quinta-feira, 26 de maio de 2011

Câmara de Vereadores - Resumo da Sessão 24/05/2011

altA sessão da câmara de vereadores de Capim grosso do dia 24 de maio de 2011, foi mais um exemplo de falta de compromisso e deserviço ao município. Com raríssimas excessões os vereadores trataram de questões pessoais e tentaram desmerecer os professores que apresentaram as denúncias sobre a merenda escolar. Hildete segue sua rotina de engolir oq ue disse nopassado e disse que existe uma lei que proíbe a compra de copos descartáveis mas, será que esta lei existe mesmo? Ercílio disse que Vivaldo não é de confiança. Helga atacou os autores dos blogs que publicaram as denúncias sobre a venda dos copinhos e disse que havia casos mais escandalosos na gestão passada e ninguém denunciou. Onde estava a vereadora então? Não é papel dela investigar e denunciar os abusos? Por que se calou? Etevaldo ataca Manezão pelo uso do carro da câmara. Todos se apresentaram como o mais correto da casa. O momento mais sensato da sessão foi quando o presidente pediu desculpas ao povo pelas besteiras que foram ditas na sessão.
Confira o resumo das falas dos vereadores:
Vivaldo Moreira - Apresentou requerimento para a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo em Capim Grosso. Segundo o vereador o investimento é pequeno para o tamanho dos resultados obtidos em melhoria da segurança pública. Vado mencionou a denúncia do CapimGrosso.NET sobre problemas com a merenda escolar e prometeu se envolver mais na investigação do caso.

Jamilton - Iniciou sua participação pedindo melhorias na iluminação pública para beneficiar alunos que cruzam o anel de contorno para estudar em escolas do centro da cidade. Jamilton disse que a denúncia da venda de copos para a merenda escolar partiu de professores e cabe mais envolvimento da gestora e da câmara no caso. Em seguida  Jamilton falou da contratação do HNSS pela prefeitura que repercutiram na imprensa local e no Bahia Notícias de Samuel Celestino. Devido ao atraso na obra da UPA a prefeitura refez o contrato com o HNSS com validade até o final do ano. De acordo com o vereador, a prefeita atrasa a obra da UPA propositadamente para poder contratar seu hospital por mais tempo. Sobre a polêmica dos copos descartáveis, Jamilton diz que há tanta compra de material desnecessário que não dá pra entender como não há copos para o alunos merendarem. A Secretaria de Saúde compra tanto copo, caneta e papel que faria inveja a muitas secretarias de educação. As compras de alto valor são feitas com empresas de fora de Capim Grosso. A gestão não cumpriu a promessa de investir no comércio local. Jamilton lembrou que os vereadores criticavam a gestão de Itamar por limpar os contornos com o uso de tratores e não de mão-de-obra local. Agora, a gestão atual faz o mesmo e pior e os vereadores se calam. O pagamento pelo aluguel das máquinas começou em janeiro e somente em maio o serviço foi iniciado. "Mesmo sem ter amizade e simpatia pelo ex-gestor estou fazendo a defesa da gestão dele pois a atual está muito pior". Falar que o município está bem, que a saúde está bem, é uma demonstração de cegueira. Por fim, Jamilton cobrou um fim para ausência de promotor e juíz em Capim Grosso. o ato de irresponsabilidade do judiciário traz muito prejuízo à população de Capim Grosso. Há muitos presos que já deveriame estar fora da cadeia, mães que não conseguem obter ajuda com pensão alimentícia, aposentados que aguardam decisões judiciais para obterem seus vencimentos, etc.

Ercílio - Apresentou indicação para que seja adicionada "testeira" no telhado e o nome da escola Tarcília que está sendo reformada. O vereador apresentou também indicação para a limpeza da praça Gabriel Francisco que aguarda decisão da justiça sobre a propriedade do terreno. Sobre a doação do veículo Corsa da Câmara de Vereadores para a prefeitura, de autoria de Manoel Fernandes, dise não entender a falta de compromisso do colega para com o patrimônio público. Há dois meses, a presidência da câmara gastou mais de seis mil reais em manuteção do veículo. Ercílio defendeu seu requerimento para a reforma do prédio da câmara.[O vereador ainda não entendeu que a população reprova o abuso cometido com o dinheiro público em obras desnecessárias nas câmaras de vereadores] Ercílio anunciou voto contra ao requerimento de Manezão e pediu a troca dos dois carros por um mais adequado ao trânsito em estradas rurais. A Câmara paga muitas multas de trânsito pelo uso do Corsa em Feira de Santana e Salvador. Sobre a fala de Jamilton quanto ao uso de dinheiro para compras em empresas e fora do município, Ercílio dise que "dava até para tossir" pois o ex-gestor da câmara fazia o mesmo.

Manoel Fernandes - Manezão iniciou sua fala tocando na falta de coerência nas falas dos vereadores. Para ele, todos
já mudaram de posição e foram criticados por fazerem isso. Acho que deveríamos convencer o eleitor, mudar a mentalidade do nosso povo. Educar as crianças, religião para salvar a nossa cidade. Acho que a política de Capim Grosso não mudará nos próximos 8 ou 12 anos. Nunca elogiei nem critiquei candidatos e o povo votou em mim. Capim Grosso teve dois prefeitos cassados. Por quê? Sobre o requerimento para a doação do corsa: O povo da periferia está sofrendo pois chega na prefeitura e não consegue um transporte digno. A prefeitura não tem veículos para dar apoio ao povo. Será que não vai acontecer em Capim Grosso o que houve em Quixabeira? O povo tirou todos os vereadores de lá, não ficou um da gestão anterior.[Ercílio] Cabe à secretaria de saúde fazer o trabalho social e não aos vereadores. Há vários carros locados para a prefeitura, onde estão, o que fazem?

Hildete - Participei de reunião na escola Edivaldo sobre a situação da merenda escolar. Os copos são vendidos do lado de fora da escola e não pelas merendeiras da escola. Os alunos chutam os copos, pisam neles, jogam no esgoto e por isso se recusam a receber merenda naqueles copos. Uma educadora fez essa barbaridade (referindo-se à denúncia sobre a venda dos copos). A vereadora colocou a culpa do problema nos alunos que destroem o copo. [Vereadora, cabe à escola educar seus alunos para evitar a destruição do patrimônio]Haverá outra reunião para ouvir os professores e saber quem fez essa barbaridade. Isto é um crime. Foi uma coitada quem fez uma coisa dessas. Estou feliz com a administração da prefeita. [ A vereadora parece nao ter apendido muito com todos os anos de serviço na câmara. Sempre na oposição, estar do lado oposto a deixa um pouco confusa. Denunciar falhas na merenda escolar não é barbaridade vereadora, é obrigação de todos, inclusive sua que é paga para isto ]

Helga - Sobre a escola, problemas com escolas públicas há em todo lugar, peço às diretoras que façam uma campanha de conscientização para a preservação do patrimônio público e do material escolar. A venda de copos é errada, deve ser impedida. A secretária de educação reuniu os conselhos e está verificando a situação. Quem trata do assunto são os blogs de pessoas magoadas, por que não jogaram no blog casos de diretores que poderiam resultar em prisão.Os blogs pertencem a pessoas traumatizadas, não vale a pena se perder tempo com comentários que pessoas inválidas fazem em certos blogs. Elogiou o projeto do vereador Vivaldo para  a implantação de câmeras na cidade. Solicito um requerimento em nome dos vereadores para ser enviado à OAB - Subseção de Jacobina, para pedir ugência na vinda de um juíz e um promotor para nossa cidade.

Etevaldo - Sobre a doação do veículo Corsa: Manezão faz um bom trabalho na saúde. Porém não é justo o vereador falar que os carros ficam parados na garagem. Gastei seis mil com conserto do carro e o vereador Manoel já quebrou o parachoque do carro. O carro parece pertencer ao senhor. Manezão viaja com o carro e no dia seguinte não dá satisfação e não devolve o veículo.  O ex-presidnete da casa só faltou passar o carro pro seu nome, porém no dia em que ele lhe negou usar o carro, o senhor ficou contra ele. Quando Ercílio fez o mesmo pedido no passado, o vereador foi contra. agora, mudou de posição. O carro ficará aqui à disposição de todos. Ercílio sempre dá umas tacadas em mim na tribuna, tudo bem, elas são boas para a casa, vamos fazer o processo para a reforma da casa.

Requerimentos de Vivaldo e Ercílio foram aprovados por 6 votos
Requerimento de Manoel Fernandes foi rejeitado por 4 a 3 com desempate do presidente da casa.
Pedro Ribeiro e Ednon Queiroz estavam ausentes.

Explicações Pessoais
Ercílio - Sobre a venda de copos descartáveis, já existem cidades que proibem o uso de sacolas descartáveis. Sobre a doação do Corsa, o ex-presidnete vetou a pedido anterior e agora o senhor vetou também. Vivaldo não merece confiança, pois não sabe o que quer da vida, combina conosco uma coisa e depois muda de idéia.
Vivaldo - Se o carro está guardado e gasta tanto com combustível, tem alguma coisa errada aí. Ercílio inverteu as idéias ao falar que eu não sou de confiança. Que lei é essa que proibe a compra de copos apra a escola?
Manoel Fernandes - Agradece os votos recebidos no projeto e diz que o trabalho que faz é para todos
Jamilton - Ercílio sempre dá palpite emtodos os assuntos que eu trato aqui, acho que oproblema dele é pessoal. O gasto com a reforma do carro foi bem elevada, gastando-se muito com a pintura. Há muita picuinha na câmara não estão sendo debatidos os problemas do município. Vereadora Hildete disse que o que se faz hoje é trabalho da oposição. Quantas vezes disseram isso para a senhora.
Hildete - Repete que está muito satisfeita com a gestão e diz que Jamilton está magoado por não ter sido eleito presidente.

 Fonte:  Capim Grosso Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário