agir como se fosse um órgão executivo.  Jamilton disse que o movimento da Avenida ACM é que atrai pessoas para Capim grosso e não a ação da prefeitura. Em relação ao discurso da vereadora Hildete, Jamilton disse que a vereadora é membro do legislativo e não do executivo. A vereadora Hildete se refere à gestão de Lydia Fontoura como se ela própria ocupasse algum cargo na prefeitura.
Vivaldo Moreira - O verador falou de visita que fez a vários órgãos de governo em Salvador para pedir agilidade na implantação de obras e serviços no município.  Vado questionou a lentidão da prefeitura para resolver problemas simples e pediu mais empenho da prefeita na busca de benefícios para a cidade. O vereador falou ainda da constante falta de medicamentos para distribuição gratuíta nos postos de saúde do município.
Pedro Ribeiro - O vereador falou sobre um assassinato ocorrido na comunidade do KM 30 e da lentidão da PM para chegar ao local. Segundo o vereador, o povoado de Caiçara poderá se encontrar na mesma situação que o KM 30. As duas localidades estão dentro de limites municipais contestados. Administrativamente, Caiçara pertence a Capim Grosso. Porém, de acordo com o IBGE, o povoado pertence a Quixabeira. O povoado do KM 30 vive o mesmo dilema entre pertencer a Caén e Ponto Novo. Em aparte, Hildete e Manezão falaram da necessidade de médicos no município e questionaram o porquê de Dr. Pinheiro não ser pago pelo município de Capim Grosso. Segujndo manezão o município está sem cirurgião. [ NOTA: cirurgias são ralizadas no HNSS e compete a este hospital contratar médicos para a função. O município não poderia contratar cirurgião já que não possui hospital municipal]
Ercílio Correia -  O veredor questionou os serviços de saúde de Capim Grosso e mencionou o caso de um paciente que encontrou dificuldades na obtenção de transporte para Salvador. Segundo o Ercílio, os vereadores da situação dizem que a saúde está bem, porém, a população sente falta de muitos serviços. Ercílio disse não entender mais nada a se referir à reclamação contra o bar do vereador Jamilton. Irami Márcio, o popular Mica, foi um dos autores da reclamação contra Jamilton. Irami costumava assianr denúncias juntamente com Jamilton contra a gestão de Ercílio na presidência da Câmara de Vereadores.
Ednon Queiroz - Elogiou o discurso do colega Jamilton e, em seguida, fez uma longa explanação sobre os secretários nomeados por Lydia Fontoura. Em alguns momentos o vereador parecia dar apoio aos secretários e, em outros momentos, parecia pedir à prefeita que nomeasse pessoas mais competentes e que desse maior autonomia aos nomeados. O vereador falou diversas vezes sobre a nomeação de secretários que conheçam o município e o seu povo. Seria uma reclamação contra o secretário de Saúde que não é de Capim Grosso?

Materia capimGrosso net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário